EQUIPE DE ENDEMIAS INICIA APLICAÇÃO DE INSETICIDA EM DOMICÍLIOS PARA COMBATE À DENGUE E CHIKUNGUNYA.

A Secretaria Municipal de Saúde de Martinópole, através dos Agentes de Endemias, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue e da chikungunya. Nesta terça-feira,27, iniciou o controle químico intradomiciliar para eliminação do mosquito na fase adulta, no qual o inseticida é aplicado nos compartimentos das casas. O trabalho começou pela Avenida Capitão Brito.

As borrifações serão realizadas dentro das casas dos moradores da cidade. De acordo com Aristides Moreira, Supervisor os Agentes de Endemias, será muito importante a colaboração da população, uma vez que as pessoas precisarão sair do domicílio por pelo menos 25 minutos.

O Supervisor ressalta que a técnica de borrifação intradomicilar precisa de alguns cuidados especiais, como cobrir e/ou tampar os alimentos e armazená-los em lugar seguro, retirar animais de dentro das residências e apagar qualquer fonte de calor, como vela e fogão, pois o inseticida é inflamável.

“Deve ser dada atenção especial para evitar a exposição de pessoas e animais ao inseticida. Por isso a necessidade da saída temporária destes, durante e após aplicação por um período mínimo de 25 minutos, e que todos os ambientes do domicílio estejam fechados para efetiva ação do inseticida. Tudo será feito com muito cuidado, segurança e com o consentimento do responsável pelo domicílio”, frisa Aristides.

De acordo com Aristide Moreira, a secretaria está atuando energicamente no combate ao mosquito, na capacitação dos servidores e em ações de alerta para a população. “Dentro destas ações estão as intensificações, aliadas à atuação diária dos agentes de controle de endemias, que realizam visitas domiciliares, em regime de bloqueio de transmissão viral, eliminando todas as formas imaturas do mosquito (ovos, larvas e pupas)”, diz.