MARTINÓPOLE IMPLANTA SISAN

Martinopole Implanta Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN

O prefeito municipal de Martinópole sancionou lei de n° 472/2018, de 15 de março de 2018 que dispõe sobre a política de Segurança Alimentar e Nutricional. O Próximo passo seria a implantação do CAISAN – Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional que foi definida nessa última terça feira, dia 22 de maio de 2018 em reunião. Na ocasião estiveram presentes o Secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Eledilson Pessoa, a Secretaria de Educação, Maria de Jesus Martins, que irão compor o Câmara Intersetorial, além das presenças do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Manoel Ferreira Barros, do Coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Leite, Wellington Sampaio das Chagas, do Coordenador de Planejamento e Gestão do SUAS, José Dyhowenes Monte da Silva, e da Sra. Iracema Moura, representante do Célula de Segurança Alimentar do Governo do Estado do Ceará. Na oportunidade os participantes debateram sobre a implantação do CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional que será implantado em breve em reunião ampliada com a sociedade civil. 
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Eledilson Pessoa, que também é presidente da Câmara Intersetorial, afirmou que, com a instalação da CAISAN, o município dá "um grande salto" para intensificar as discussões sobre a segurança alimentar e nutricional no município. “Com essa instância, a partir de agora, vamos debater e avançar nas questões relacionadas às políticas de incentivo ao pequeno agricultor rural e ao desperdício de alimentos; e também na qualidade alimentar da população”, disse o secretário.
O SISAN é um sistema público, instituído pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, de gestão intersetorial e participativa, que possibilita a articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
A Política de SAN estimula a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promove o acompanhamento, o monitoramento e avaliação da segurança alimentar e nutricional do país.