CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 01/11/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARTINÓPOLE REALIZA III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAPE 2022 - CONAE 2023 COM O TEMA: "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2024 - 2034): PARA GARANTIA DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO HUMANO, COM JUSTIÇA SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL SUSTENTÁVEL"
#Educação 10/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SEGURANÇA NO TRÂNSITO É TEMA EM PALESTRA REALIZADA PELO DETRAN-CE NA ESCOLA CHICO MUNDOCA

Foi realizado nessa quarta-feira (09), na Escola Chico Mundoca, uma palestra educativa com o tema "Segurança no trânsito", por meio da parceria entre o Detran-Ce e a Secretaria da Educação do município.

Conscientizar sobre os cuidados no trânsito é sempre um tema relevante em nossa sociedade. Por isso, a importância dessa palestra para nossos jovens estudantes, professores, núcleo gestor e demais funcionários da Escola.

Reduzir os acidentes no trânsito é uma tarefa que requer a atenção de todos, governo e sociedade. Pra isso, é importante estar atento e conhecer direitos e deveres se você é motorista, passageiro ou pedestre a fim de termos um trânsito cada vez mais seguro.

#Educação 01/08/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA AS AULAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO DE VOLTA, MARCANDO O INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2023

Hoje é dia de voltar as salas de aula! Já estávamos com tanta saudade desses momentos, não é mesmo?!

As aulas nas Escolas municipais de Martinópole retornaram nesta terça-feira (01), marcando o início do segundo semestre do ano letivo de 2023.

Gostaríamos de desejar uma ótima jornada para todos os alunos e alunas, educadores e gestão educacional. Que seja repleto de novos conhecimentos e novas habilidades até o fim deste ciclo.

#Educação 23/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROGRAMA APOIO AO SABER

A Secretaria da Educação divulgou o resultado final da chamada Pública para bolsistas do Programa Apoio ao Saber, nessa sexta-feira (23). A lista pode ser conferida arrastando para o lado.

Os candidatos selecionados farão parte do Banco de Bolsistas e poderão ser convocados para desenvolvimento e execução das atividades, conforme necessidades.

O Programa tem como objetivo o apoio pedagógico aos alunos com dificuldade de aprendizagem, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na etapa inicial da Alfabetização, e dos alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem, garantindo a equidade no ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, por meio de um conjunto de ações definidas e organizadas pelo Programa.

#Educação 13/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA ABRE SELEÇÃO PÚBLICA PARA GESTORES ESCOLARES

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria da Educação, abre seleção pública para gestores escolares. O período para inscrições vai de 13 a 16 de junho.

As inscrições devem ser realizadas no Auditório da Secretaria da Educação e Cultura, das 08h às 12h e de 13h às 16h.

#PrefeituradeMartinópole

#Educação 06/06/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARTINÓPOLE É MAIS UMA VEZ DESTAQUE COM MEDALHA DE OURO EM PREMIAÇÃO DA OBMEP

Com alegria anunciamos que Martinópole é destaque mais uma vez em premiação da Olímpiada Brasileira de Matemática Aplicada (OBMEP). O estudante da Escola Chico Mundoca, Ruan Rodrigues Carneiro, foi premiado com medalha de ouro na 16ª - 17ª edição da OBMEP, em cerimônia realizada nessa segunda (05), em Florianópolis (SC).

Ruan Rodrigues está entre 83 cearenses que foram premiados com medalha de ouro, em evento que reuniu mais de mil estudantes de todo o Brasil. A celebração foi a maior realizada, pois reuniu os medalhistas das duas últimas edições, 16ª e 17ª.

Vale lembrar que com essa medalha, a Escola Chico Mundoca já conta com 2 medalhas de ouro e 2 medalhas de prata. Que feito, incrível, né?

Parabenizamos à Escola Chico Mundoca e à sua gestão na pessoa da Diretora, Patrícia Gomes, ao jovem Ruan pela conquista e, claro, à todos os professores que contribuíram para tornar tudo isso possível. É um orgulho para todos os martinopolenses!

#Educação 26/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CONDUTORES DE VEÍCULOS ESCOLARES RECEBEM FORMAÇÃO DO DETRAN

A Secretaria de Educação, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), realizou uma palestra para os condutores de veículos escolares do município, nessa quinta-feira (25).

A capacitação destes profissionais é de suma importância, pois habilita o condutor a atuar com responsabilidade e ética no dia a dia, com o cuidado necessário para com nossos alunos da rede pública municipal, estadual e do ensino superior.

#Educação 26/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SELEÇÃO PÚBLICA DE GESTORES ESCOLARES EM MARTINÓPOLE

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria da Educação, abre seleção pública para gestores escolares. O período de inscrições vai de 29 de maio a 02 de junho.

As inscrições devem ser realizadas no Auditório da Secretaria da Educação e Cultura, das 08h às 12h e de 13h às 16h.A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria da Educação, abre seleção pública para gestores escolares. O período de inscrições vai de 29 de maio a 02 de junho.

As inscrições devem ser realizadas no Auditório da Secretaria da Educação e Cultura, das 08h às 12h e de 13h às 16h.

#Educação 03/05/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA DE MARTINÓPOLE REALIZA CURSO DE CONDUTORES DE VEÍCULOS ESCOLARES COM MOTORISTAS DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Martinópole, por meio do DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito, está realizando um Curso Capacitório de Condutores de Veículos Escolares com motoristas do município da sede e zona rural.

O curso está sendo realizado pelo professor Hernani, onde teve início nesta terça (02) e irá se estender até sábado (06).

O período de capacitação é de suma importância para habilitar o condutor profissional para atuar com responsabilidade e ética com os nosso alunos martinopolenses.

#Educação 03/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE COM TEMA "IMUNIZAÇÃO E SITUAÇÃO VACINAL", SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA SEMANA DE PALESTRAS NAS ESCOLAS

Foi realizado, por meio da Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação, a Semana da Saúde nas escolas com o tema "Imunização e situação vacinal".

As palestras foram ministradas pela psicóloga, Dra. Jéssica, pela fisioterapeuta, Dra. Ana Carla e pela nutricionista, Dayane Fontenele, que trataram da importância da vacinação bem como de cuidados com a saúde das crianças e adolescentes.

Além disso, foram verificadas as cadernetas de vacinação das crianças, para que fossem orientadas a tomarem as vacinas atrasadas para ampliar a proteção. Os profissionais orientam que as vacinas são fundamentais para prevenir doenças, e por isso, é importante estar atento ao calendário de vacinação.

#Educação 25/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA PREMIA GESTORES, DOCENTES E DISCENTES DESTAQUES DO ANO 2022

Nesta sexta-feira, 24, aconteceu a Cerimônia de entrega de premiação de gestores, professores e alunos que foram destaques no ano de 2022, realizado no Centro Cultural Esportivo Dário Campos Feijó. Evento também marca lançamento do livro "História política de Martinópole: velha angica terra promissora".

Com o tema "Brilho como uma estrela por isso sou nota 10", o evento reconheceu o excelente trabalho de 20 gestores escolares e 30 professores, além de 20 estudantes que também foram reconhecidos por sua atuação estudantil.

A Cerimônia foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, e busca a valorização da educação incentivando o desempenho de gestores e professores.

#Educação 23/03/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA GINCANA CVOM DIVERSAS APRESENTAÇÕES TEMÁTICAS, DANÇAS E DESFILE DE MISS E MISTER 2023 DA ESCOLA PADRE JOSÉ ROBERTO

A Escola Padre José Roberto, em parceria com a Secretaria da Educação de Martinópole, realizou uma Gincana nesta quarta-feira (22), com diversas apresentações temáticas, danças e desfile de miss e mister 2023. Foi uma noite repleta de diversão. Confere aí imagens.

#Educação 28/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARTINÓPOLE CELEBRA CONVÊNIO COM A FACULDADE LUCIANO FEIJÃO

Na manhã de hoje (28), nosso município recebeu a visita da equipe administrativa da Faculdade Luciano Feijão, que após ser agraciada com o curso de Medicina, celebrou o convênio com a rede pública de saúde de Martinópole, para a realização de estágios no próprio município, que se estenderão a outros cursos já existentes na universidade tais como Direito, Engenharia Civíl, e Psicologia.

Na oportunidade também foi apresentado a todos o Hospital Imaculadada Conceição, que se tornou uma referência regional desde sua reativação. Estiveram presentes o prefeito municipal Betão Sousa, o líder político James Bel e sua esposa Raphaele, os representantes da FLF, professora Isabel de Aguiar Pontes (Diretora-Geral), Joaquim Euclides Feijão Neto (Diretor Administrativo), professor George Harrilson Silva Aragão (Secretário-Geral) e Maciel Gonçalves Silva (Técnico em Informática), o vereador Ney Monte, e os secretários municipais.

#Educação 08/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ENTREGA DE KITS TECNOLÓGICOS DO PROGRAMA PACTO PELA APRENDIZAGEM

A prefeitura de Martinópole, por meio da secretaria municipal de educação, recebeu na manhã de hoje (08), 25 kits tecnológicos do programa PACTO PELA APRENDIZAGEM, contendo unidades de impressoras, roteadores, webcans e tripés de mesa.

Estiveram presentes na entrega: O prefeito Betão Souza, o secretário de Educação Charles Roberto, gerente municipal do programa MAIS PAIC Cristiane Cabral, Maria Vanda Orientadora da CECOM e a coordenadora da 4ªCREDE Elvira Veras

Foram contempladas as escolas:

-José Telésforo

-Cel. Chico Cruz

-Chico da hora

-Chico Mundoca

-Dr. Oliveira

-Esmerino Arruda Filho

-Profº João Ricardo

-Rosa Brito

-Padre José Roberto

-Pe Emílio Serafim

-Marina Ximenes

-Iná Arruda

-João Fernandes Dias

#Educação 02/02/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ENTREGA DO NOVO FARDAMENTO ESCOLAR
#Educação 30/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA ASSINA TERMO DE COMPROMISSO DO TRANSPORTE ESCOLAR

Na manhã de hoje (30), o prefeito Betão Sousa, acompanhado do secretário de Educação Charles Roberto, estiveram presentes na 4ª CREDE, para reafirmar a parceria de sempre, entre o município e o órgão estadual.

Na ocasião foi realizada a assinatura do termo de compromisso do transporte escolar, juntamente com a coordenadora da 4º CREDE Elvira Veras. A nossa educação segue sendo uma das maiores prioridades da gestão Juntos para reconstruir e avançar!

#Educação 24/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ABERTURA DA JORNADA PEDAGÓGICA 2023

A Secretaria de Educação promoveu, na manhã de hoje (24), o primeiro encontro da Jornada Pedagógica 2023, com gestores e professores de toda a rede pública de ensino, para a elaboração do plano pedagógico anual e das metas a serem alcançadas no decorrer dos próximos meses.

A ação foi realizada no Centro Cultural, com o tema "Trilhando novos desafios com ênfase na qualidade e equidade da Educação", ministrada pela palestrante e pedagoga Nélia Helcias. No encontro, que contou com a presença do prefeito Betão, foi ressaltada a importância do espaço para a construção coletiva do trabalho pedagógico para o ano de 2023.

#Educação 13/01/2023 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA EDITAL RETIFICADO DO PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA A EDUCAÇÃO

A Prefeitura retifica o Edital de Processo Seletivo Público Simplificado para composição de banco de recursos humanos para contratação temporária na área da Educação. Além das vagas ofertadas no anexo único, houve a necessidade de incluir 10 vagas para cuidadora de alunos com TEA.

Dessa forma, as vagas a serem preenchidas são para os cargos de Professor da Educação lnfantil, Professor Básico l, Professor Básico ll, Nutricionista e Cuidadora de alunos com TEA. As inscrições serão realizadas dia 16 de janeiro, na Secretaria de Educação, das 08h às 12h e 14h às 18h, obedecendo aos pré-requisitos exigidos no edital.

Confira o edital completo no link disponível abaixo:

#Educação 22/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZA CERIMÔNIA DE FORMATURA DO ABC

A Secretaria de Educação e Cultura realizou, na noite de ontem (21), o evento de formatura do ABC com as crianças do infantil V, no Centro Cultural. Participaram da cerimônia os centros de educação infantil Luiza Gomes, Joaquim Ferreira e Cecílio Porfírio e as escolas Dr. Oliveira, João Fernandes Dias, Esmerino Arruda, Iná Arruda, José Telésforo, Vicente Arruda, Chico da Hora, Rosa Brito e Coronel Chico Cruz.

O evento contou ainda com a participação do prefeito Betão, da primeira dama, Cristiane, do vice-prefeito, Filipe Félix, do secretário de educação, Charles Roberto, do líder político James Bel, acompanhado de sua esposa, Raphaele Barros, os vereadores Nilson Júnior, João Sampaio, Ney Monte, Roberto Moreira e Lucas da Paz, dos servidores das escolas e da Secretaria de Educação.

Parabenizamos as escolas envolvidas e a Secretaria de Educação como um todo, que com seus esforços realizaram o momento que será um marco na vida de todas as crianças.

#Educação 25/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SEMANA DO BEBÊ NAS ESCOLAS
#Educação 03/11/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA INAUGURAÇÃO DO CEI ODILON MARTINS SILVA

Na manhã de hoje (03), o prefeito Betão inaugurou o Centro de Educação Infantil Odilon Matins Silva. Localicado no bairro Jubina, é mais uma obra que beneficiará as famílias martinopolenses, em especial os nossos pequenos que desfrutarão de um espaço adequado e lúdico.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária da proteção social, justiça, cidadania, mulheres e direitos humanos, Onélia Santana, o secretário executivo de proteção social da SPS, Paulo Rogério, o vice-prefeito, Filipe Felix, a primeira-dama, Cristiane, o secretário municipal de educação, Charles Roberto, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dóris Carvalho, o secretário de Administração, Fábio Cunha, os vereadores Ney Monte, Subtenente Frota e Roberto Moreira, a equipe da secretaria de educação, servidores do município e a população em geral.

#Educação 26/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA PARTICIPA DE SOLENIDADE EM COMEMORAÇÃO AO RESULTADO DO IDEB

O prefeito Betão Souza, juntamente com o secretário da Educação, Charles Roberto, participou, na manhã de hoje (26), do evento que debate e comemora o último resultado do SAEB e IDEB.

O Seminário de Apropriação dos Resultados do SAEB e IDEB 2021, que aconteceu em Fortaleza, na sede do Centro de Eventos do Ceará, reuniu Prefeitos e Secretários da Educação, gerentes do PAIC, diretores das Escolas Estaduais e, contou também com a participação da governadora Izolda Cela.

Protagonizando como destaque nacional, a governadora ressaltou a importância da comemoração para o Ceará, uma vez que o Estado conta com 87 das 100 melhores escolas de Ensino Fundamental do Brasil.

#Educação 26/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARTINOPOLENSE RECEBE MEDALHA DE OURO NA OBMEP 2022

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Educação e Cultura, informa que o aluno da Escola Chico Mundoca, Ruan Rodrigues Carneiro que conquistou 1 medalha de ouro na OBMEP 2022, recebeu a sua medalha na tarde de hoje (26), no Plenário 13 de Maio em Fortaleza. Vale ressaltar que, entre todos os municípios do Ceará, apenas 14 tiveram um aluno com medalha de ouro e Martinópole está no meio.

O evento de solenidade promovido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), contou com a presença do presidente da ALECE Evandro Leitão, coordenadora da Escola Chico Mundoca Sulamita, a coordenadora da secretaria de educação de martinópole Francisca Ximenes e dos demais representantes dos 14 municípios do Ceará.

A Prefeitura de Martinópole reconhece e congratula os jovens, as famílias e a Educação do nosso município. Nos orgulhamos do esforço e dedicação de nossos alunos martinopolenses e de seus excepcionais professores. Parabéns a todos!

#Educação 23/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

O município de Martinópole, por meio da Secretaria de Educação vem a público esclarecer o fato ocorrido com o ônibus universitário na data de ontem, 22 de agosto, deixando claro que todos os veículos do transporte municipal passam por constante manutenção, principalmente os ônibus universitários que fazem a rota Martinópole/Sobral.

Informamos ainda que a empresa responsável pela manutenção do veículo será notificada e deverá prestar esclarecimento sobre as possíveis causas do ocorrido. Mas, estamos diante de uma situação imprevisível, que infelizmente podemos nos deparar a qualquer momento.

Lamentamos a forma que determinado fato vem sendo abordado em rede social, com cunho maldoso, quando o momento é apenas de agradecimento a Deus por não ter acontecido nenhum dano com nossos estudantes universitários.

Diante disso, destaco e tranquilizo todos que precisam do transporte e deixamos claro que NINGUÉM saíra prejudicado pela falta do mesmo e continuaremos dando o suporte necessário diariamente, desde o início da nossa gestão.

Por fim, contamos com a compreensão de todos e nos colocamos sempre ao dispor para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

#Educação 02/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ÔNIBUS UNIVERSITÁRIO DE CARA NOVA

A Prefeitura Municipal de Martinópole comunica aos estudantes universitários martinopolenses a volta às aulas com o ônibus universitário de cara nova.

A Secretaria de Educação deseja aos universitários um bom retorno às aulas!

#Educação 21/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARTINÓPOLE PRESENTE NA CELEBRAÇÃO DE 15 ANOS DO PROGRAMA PAIC

Nesta terça-feira (21), no Centro de Eventos no município de Fortaleza, representantes da Secretaria de Educação de Martinópole participaram da celebração dos 15 anos do Programa Mais Paic - Aprendizagem na Idade Certa. O evento de solenidade promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), contou com a presença da governadora Izolda Cela, da secretária da educação Eliana Estrela, o deputado estadual Sérgio Aguiar, o prefeito do município de Martinópole Betão Souza, assim como os prefeitos dos demais 183 municípios do Ceará.

A iniciativa é um marco no regime de colaboração de maneira significativa para a melhoria dos resultados da educação pública, servindo de referência a outros estados. Durante a celebração, foi anunciado novas medidas em prol dos objetivos do programa para novos resultados.

#Educação 21/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO APLICA O SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL (SPAEM)

A Secretaria de Educação está aplicando entre os dias 14 e 23 deste mês, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Municipal (SPAEM), nas escolas do município.

O SPAEM promove, através da avaliação anual, uma análise de desempenho dos alunos da rede pública Municipal de ensino de Martinópole em seus níveis escolares do ensino fundamental, com o intuito de reconhecer as melhores práticas pedagógicas através do prêmio concedido aos melhores discentes, docentes e núcleos gestores.

#Educação 05/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA INÍCIO DAS ATIVIDADES DO NOVO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CEI

Na manhã de ontem (04), a Prefeitura deu início às atividades no novo Centro de Educação Infantil (CEI) Odilon Martins, o momento foi marcado pela animação das crianças e funcionários com o novo equipamento do município. O Centro fica localizado no bairro Jubina, e sua infraestrutura é composta por 2 salas de aula, cada uma com capacidade para 25 alunos, refeitório, parquinho externo e sala de coordenação.

A Secretaria de Educação e Cultura presenciou o momento e ressaltou a importância do dispositivo para a localidade e para o desenvolvimento da primeira infância. O CEI é um projeto do Governo do Ceará em parceria com os municípios, e é entregue através do Programa Mais Infância.

#Educação 04/04/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA BIBLIOTECA MUNICIPAL NA SEMANA DO MUNICÍPIO

Em alusão aos 65 anos de emancipação política do nosso município, a Biblioteca Municipal de Martinópole organizou dois eventos para crianças e adolescentes, a Contação de Histórias - "Ler é uma festa!" e o Cinebiblio.

Guloseimas, aprendizado e diversão marcaram esses momentos de descontração em nossa Biblioteca Pública.

#Educação 31/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA ENTREGA KITS ESCOLARES NA SEMANA DO MUNICÍPIO

A entrega dos primeiros kits escolares iniciaram quarta-feira (24/01), pela manhã no CEI Joaquim Ferreira e pela tarde na escola Marina Ximenes.

A Secretaria de Educação preparou uma bolsa repleta de itens para os alunos da rede municipal, de acordo com a modalidade de ensino, incluindo: cadernos, lápis, caneta, borracha, apontador, régua, lápis de cor, massa de modelar, tabuada, caderno de caligrafia, caderno de desenho e tesoura sem ponta.

#Educação 07/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA RECEBE KITS DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS DIDÁTICOS EM CERIMÔNIA DO PACTO PELA APRENDIZAGEM

Nesta segunda (07), o prefeito Betão, o secretário de Educação Charles Roberto e o secretário de Finanças Airton Jr estiveram na cerimônia do Pacto pela Aprendizagem, realizada em Fortaleza, para entrega dos kits de equipamentos e materiais didáticos que estão sendo ofertados aos municípios através do programa.

Com iniciativa do Governo do Estado do Ceará, o pacto consiste em investimentos importantes que visam reforçar o trabalho e indicadores, no intuito de reverter os prejuízos na aprendizagem dos estudantes, ocasionado pela período pandêmico.

#Educação 25/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SE REÚNE COM ESTUDANTES PARA DEBATER E SOLUCIONAR DEMANDAS DO TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

Ontem (24), a Secretaria Municipal de Educação realizou uma reunião com os estudantes universitários com objetivo de entender as dificuldades, debater e solucionar demandas do transporte, que é disponibilizado pela Prefeitura.

O encontro, que aconteceu às 14h30 no Centro do Idoso, contou com a presença do secretário de Educação Charles Roberto e da técnica dos transportes Carla Valéria, além dos universitários que se disponibilizaram em comparecer e contribuir com ideias e reivindicações para um melhor desempenho do benefício

#Educação 17/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA ESCLARECE SOBRE A ROTA DO TRANSPORTE ESCOLAR

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria Municipal de Educação, vem a público esclarecer sobre a rota do Transporte Escolar para os alunos(as) da localidade do Barrocão e adjacências.

Nesta semana foi divulgado nas redes sociais que o município se negou a levar alunos dessa localidade para a escola, de forma distorcida e difamatória. Contudo, o relato se nega a mostrar que o município está cumprindo com seu papel corretamente. No ato da matrícula todos os pais e responsáveis que residem no Barrocão foram informados que os alunos do ensino infantil estudariam na Escola Chico da Hora, localizada no Jardim. De acordo com o processo licitatório, realizado em julho de 2021, o município é responsável pela rota do transporte dessas crianças de casa até a Escola definida e o compromisso está sendo realizado com total rigor. Atualmente, é disponibilizado uma topic que transporta no total oito crianças.

Ao contrário do anunciado, o denunciante não mencionou que descumpriu as orientações da secretaria de Educação e matriculou a criança em outra Escola que fica do lado oposto da rota do transporte, impossibilitando o cumprimento do papel do município.

Importante frisar que toda administração pública deve cumprir com sua função de forma correta e coerente com a população e órgãos públicos. No restante, continuaremos mantendo nossa transparência e diálogo construtivo com os martinopolenses, sempre pensando no bem-estar de todos, sem exceção e privilégios.

#SecretariaDeEducação

#PrefeituraDeMartinópole

#Educação 01/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS

Nesta segunda-feira (31), os estudantes martinopolenses da rede municipal de ensino retornaram às aulas do ano letivo 2022 de forma 100% presencial, respeitando os protocolos sanitários.

Gostaríamos de desejar uma ótima jornada para todos os alunos(as), educadores e gestão educacional. Bom início de aulas para todos e todas.

#Educação 28/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FAÇA SEU CADASTRO PARA O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO

A Secretaria de Educação informa que está ocorrendo o cadastro para utilização do ônibus destinado aos universitários e alunos das escolas profissionalizantes, que retornará nesta segunda-feira (31/01). Quem ainda não realizou sua inscrição é só acessar o link abaixo ou procurar a Secretaria para maiores informações.

#Educação 28/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA JORNADA PEDAGÓGICA 2022

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta semana, entre os dias 24 a 27 de janeiro, a jornada pedagógica 2022, com o tema: "Os desafios e as possibilidades de um novo recomeço para a Educação".

Na abertura estiveram presentes o prefeito Betão Souza, o secretário de Educação Charles Roberto, a psicóloga Grace Almada, entre vários gestores e professores que participaram deste momento de capacitação, orientação e aprendizado. Um encontro de suma importância para preparar o calendário letivo com foco no aumento dos índices educacionais, traçando objetivos, e, no decorrer do ano, trabalhando para alcançá-los.

Em 2022 seguiremos com nosso compromisso com a Educação dos martinopolenses, ressignificando e aprimorando nossas práticas para o bem-estar de estudantes e educadores.

#Educação 28/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA O RETORNO ÀS AULAS EM 2022 SERÁ NA MODALIDADE PRESENCIAL

A Secretaria de Educação e Cultura informa que segunda-feira, 31 de janeiro, toda a rede municipal de ensino retorna às aulas presenciais, com segurança e respeitando todos os protocolos sanitários.

Estudantes e acompanhantes, não esqueça da sua máscara facial.

#Educação 27/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MARTINÓPOLE É DESTAQUE NA OBMEP 2021

Os estudantes da rede municipal de Martinópole fizeram bonito na 16° Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Com grande alegria a Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Educação e Cultura, informa que nossos alunos conquistaram 1 medalha de ouro, 2 medalhas de prata e 9 menções honrosas da OBMEP 2021. Que notícia maravilhosa, né? E vale ressaltar que, entre todos os municípios do Ceará, apenas 14 tiveram um aluno com medalha de ouro e Martinópole está no meio.

É um prazer reconhecê-los, congratular esses jovens com um horizonte à nossa frente, as famílias e a Educação do município. Nos orgulhamos do esforço e dedicação de nossos alunos martinopolenses e de seus excepcionais professores, em especial aos professores André Martins, Felipe de França, Laerte Dourado, Manoel Frota Neto, Marcigleicy Gomes, Maria Elza Soares, Luiz Pereira Frota e Robério Gerry de Lima. Parabéns a todos!

#Educação 20/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA NOVO CEI RECEBE EQUIPAMENTOS

A Prefeitura de Martinópole, em parceria com o Governo do Estado, recebeu nesta quinta-feira (20/01) diversos móveis e equipamentos para o CEI - Centro de Educação Infantil.

O prefeito Betão, ao lado dos secretários e coordenadoras, recebeu com alegria os novos equipamentos. A nova creche, que logo será inaugurada, contará com móveis novos e completos.

#Educação 20/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITO ASSINA TERMO DE RESPONSABILIDADE E PLANO DE AÇÕES DO TRANSPORTE ESCOLAR

Na segunda-feira (17), o prefeito Betão esteve reunido com a coordenadora da CREDE-4, Elvira Veras, e com a Orientadora da Célula de Cooperação, Vanda Santos, para assinatura do Termo de Responsabilidade e Plano de Ações do Transporte Escolar.

Sempre com responsabilidade em investir na Educação, o prefeito garantiu assegurar transporte escolar para todos os alunos martinopolenses matriculados na Rede Pública Estadual para o ano letivo de 2022.

#Educação 03/01/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA MATRÍCULAS ABERTAS

As matrículas para o ano letivo de 2022 das Escolas Municipais de Martinópole abriram nesta segunda-feira, dia 03, e podem ser feitas até o dia 07 de janeiro.

O horário para comparecer às Escolas: 08h às 11h e 14h às 17h.

Para realizar a matrícula são necessárias as seguintes xerox:

Do aluno - certidão de nascimento, caderneta de vacinação e cartão do SUS;

Do responsável - RG, CPF e comprovante de residência ou cartão do Bolsa Família;

OBS.: As matrículas serão feitas somente nas Escolas que correspondem ao ano/série que a criança ou o adolescente irá cursar.

#Educação 02/12/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PARTICIPAÇÃO DE MARTINÓPOLE DO SAEB 2021 COM ÊXITO

A Secretaria de Educação de Martinópole celebra a participação dos alunos no SAEB 2021, um importante diagnóstico no cenário da Educação, que detecta através das questões de sua avaliação fatores que possam interferir no desempenho do estudante, a fim de desenvolver melhores políticas educacionais.

Parabéns aos alunos do 5º e do 9º ano que realizaram a avaliação, participando 100% e 99,51%, respectivamente. E parabéns a todos os professores(as) e diretores(as) pela dedicação na nossa educação e empenho na aplicação do SAEB2021.

#Educação 18/11/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CONAPE 2021 - CONAE 2022

Nesta quarta-feira (17), foi realizada a II Conferência de Educação de Martinópole, a Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE 2021, em conjunto com segmentos da comunidade para discutir, a partir dos documentos preliminares do Fórum Estadual de Educação, o tema "Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira".

O objetivo do evento foi analisar e discutir o contexto educacional em nosso município sob as reais necessidades dos alunos, professores e ambiente escolar, além dos subsídios financeiros do Governo Federal e Estadual para melhorar as condições de ensino.

No evento também foi realizado a etapa preparatória da Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022, onde foram discutidos seus eixos principais para a construção das metas do Plano Nacional de Educação - PNE 2024-2034.

#Educação 30/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA HOMENAGEM AOS SECRETÁRIOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Nesta data, 30 de setembro, comemora-se o Dia do Secretário Escolar. Profissional que exerce um papel fundamental nas atividades administrativas e funcionamento do ambiente escolar. A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, presta homenagem para todos os Secretários das escolas do município:

Saudações

Hoje queremos saudar de um modo muito especial nossos colegas de trabalho que tão bem exercem uma função nobre e de sublime importância no setor educacional:

O Secretário Escolar

Este profissional da educação que é deveras imprescindível para a gestão administrativa, democrática e pedagógica da escola. Responsável por todos os registros pedagógicos de notas, frequências, planos de aula bem como os históricos escolares consolidados dos alunos. Pois, o pleno funcionamento da secretaria escolar está ligado diretamente ao perfil, à habilidade e à competência desse profissional que responde por ela.

Neste dia, mais que justo não somente parabenizá-los pela sua atuação, mas sobretudo, dizer que é o momento de registrarmos aqui a valorização que esse profissional merece, ponto que também estendemos aos demais atores envolvidos no âmbito educacional. Ressaltar que temos sim uma causa pela qual temos lutado há muito tempo e cujo objetivo alcançaremos se não nesse, mas ano que vem. Nesse intuito, convidamos a todos os Secretários Escolares para nos mobilizarmos, nos unirmos em vista de uma melhor ascensão valorativa e de qualificação profissional. Portanto, vamos caminhar juntos e vencemos esse desafio.

Por tão hábil labor, sentimos e sabemos que cada Instituição de nosso Município poderia e, posteriormente, poderá progredir melhor se tiver a graça de receber a atuação desse profissional, pois, seja nos corredores, na sala do diretor, na sala do coordenador, acolhendo quem adentrar em busca de uma informação, de um documento: é no coração da Escola que o Secretário vai estar.

A você, Secretário Escolar, aos Auxiliares de Secretaria e demais Servidores que atuam neste setor distribuídos nas Instituições Escolares e em outras repartições públicas de nosso Município, em nome do Conselho Municipal de Educação,

Nossos cumprimentos, nosso respeito e nossa imensa gratidão por tão esmero trabalho.

Parabéns, hoje e sempre. E que a benção de Deus permaneça sobre nós.

VALMIR F. RODRIGUES

Presidente do CME

Confira abaixo o documento:

#Educação 27/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CEI'S DO MUNICÍPIO RETORNAM AULAS PRESENCIAIS

As aulas presenciais nos Centros de Educação Infantil de Martinópole retornaram nesta segunda-feira (27), seguindo os protocolos sanitários da Secretaria de Saúde municipal. O secretário de Educação Charles e sua equipe visitaram os CEI's para acompanhar de perto a volta das crianças para a sala de aula, que está acontecendo de forma híbrida.

As escolas Cecílio Porfírio Gomes, Joaquim Ferreira de Souza e Luiza Gomes de Brito já estão preparadas para receber nossos alunos, com uma equipe de professores orientados para garantir o retorno seguro, ainda que de forma gradativa e híbrida.

#Educação 24/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA ANUNCIA VOLTA ÀS AULAS

A Secretaria de Educação de Martinópole informa que as atividades presenciais escolares do ensino infantil 4 e 5, irão retornar na próxima segunda-feira (27/09), seguindo modelo híbrido de ensino.

Os Centros de Educação Infantil (CEI) Cecílio Porfírio Gomes, Joaquim Ferreira de Souza e Luiza Gomes de Brito irão retornar nesse primeiro momento alternando entre o ensino presencial e o ensino à distância.

Os protocolos de segurança serão acompanhados pela Comissão de Educação, destacada para garantir o retorno às aulas com todo o cuidado necessário e da forma mais segura.

#Educação 23/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESCOLAS RECEBEM VISITA TÉCNICA DO COMITÊ MUNICIPAL PARA RETORNO ÀS AULAS

A Secretaria de Educação de Martinópole se prepara para o retorno das aulas presenciais, após período intenso de planejamento. As escolas Cecílio Porfírio Gomes e Joaquim Ferreira de Sousa receberam visita técnica do Comitê Municipal de retorno às aulas e, segundo a Secretaria de Educação, estão aptas para retornar com segurança.

A Secretaria de Educação do município criou uma Comissão para acompanhar o retorno e aplicar os protocolos elaborados pela Secretaria de Saúde como verificar se ventilação está adequada, implantação de pias na entrada dos prédios, distanciamento entre as cadeiras, mesas e sinalizações, e o uso de máscaras e álcool em gel 70%.

#Educação 23/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA REALIZA VISITA TÉCNICA EM PRÉDIOS E ESCOLAS NO MUNICÍPIO

Prefeito Betão Souza realizou na última segunda-feira (20), acompanhado do Secretário de Educação do município, Charles, do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Zé Paulino e do engenheiro de obras, Gabriel, visita técnica em escolas e prédios da educação com intuito de fiscalizar as reformas para o retorno das aulas presenciais.

Com o avanço da vacinação, as escolas do município se preparam para voltar suas atividades presencialmente, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Saúde do município e do Estado.

#Educação 16/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA EDUCAÇÃO RECEBE VISITA TÉCNICA DA CREDE 4

A Secretaria de Educação de Martinópole recebeu na tarde desta quarta-feira (15) a visita técnica da Crede 04, através da Célula de Cooperação com os Munícipios - CECOM.

A reunião teve como objetivo traçar metas e debater o tema "Perspectivas e Expectativas de Aprendizagem: Estudo das avaliações diagnósticas".

Este encontro faz parte do plano de visita itinerante traçado pela CREDE 4 para todos os municípios pertencentes à região, sendo decorado como uma evidente parceria de sucesso de regime colaborativo entre o Governo do Estado.

#Educação 02/09/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ESTUDANTE CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM OLIMPÍADA OBMEP

O estudante Rennan Rodrigues, 14 anos, aluno do 7º ano da E.E.F. Chico Mundoca e residente do bairro Ascomar, em Martinópole, conquistou a medalha de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2019. Rennan já possui um ótimo histórico, carregando a honra de ter obtido bronze em 2018.

A solenidade para premiação foi realizada hoje (02), no Theatro São João, em Sobral. O estudante esteve na companhia da diretora Patrícia Gomes e do professor Felipe Moura representando o município. Na ocasião, também foi celebrado a conquista de uma medalha de bronze para o aluno Elenilson Emanuel Avelino e para a professora premiada Marcigleicy Gomes, ambos do E.E.F. Pe. José Roberto.

A Prefeitura de Martinópole parabeniza a todos por esta vitória tão importante nas Olimpíadas, que estimula o estudo da matemática e identifica talentos na área. Desejamos sucesso! E que esta conquista sirva de incentivo a vários outros estudantes martinopolenses.

#Educação 26/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA LEI DO PACTO PELA APRENDIZAGEM DO ESTADO DO CEARÁ É SANCIONADA

Na manhã desta quinta-feira, 26/08, o Prefeito Betão, acompanhado do Secretário de Educação do município, Charles Gomes, da Coordenadora da 4ª CREDE, Elvira Veras e demais prefeitos da região, participaram do evento na Coordenadoria Regional de Educação (4ª CREDE) em Camocim, que sancionou a Lei do Pacto pela Aprendizagem no Estado do Ceará.

A cerimônia realizada de forma virtual conduzida pelo Governador Camilo Santana, contou com a participação da Vice-governadora Izolda Cela, do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Evandro Leitão, da Secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela, do Presidente da APRECE, Prefeito Júnior Castro, da Presidente da UNDIME e da Secretária Luiza Aurélia.

A Lei que institui o Pacto pela Aprendizagem trata-se de uma política pública, do Governo do Estado em parceria com os municípios, que institui a realização de uma série de ações estratégicas para a recuperação do aprendizado dos estudantes do ensino fundamental, garantindo equipamentos, materiais de apoio aos professores e plataformas de ensino.

#Educação 25/08/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O oitavo mês do ano é um tanto significativo para a educação. Datas importantes que atentam para a necessidade de valorizar o ensino são comemoradas em agosto.

O Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado neste 25 de agosto em todo o país. Uma data importante e que suscita o debate sobre o acesso ao ensino na primeira infância.

"As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança".

#Educação 30/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA EEM PREF. DÁRIO CAMPOS FEIJÓ TERÁ MODELO DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL

O município de Martinópole contará com uma escola de ensino médio de tempo integral (EEMTI), a partir de agosto deste ano. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (30/06), que pretende ampliar essa modalidade de ensino em todo o Estado.

A escola de Ensino Médio Prefeito Dário Campos Feijó fará parte do plano de ensino, passando a compor o modelo integral. A oferta do ensino integral começa a partir da 1ª série do Ensino Médio e a expansão ocorre gradualmente para as próximas séries. Cada escola oferta uma jornada de sete a nove horas, garantindo até três refeições diárias. O currículo é composto por disciplinas da base comum a todos e disciplinas escolhidas pelos alunos.

Segundo a titular da Seduc, Eliana Estrela, o tempo maior dentro da escola tem sido fundamental para fortalecer o vínculo entre alunos e professores, além de ampliar as oportunidades de aprendizagem. "Eles passam o dia todo e, nesse dia todo, eles desenvolvem as competências cognitivas e socioemocionais também, que é um importante fator para a nossa juventude. Nós estamos trabalhando isso desde a primeira infância. Na escola de tempo integral, é bem mais forte. Os alunos têm a oportunidade de escolher, também, seu projeto de vida, com uma eletiva ou duas, que são disciplinas que eles escolhem entre empreendedorismo, informática, dança, música e línguas. Ou seja, aquilo que ele acha que realmente acha que desenvolve suas habilidades".

O modelo de EEMTIs faz parte de uma política iniciada pelo Governo do Ceará em 2016, por meio da Seduc, que implantou tempo integral em 26 escolas estaduais de ensino regular. Nos últimos anos, a iniciativa se consolidou como uma estratégia para garantir educação de qualidade e para todos, com foco no protagonismo estudantil. Em 2021, já são 107 municípios com EEMTIs, beneficiando mais de 57 mil alunos.

#Educação 21/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação entrega mais de 2 mil kits de alimentação para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta segunda-feira (21), a entrega do Kit Alimentação Escolar para os alunos das escolas municipais, assegurando um importante complemento alimentar aos estudantes neste período de pandemia.

Foram montados 2250 kits que serão distribuídos hoje e amanhã. Cada kit é composto por alimentos perecíveis, como: arroz, feijão, macarrão, açúcar, biscoito cream crack, leite em pó, tempero líquido, peito de frango filé, farinha de milho.

O Prefeito Betão e a Secretária de Educação, Fransciane, acompanharam a distribuição. Ambos ressaltaram que essa ação veio para reforçar mais uma vez o compromisso do poder público com a população diante do momento de enfrentamento contra o coronavírus.

#Educação 18/06/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação distribuirá nas escolas cesta básica para alunos a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os alunos martinopolenses receberão uma merenda escolar digna e de qualidade. Na manhã de hoje (18), a equipe da Secretaria de Educação, esteve organizando os itens das cestas que serão distribuídas nas escolas do município.

#Educação 04/05/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA A Secretaria de Educação realiza solenidade para iniciar as atividades do PADIN

A Secretaria de Educação realizou, na última sexta-feira (30), uma solenidade para iniciar as atividades do PADIN - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - em nosso município. O prefeito Betão participou do momento e incentivou as 8 agentes que irão realizar visitas domiciliares remotas para o acompanhamento e orientação dos pais e/ou cuidadores, onde atenderão 80 famílias para promover o fortalecimento da política voltada à Primeira Infância em Martinópole. Na ocasião, foram entregues kits para o aprendizado e desenvolvimento das atividades realizadas pelas agentes.

O programa tem como finalidade formar competências familiares necessárias para garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural, a linguagem, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades de comunicação e os conhecimentos gerais na primeira infância. O PADIN faz parte de um dos eixos do Programa Mais Infância Ceará que consiste em três pilares: Tempo de Brincar, Tempo de Crescer e Tempo de Aprender.

www.martinopole.ce.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 12:27:06