CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 22/03/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE LIMPEZA CONTRA A DENGUE EM AÇÃO ALUSIVA AOS 67 ANOS DE MARTINÓPOLE

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria da Saúde, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, do Setor de Limpeza Urbana, e em parceria com os Agentes Jovens Ambientais (AJA'S), está realizando um mutirão de limpeza no bairro Jubina durante toda a manhã e tarde desta sexta-feira (22).

O mutirão de limpeza tem como objetivo combater a dengue na localidade, levando informação, orientando e educando a população sobre a necessidade de prevenir a proliferação dos mosquitos.

Uma ação de consciência ambiental e responsabilidade social com uma Martinópole mais limpa!

#67anosdeemancipaçãopolítica

#prefeituramartinopole

#MeioAmbiente 21/03/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE 300 MUDAS COMEÇARAM A SER PLANTADAS EM AÇÃO ALUSIVA AOS 67 ANOS DE MARTINÓPOLE

A Prefeitura de Martinópole, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) e com os Agentes Jovens Ambientais (AJA), iniciou na tarde dessa quinta-feira (21), a Plantação de Mudas, em ação alusiva aos 67 anos de aniversário do município.

A atividade foi iniciada em diversos pontos da cidade e serão concluídas no decorrer do mês de Março adentrando o mês de Abril, com a plantação de 300 mudas. Além de deixar o município mais bonito, mais verde, o processo de arborização apresenta benefícios ecológicos, como melhoria do clima, além de proteger a flora e a fauna.

#67anosdeemancipaçãopolítica

#PrefeituradeMartinopole

#MeioAmbiente 28/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE AGENTES JOVENS AMBIENTAIS RECEBEM NOVOS FARDAMENTOS E MATERIAIS DE AUXÍLIO PARA AS ATIVIDADES DO PRÓXIMO PERÍODO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizou nessa terça-feira (27), a entrega de fardamentos e materiais de auxílio para os Agente Jovens Ambientais (AJA) do município. O evento contou com a presença do Coordenador da região, João Evangelista, que compartilhou conhecimentos e informações com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos AJAs para as atividades a serem executadas.

O programa AJA é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e da Prefeitura de Martinópole, que visa fomentar a participação dos jovens em projetos sustentáveis. Por meio da inclusão social e ambiental, o programa busca desenvolver as competências e habilidades dos jovens, proporcionando oportunidades para a geração de renda e promovendo o protagonismo juvenil.

O AJA busca criar um impacto positivo tanto nas comunidades quanto no ecossistema local, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

#PrefeituradeMartinópole

#MeioAmbiente 14/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEDERMA REALIZA PEIXAMENTO DOS AÇUDES DA SEDE E ZONA RURAL DE MARTINÓPOLE

Pelo 3° ano consecutivo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiênte (SEDERMA) realizou na manhã de ontem (13), o peixamento dos reservatórios de água da sede e zona rural de Martinópole.

Uma parceria com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Executiva de Pesca, garantiu a distribuição de 80 mil alevinos de tilápia nos açudes de nosso município.

Executada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a ação visa a reposição dos estoques pesqueiros dos açudes públicos do Estado, com o aproveitamento das águas represadas nos açudes, aumentando a produção pesqueira extrativista, gerando alimento de alto valor nutritivo, além de possibilitar a geração de renda e oportunidades de trabalho, para todos que dependem da pesca.

Para o Secretário Aldemir Martins, a execução do Programa em nosso município fortalecerá diretamente a cadeia pesqueira e garantirá uma maior segurança alimentar a quem dela depende.

AÇUDES: SEDE, LAGOA ANGICA, GUAXININ, BARROCÃO, BARRAGEM PAULINO FEIJO, BARRAGEM BOM PRINCIPIO, JAGUARAPI, CAVAS, CONTENTE E ALTO ALEGRE.

#MeioAmbiente 13/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE COZINHA SOLIDÁRIA DO PROGRAMA CEARÁ SEM FOME ATENDERÁ 100 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DO MUNICÍPIO CADASTROS COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, 14
#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEDERMA EM PARCERIA COM O BANCO DO NORDESTE REALIZAM REUNIÃO COM OBJETIVO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PRODETER

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Martinópole (SEDERMA) e em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, através da Superintendência Estadual do Ceará e Célula de Desenvolvimento Territorial, realizou nesta sexta-feira (10), uma reunião de implementação do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) no município na Cadeia Produtiva de Extração e Uso da Palha de Carnaúba.

A reunião foi um importante passo para a implementação do PRODETER, um instrumento que tem o objetivo de promover o planejamento, implementação e autogestão do processo de desenvolvimento sustentável dos territórios e o fortalecimento da economia local.

#PrefeituradeMartinópole

#MeioAmbiente 17/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE TÉCNICOS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PARTICIPAM DE ATIVIDADE DE CAMPO COM O OBJETIVO DE APRIMORAR A CULTURA DE CAJÚ NO MUNICÍPIO
#MeioAmbiente 31/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA E SENAR/CE REALIZAM CURSO GRATUITO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATOR AGRÍCULA

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou, entre os dias 24 e 28 de julho, o Curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Para o secretário da SEDERMA, Aldemir Martins, estratégias como essa podem garantir mais eficácia e produtividade no campo e ainda contribui para diminuir o êxodo rural.

A mecanização agrícola já é uma realidade em nosso município e uma tendência na agricultura familiar. São diversas as atividades agrícolas que podem ser executadas com maior eficiência e facilidade por meio da utilização de máquinas e ferramentas específicas voltadas exclusivamente para propriedades rurais. Além disso, o incentivo à capacitação dos produtores ajuda a impulsionar a agricultura local.

#MeioAmbiente 21/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REÚNE FAMÍLIAS BENEFICIADAS COM A 2º ETAPA DO PROGRAMA DE CISTERNAS

Na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou, no Centro Cultural, uma reunião com famílias beneficiadas com programa de Cisternas.

As famílias das comunidades de Boa Vista, Alto Alegre, Jaburu, Xixá, Lagoa Curral, Ilhas, Morro Alto e Jaguarapi serão beneficiadas com a construção da 2º etapa do programa que tem o objetivo de garantir o acesso à água para consumo e produção de alimentos.

A reunião contou com a presença de famílias beneficiadas, do secretário de Desenvolvimento Rural, Aldemir Martins, do secretário de Administração, Fábio Cunha, de técnicos da CACTUS, empresa responsável pela construção das cisternas.

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REALIZA CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Martinópole (SEDERMA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE) e o SINRURAL de Moraújo promove nesta semana (05/06 a 09/06) o curso de inseminação em bovinos.

O objetivo do treinamento de inseminação artificial é capacitar o produtor rural no uso de técnicas adequadas na prática de inseminação artificial na bovinocultura. Além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade.

Para o Secretário Aldemir Martins, a ação visa um melhoramento da produção em Martinópole, fortalecendo assim a agricultura em nosso município.

#MeioAmbiente 19/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REUNIÃO DISCUTE IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), realizou (18/04) reunião de alinhamento com objetivo de debater a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O SIM será responsável por garantir a qualidade de alimentos de origem animal e vegetal produzidos pelos agricultores e demais produtores do município, por meio de equipe de saúde técnica qualificada.

Esteviram presentes o secretário da SEDERMA, Aldemir Barros, a secretária da Saúde, Christiele Braga, o secretário da Educação, Charles Roberto, o prefeito, Betão Souza, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores, Adavilton, o secretário da Administração, Fábio Cunha, os médicos veterinários, Dr Romero e Dra Rebeca, o vereador Ney Monte e demais representantes da sociedade.

#MeioAmbiente 03/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ENCERRAMENTO DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

Na tarde da última sexta-feira (31/03) a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) realizou o encerramento da Festa Anual das Árvores 2023 e como forma de valorização dos trabalhos audiovisuais produzidos durante a semana, fez a entrega da premiação dos vencedores do Concurso "A Árvore do Meu Lugar".

Os vencedores foram agraciados com uma premiação em dinheiro e foram acolhidos pelo secretário da pasta Aldemir Martins, com o apoio da Prefeitura Municipal de Martinópole.

A festa Anual das Árvores foi instituída em 1965 e passou a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

#MeioAmbiente 30/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MARTINÓPOLE ASSINA CONVÊNIO DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Na tarde de ontem (29), a Prefeitura Municipal de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), realizou o lançamento do Projeto Eco Juá.

O projeto visa a coleta de óleo usado nas cozinhas que serão encaminhados para reciclagem para fabricação de sabão. O dinheiro arrecadado será revertido em projetos sociais através da associação comunitária.

Estiveram presente na solenidade o prefeito municipal, Betão Souza, o secretário da SEDERMA, Aldemir Martins, o presidente da Câmara, Nilson Junior, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adavilton Santos, o presidente da Associação de Moradores de Boa Vista, Cleuso Diniz, o representante da Secretaria de Ação Social, Alanchelton , o representante do Consorcio de Residuos Sólidos da Região Litoral Norte, Afonso, os Agentes Jovens Ambientais e a Escola Padre José Roberto.

#MeioAmbiente 19/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - COMDEMA

Na tarde de hoje (14), a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município realizou, a 1° reunião de nivelamento e criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Comdema.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Betão, os secretários de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Administração, Aldemir e Fábio, os vereadores João Sampaio e Ney Monte, a Procuradoria Geral do município representada por Larissa Linhares e Jorge Romão, o líder político James Bel, o gerente da Ematerce de Granja e o coordenador do núcleo regional, Maurício e Dr. Marcos, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adavilton e os Agentes Jovens Ambientais (AJA's).

Umas das grandes etapas da reunião é o momento de planejamento participativo e diálogo entre diversos membros da comunidade presentes, sobre a defesa do meio ambiente. A partir das propostas elaboradas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural montará um Conselho Municipal do Meio Ambiente, sempre pensando na melhoria de vida da população martinopolense.

#MeioAmbiente 10/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PEDALADA ECOLÓGICA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Na tarde desta sexta (10), ocorreu a pedalada ecológica, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para o encerramento das ações da Semana do Meio Ambiente.

O momento chamou a atenção dos martinopolenses para atitudes que ajudam o meio ambiente, como usar a bicicleta para locomoção que promove tanto a saúde física como a ambiental. A atividade contou com a participação da população, servidore(a)s e secretário(a)s.

#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE BLITZ E PLANTIO DE ÁRVORES NA ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na manhã desta quarta-feira (08), a abertura da Semana do Meio Ambiente na escola Chico Mundoca para conscientizar os alunos sobre a importância e o cuidado com a natureza.

Na Blitz foram plantadas árvores no entorno da escola e conduzida uma conversa sobre a importância do plantio. A ação também contou com a participação dos AJA's, além dos professores e servidores da escola.

#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PALESTRA EDUCATIVA SOBRE MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na tarde desta quarta-feira (08), uma palestra educativa com o tema: "Preservar nascentes hoje para garantir água potável de amanhã!" na escola Padre José Roberto, para informar e conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

Na ocasião estavam palestrando o Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Senador Sá, Jailson Monteiro e o representante do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Martinópole, Eudes Tabosa. A ação também contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural, Aldemir Barros, dos AJA's, além dos professores e servidores da escola.

#MeioAmbiente 18/05/2022 GABINETE DO PREFEITO TROCA DE PONTOS DA ECO DA GENTE

A Prefeitura de Martinópole, em parceria com a Eco da Gente, realizou na manhã de ontem (18), as entregas de troca de pontos para os ecomoradores e ecoempresas do município.

A entrega foi realizada pela coordenadora e agente ambiental da Eco da Gente de Martinópole, Erbenia Gonçalves.

#MeioAmbiente 26/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE AGENTES JOVENS AMBIENTAIS EM AÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, no decorrer desta semana, acompanhou os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) nas atividades de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e mutirão de limpeza pelas ruas da cidade.

A equipe concentrou o trabalho comunitário de limpeza nas praças da Matriz e Nossa Senhora do Livramento, logo após percorreram as principais ruas conversando com a população e distribuindo panfletos educativos. Além da conscientização no espaço urbano, os AJAs também foram até a escola Marina Ximenes para incentivar a preservação ambiental.

Os Planos de Ação na Comunidade (PAC) que são executados pelos agentes devem ser contínuos. A ideia pensada pelos AJAs juntamente com a Secretaria de Desen. Rural é iniciar um trabalho de arborização, limpeza e preservação dos logradouros municipais.

A Prefeitura apoia as ações de preservação e incentiva os AJAs com seu trabalho pela natureza. Cuidar do meio ambiente é preservar o nosso futuro!

#MeioAmbiente 08/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEMINÁRIO DE NIVELAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DO SELO MUNICÍPIO VERDE

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na manhã de hoje (08), o Seminário de Nivelamento para implementação das ações do Selo Município Verde. O encontro reuniu os servidores da secretaria para o planejamento das próximas ações que serão desenvolvidas a fim de que o município conquiste o selo.

O Programa Selo Município Verde contribui para a implementação das políticas públicas ambientais em nível local, bem como para a internalização das questões ambientais em Programas, Planos, Projetos e Ações que visem o desenvolvimento cultural, social, econômico, político e ecológico dos municípios cearense.

#MeioAmbiente 22/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

Ontem (21), a Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou a Festa Anual das Árvores 2022 - Celebrando as espécies nativas do Ceará. A cerimônia teve início com plantio de mudas em frente ao Centro Cultural e na praça Nossa Senhora do Livramento, na parte da manhã.

O encerramento ocorreu no fim do dia, no Centro Cultural, com entrega de mudas e sementes de plantas nativas pelos agentes jovens ambientais, sorteio de brindes e entrega da premiação de melhor redação (troféu + R$ 150) sobre o meio ambiente para alunos das escolas municipais.

Vencedores:

• 6° ano - Denis Victor Tabosa Sampaio - Escola Chico Mundoca

• 7° ano - Nicolas Emanuel Viana Soares - Escola Chico Mundoca

• 8° ano - Thayson Gabriel Cunha Pereira - Escola Pe. José Roberto

• 9° ano - Maria Sebastiana Neta - Escola Pe. José Roberto

#MeioAmbiente 04/03/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA CEI CECÍLIO PORFÍRIO GOMES REALIZA ATIVIDADE DE FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL

Na tarde de ontem (03), as crianças do CEI Cecílio Porfírio Gomes participaram das atividades pedagógicas do programa de fortalecimento da educação em saúde ambiental realizado pela Eco da Gente, em parceria com Secretaria de Educação e Funasa.

Na programação a criançada assistiu com atenção a palestra e o cine educativo, depois brincaram bastante durante as oficinas de parquinho produzido com material reciclável, e teve até construção de horta pelas mãos dos pequenos.

A ação tem sido realizada nas escolas do município e zona rural e tem por objetivo a conscientização ambiental e a implementação da coleta seletiva. São as sementes de esperança num futuro melhor!

#MeioAmbiente 25/02/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE AMBIENTAL NAS ESCOLAS

A Eco da Gente, em parceria com a Secretária Municipal de Educação e Funasa, iniciaram as atividades pedagógicas do programa de fortalecimento da educação em saúde ambiental nas escolas do município e zona rural. O objetivo é a conscientização ambiental e a implementação da coleta seletiva nas escolas.

A programação é constituída por palestras, oficinas, cine educativo, construção de horta e parquinhos no ambiente escolar onde foram utilizados os materiais recicláveis coletados. Também na ocasião, de forma simultânea, a equipe da Eco da gente fez visitas domiciliares na comunidade aos arredores da escola intensificando à importância da coleta seletiva e do descarte correto de resíduos.

#MeioAmbiente 10/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE MUTIRÃO DE ARRECADAMENTO DE PNEU

Nesta sexta (11), a Eco da gente em parceira com a Secretária Municipal de Saúde, realizará o primeiro mutirão de arrecadação de pneus inservíveis, o objetivo é retirar do meio ambiente pneus descartados inadequadamente, que além da poluição do meio ambiente, gera risco à saúde pública com acúmulo de água, proporcionando focos do o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica.

O mutirão acontecerá nas principais ruas do município e oficinas mecânicas. Doe seu pneu inservível, o meio ambiente e saúde pública agradece!

#MeioAmbiente 13/12/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSÓRCIO PÚBLICO DE MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS

Na manhã desta segunda-feira (13), o prefeito Betão esteve em Camocim para participar da reunião do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos do Litoral Norte do Ceará. Na ocasião, foi realizado prestação de contas de 2021, apresentação do orçamento de 2022 e discussão da problemática dos lixões e aterros sanitários.

O encontro, que foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual), contou também com a participação do atual presidente do Consórcio e prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro, da anfitriã e prefeita de Camocim, Betinha Magalhães, do prefeito de Barroquinha, Jaime Veras, da zootecnista representante de Granja, Ariana Martins, e dos gestores/representantes dos demais municípios que integram o Consórcio.

#MeioAmbiente 29/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE ENTREGA DE MATERIAL DE APOIO PARA O AGENTE JOVEM AMBIENTAL

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, entregou nesta quinta-feira (28), material de apoio para os integrantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA).

A entrega ocorreu na sede da Secretaria, com a presença do prefeito Betão Souza, da secretária Dóris Carvalho e da coordenadora do programa, Beijamira Monte. Os itens foram entregues numa bolsa, contendo: camisa polo, camisa de proteção solar, boné e garrafa. No final, foi servindo um lanche para a equipe.

O material servirá de apoio aos 19 jovens selecionados, em Martinópole, pelo programa do Governo do Estado do Ceará para dar início as atividades em breve.

#MeioAmbiente 22/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE ALEVINOS DO PROJETO DE PEIXAMENTO

Nesta quarta-feira (22), o Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Martinópole, realizou a entrega de 50 mil alevinos do Projeto de Peixamento no município. A solenidade, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, contou com a presença do secretário Executivo da Pesca Thiago Sá Ponte, vice-prefeito Filipão, secretários, vereadores e moradores.

A distribuição aconteceu no Carnaubal Preto, Lagoa Angica, Sítio Bom Lugar, Barrocão dos Salvinos, Jardim, Boa Vista, Jaguarapi, Barragem Paulino Feijó e Barragem Bom Princípio.

O projeto promove o repovoamento de açudes e barragens públicas, estimulando a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, podendo, assim, gerar ocupação e renda para a população.

#MeioAmbiente 21/09/2021 GABINETE DO PREFEITO 21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore é comemorado com objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com a ecologia e a preservação das diferentes espécies de árvores. É importante refletir profundamente sobre a preservação das árvores e matas, pois delas necessitamos para nossa existência, uma vez que produzem oxigênio e contribuem para o equilíbrio na Terra.

As árvores contribuem na redução da poluição do ar, regulam temperatura, melhoram a umidade relativa do ar, produzem alimentos através dos variados frutos, fornecem sombras para várias espécies, fornecem extração de essências, seivas, óleos, remédios, resinas e outros inúmeros benefícios à humanidade.

Plante, cuide e preserve! Seja um defensor das árvores, seja um defensor da vida.

#MeioAmbiente 21/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE ENCONTRO COM AGENTES JOVENS AMBIENTAIS (AJAS)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude realizou na tarde de hoje (20), um encontro com os Agentes Jovens Ambientais (AJA's), que aconteceu no Centro dos Idosos.

O encontro proporcionou uma rica conversa onde os AJA's receberam orientação para elaboração do PAC e tiveram espaço para tirar suas dúvidas.

Os agentes foram escolhidos pelo programa do governo estadual AJA, que tem como objetivo estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, por meio da inclusão social e ambiental.

#MeioAmbiente 14/09/2021 GABINETE DO PREFEITO VISITA TÉCNICA COM REPRESENTANTES DA FUNDAÇÃO NACIONAL DA SAÚDE

A Prefeitura de Martinópole recebeu nesta manhã, terça-feira (14), a visita técnica de representantes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

Na ocasião, as técnicas Ivete Amanajas e Rita Soares se reuniram com o prefeito, secretários e representantes para analisar como estava a execução do Programa de Fortalecimento da Educação em Saúde Ambiental, que está associado a implementação da coleta seletiva no município, com recursos provenientes da FUNASA.

A reunião foi pautada por assuntos relacionados à saúde pública, às políticas de meio ambiente e sobre as atividades que estão em plena execução. A oportunidade também serviu para tratar de possíveis novos projetos que possam melhorar a vida dos martinopolenses.

É notório que Martinópole já caminha rumo a uma cidade sustentável que contribui na educação ambiental dos munícipes e na melhoria da qualidade da vida de todos.

#MeioAmbiente 08/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE CAPACITAÇÃO DE ELABORAÇÃO PARA AÇÃO COMUNITÁRIA DOS AJAS

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude participou, na manhã de hoje (08), da Capacitação de Elaboração dos Planos de Ação Comunitária dos AJAs, que aconteceu em Sobral.

Representada pela Assistente Social, Beijamira Monte, que tem como responsabilidade: orientar e acompanhar na Elaboração, Implementação e Monitoramento do PACs dos AJAs em nosso município.

O Programa AJA é muito importante para o fortalecimento das políticas socioambientais e também uma grande oportunidade para milhares de jovens, entre 15 e 29 anos de idade, de famílias que estão no Cadastro Único (CadÚnico) e estudantes de escolas públicas.

#MeioAmbiente 03/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO MARTINÓPOLE ATINGE NOTA MÁXIMA NO IQM 2021

O município de Martinópole atingiu, pela primeira vez, nota máxima no IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente. Tal conquista é resultado dos esforços em realizar políticas públicas que estimulem a preservação do meio ambiente.

A implementação da Coleta Seletiva e início do Programa de Educação Ambiental, desempenharam um papel fundamental para essa conquista. Em edições anteriores o município pontuava 0.

O índice é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), que classifica os municípios que atendem aos critérios de gestão e gerenciamento de resíduos exigidos pelo Decreto n° 29.306, de 5 de junho de 2008. O IQM possibilita aos municípios receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.

#MeioAmbiente 16/06/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito e Engenheiro do município participam de Assembleia do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos

O Prefeito Betão juntamente do Engenheiro do município, Gabriel Arcanjo, participaram de forma remota, na tarde de ontem (15), da 1ª Assembleia de consorciados do CPMR-LN (Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região do Litoral Norte).

Na ocasião, trataram de assuntos referentes as ações do consórcio e Martinópole segue em destaque com uma delas já em curso no município, a Coleta Seletiva.

O Prefeito reafirmou o compromisso em seguir com as ações do plano, que tem por objetivo o enfrentamento da problemática dos resíduos sólidos.

www.martinopole.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 07:27:04