CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DataComemorativa 08/12/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SHOW DE ENCERRAMENTO DO TRADICIONAL FESTEJO DE MARTINÓPOLE

A noite de ontem (07), fechou com chave de ouro o Festejo de Nossa Senhora da Conceição, com um show pra lá de especial, por Walkyria Santos, Vitor Fernandes e Gabriel Felix.

A noite foi marcada pelo clima de festa e muita alegria, celebrando a realização de mais uma edição do tradicional festejo que anima os martinopolenses e visitantes.

Nosso agradecimento a todos e todas que se fizeram presentes!

#DataComemorativa 17/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PASSEIO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PROFESSORES

O passeio em comemoração ao dia dos professores já é tradição no município e, no último sábado (15), a Prefeitura proporcionou aos nossos docentes um momento de lazer e diversão na lagoa de Jijoca de Jericoacoara.

Num cenário que é digno do nome paraíso, os professores aproveitaram para curtir as belas águas, tomar banho de sol e fazer registros desse momento pra lá de especial.

#DataComemorativa 14/10/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIA DAS CRIANÇAS DO MARINA XIMENES
#DataComemorativa 12/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS

A Prefeitura de Martinópole realizou ontem (12), na Praça de Eventos, comemoração ao Dia das Crianças com um evento cheio de diversão e entretenimento, do jeito que a criançada ama.

O espetáculo ficou por conta de vários personagens de contos de fada, pula-pula, balões infláveis, trem da alegria e várias delícias. Tudo para deixar nossas crianças martinopolenses mais felizes nesse dia tão especial.

#DataComemorativa 11/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE COORDENAÇÃO DE ESPORTE COMEMORA DIA DAS CRIANÇAS EM PARCERIA COM EQUIPE TUBARÃO JIU JITSU

A Equipe Tubarão Jiu-jitsu de Martinópole em parceria com a Secretaria de Esporte apresentou na noite de ontem (10), um momento de muita diversão, brindes e brincadeiras com a criançada da turma Tubarão Jiu-jitsu de Martinópole organizado pelo Professor Cleiciano.

Na ocasião foi feita a entrega de lanches e brinquedos para a criançada, além de muita diversão e brincadeiras com personagens infantis e heróis. A Prefeitura de Martinópole segue incentivando o desenvolvimento do esporte e cultura em nosso município.

#DataComemorativa 08/09/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DESFILE CÍVICO DO 7 DE SETEMBRO

A Prefeitura realizou na tarde de ontem (07), o desfile cívico em homenagem ao Dia da Independência, que teve saída do Centro Cultural e parada especial para apresentação das alas na Praça de Eventos.

O desfile, organizado pela Secretaria de Educação, teve recepção de grande público prestigiando o evento e contou com participação das escolas de ensino infantil e fundamental do município, além das demais secretarias que também se fizeram presentes por meio de suas alas.

Apresentaram-se as seguintes alas:

- A equipe da Secretaria de Educação, Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN) e a Biblioteca Municipal trouxeram uma alusão aos 200 anos de Independência do Brasil.

- Os Centros de Educação Infantil representaram o Brasil Colônia, Contos de Fadas e Super Heróis.

- As Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Zonas Rurais representaram o Brasil Colônia.

- As Escolas de Ensino Fundamental I representaram o Brasil Império.

- As Escolas de Ensino Fundamental II representaram o Brasil República.

- Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social

- Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais

- Equipe da Secretaria de Saúde

Estavam presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, o vice Filipão, o líder político James Bel acompanhado de sua esposa Raphaele Barros, os vereadores e secretários do município.

#DataComemorativa 18/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE DIA DOS PAIS NO CENTRO DOS IDOSOS

Na noite de ontem (17), a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, no Centro dos Idosos, a festividade em comemoração ao Dia dos Pais, uma festa alegre e cheia de emoção! Com direito a muita música, homenagens e lanches para a melhor idade.

Na ocasião, estiveram presentes a secretaria de desenvolvimento social Dóris Carvalho, acompanhada do vereador Ney Monte, a procuradora adjunta Larissa Linhares, os servidores e os usuários do serviço de assistência do Centro dos Idosos.

#DataComemorativa 14/08/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DIA DOS PAIS NAS ESCOLAS

Neste final de semana, a Secretaria de Educação através dos CEI's e escolas do município realizaram suas festividades em comemoração ao Dia dos Pais, com muitas homenagens manifestadas pelos alunos aos seus pais e momentos de muita alegria, diversão e emoção.

Nas ocasiões, estiveram presentes a equipe de direção e coordenação, junto dos professores, alunos das escolas e pais homenageados presentes.

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Educação expressa toda a sua gratidão aos pais que estiveram presentes nas festividades do Dia dos Pais e a todos os pais martinopolenses que se dedicam diariamente com a educação e o cuidado de seus filhos

#DataComemorativa 22/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA V CHITÃO DE MARTINÓPOLE

A Prefeitura realizou nos dias 15, 16 e 17 o V Chitão de Martinópole, na praça de Eventos do município. O evento foi marcado por muita festa, alegria e comemoração, proporcionando lazer aos martinopolenses e movimentando o turismo e a economia da cidade.

Durante os três dias de festa se apresentaram as cantoras Vitória Rodrigues, Laninha Show, Janaína Alves, os cantores Ícaro Miranda, Gabriel Félix, Júnior Vianna, as bandas Brasas do Forró e Lapada Forrozeira.

#DataComemorativa 21/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE REALIZA ARRAIÁ NO CRAS

Na tarde de ontem (21), a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, no Centro de Referência de Assistência Social, o Arraiá do CRAS, mais uma festa junina! Com direito a muito forró, dança, comidas típicas e brincadeiras de montão.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária de desenvolvimento social Dóris Carvalho, acompanhada do vereador Ney Monte, os servidores do CRAS e os usuários e famílias dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social.

#DataComemorativa 10/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA JOÃO FERNANDES DIAS

Na noite de ontem (09), a escola João Fernandes Dias da localidade de Alto Alegre, realizou sua festividade junina, a localidade em peso marcou presença nesse evento, que contou com apresentação de desfiles, a apresentação da quadrilha escolar, a quadrilha do Jaguarapi, Luar do Sertão e uma atração musical local.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Educação, Charles Roberto, a equipe de profissionais da secretaria de educação do município, a equipe de direção e coordenação, junto dos professores e alunos da escola.

#DataComemorativa 08/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA CHICO CRUZ

Na noite de ontem (07), a escola de Ensino Infantil e Fundamental Chico Cruz, realizou sua festividade junina, a localidade em peso marcou presença nesse evento, que contou com apresentação de desfiles, a apresentação da quadrilha escolar do Jaguarapi, Luar do Sertão e a participação da quadrilha da Boa Vista, Boa Esperança.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Educação, Charles Roberto, a equipe de profissionais da secretaria de educação do município, a equipe de direção e coordenação, junto dos professores e alunos da escola.

#DataComemorativa 05/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA PADRE JOSÉ ROBERTO

Na noite de ontem (06), a escola Padre José Roberto realizou sua festividade junina com a apresentações de desfiles e danças com destaque para a apresentação da GINÁPOLE e para encerrar o evento a apresentação da Quadrilha Junina 2022.

Estiveram presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, os vereadores e secretários do município, a equipe de direção e coordenação, junto dos professores e alunos da escola.

O Arraiá da Ginápole também contou com a atração musical de Monalisa Miranda, para encerrar a noite com muita música, e muita animação!

#DataComemorativa 02/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DO SEU JOSÉ TELÉSFORO

Na noite de ontem (03), a Escola José Telésforo na Lagoa do Curral realizou sua festividade junina com apresentações de desfile, a quadrilha escolar Paixão Nordestina e a quadrilha Junina 2022 da sede do município.

Estavam presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, o vice Filipão, os vereadores e secretários do município, a equipe de direção e coordenação, junto dos professores e alunos da escola.

Os alunos e convidados deram um verdadeiro show nas apresentações!

O Arraiá do Seu Zé Telésforo também contou com a atração musical de Nathecia para encerrar a noite com muita música e muita animação!

#DataComemorativa 01/07/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA VICENTE DE ARRUDA

Na noite de ontem (02), a Escola Vicente Arruda na Boa Vista realizou sua festividade junina com apresentações de desfile, a quadrilha escolar Boa Esperança e a quadrilha Junina 2022 da sede de Martinópole.

Estavam presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, o vice Filipão, os vereadores e secretários do município, a equipe de direção e coordenação, junto dos professores e alunos da escola.

Os alunos e convidados deram um verdadeiro show nas apresentações!

O Arraiá Boa Esperança também contou com as atrações musicais de Deivinho & Banda e Monalisa Miranda para encerrar a noite com muita música e muita animação!

#DataComemorativa 29/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE REALIZA O ARRAIÁ DA MELHOR IDADE

Na tarde de ontem (30), a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou, no Centro dos Idosos, o Arraiá da Melhor Idade, mais uma festa junina pra lá de arretada! Com direito a muita dança, forró pé de serra e comidas típicas de montão.

Na ocasião, estiveram presentes a secretaria de Desenvolvimento Social, Dóris Carvalho, acompanhada do vereador Ney Monte, os servidores da pasta e os usuários do serviço de assistência do Centro dos Idosos.

O Arraiá da Melhor Idade contou também com a atração musical Izau Pereira, com muito forró pé de serra e animação!

#DataComemorativa 29/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA MARINA XIMENES

Na noite de ontem (30), a escola Marina Ximenes realizou sua festividade junina com a apresentação de desfiles, duas quadrilhas infantis da escola, apresentação solo de Jocyane Fernandes e de encerramento a apresentação da quadrilha Junina 2022.

Estavam presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, os vereadores e secretários do município, a equipe de direção e coordenação junto dos professores e alunos da escola.

O Arraiá do Marina também contou com a atração musical de Monalisa Miranda para encerrar a noite com muita música e muita animação!

#DataComemorativa 26/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA FESTIVAL DE QUADRILHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na noite de ontem (25), os Centros de Educação Infantis realizaram o Festival de Quadrilhas da Educação Infantil, com desfiles, danças e apresentações de quadrilhas do CEI Luiza Gomes de Brito, CEI Joaquim Ferreira de Souza, CEI Cecílio Porfírio Gomes e CEI Odilon Martins Silva.

Estavam presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, o vice Filipão, o líder político James Bel, os vereadores e secretários do município, a equipe de direção e coordenação dos centros de educação infantis, junto com os professores e alunos.

As crianças deram um verdadeiro show de simpatia e fofura nas apresentações!

#DataComemorativa 25/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA CHICO MUNDOCA

Na noite de ontem (24), a escola Chico Mundoca realizou sua festa junina com o desfile do Casal Junino 2022, apresentação do grupo de dança Free Dance, apresentação do grupo de Capoeira e fechando com chave de ouro, o espetáculo da quadrilha escolar Quadridoca.

Estavam presentes no evento o prefeito Betão e a primeira dama Cristiane, os vereadores e secretários do município, a equipe de direção e coordenação, junto com os professores e alunos da escola.

Os Alunos deram um verdadeiro show nas apresentações!

#DataComemorativa 24/06/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA ARRAIÁ DA ESCOLA JOÃO RICARDO

Na noite de ontem (23), a escola João Ricardo realizou sua festa junina, com muita dança, comidas típicas, bandeirinhas, e até desfile dos pequenos!

Os Alunos deram um verdadeiro show na apresentação das quadrilhas da escola. O prefeito Betão e secretário(a)s estiveram presentes para prestigiar o arraiá.

#DataComemorativa 15/06/2022 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO FERIADO DE CORPUS CHRISTI E PONTO FACULTATIVO

Seguindo o decreto estadual, a Prefeitura de Martinópole decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (17), em nosso município, exceto para serviços públicos de caráter essencial, de urgência e emergência nas unidades hospitalares.

Confira o decreto abaixo:

#DataComemorativa 26/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SHOW DE PRÊMIOS DO TRABALHADOR RURAL 2022

Eita arrasta-pé danado! A celebração em comemoração ao dia do trabalhador rural na noite de ontem (25), foi marcada por muita música, animação e prêmios. O show musical do sanfoneiro Ezau Pereira embalou o momento com seu forró pé de serra, colocando o salão inteiro a dançar. Ainda teve entrega de prêmios como fogão, ventilador, liquidificador, capacete, plantadeiras, carro de mão e muitos outros.

Mais fotos você encontra no perfil oficial da Prefeitura no facebook.

#DataComemorativa 20/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SHOW DE PRÊMIOS DO DIA DAS MÃES

Quem aqui gostou do nosso show de prêmios em homenagem as mamães de Martinópole? O mês dedicado as mães está quase chegando ao fim e a Prefeitura queria relembrar o momento dessa comemoração tão especial.

No dia 14 de maio, a Secretaria de Educação e Cultura organizou o evento no Centro Cultural, que contou com apresentação dos alunos das escolas municipais e muita música com Carla Magalhães. Além do show de prêmios que sorteou geladeira, cama, liquidificadores, fogões, batedeiras, churrasqueiras elétrica, sanduicheiras e muitos outros itens para as mamães martinopolenses.

Confira todas as fotos do evento em nossa página do Facebook.

#DataComemorativa 13/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES NOS POSTOS E UNIDADES DE SAÚDE

Hoje (13) a Secretaria de Saúde realizou várias ações nos Postos de Saúde, incluindo a continuação da campanha contra as arboviroses, que foi realizada nos PSFs e UBS, e também a comemoração do dia das mães realizada na UBS Dr. Guarany e PSF Zé do Rancho.

#DataComemorativa 10/05/2022 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES NAS ESCOLAS

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Educação, homenageou as mães na sexta-feira (06/05) nas escolas da sede Marina Ximenes Frota, Pe. Emílio Serafim, Chico Mundoca, Pe. José Roberto e na zona rural nas escolas Vicente Arruda, Cel. Chico Cruz e Dr. Oliveira.

Foram realizadas homenagens feitas pelos alunos, dinâmicas com as mães, sorteio de presentes, entrega de brindes e partilha de lanches.

O prefeito Betão Souza, a primeira-dama Cristiane Souza e o secretário de Educação Charles Roberto estiveram presentes nos eventos prestigiando as celebrações.

#DataComemorativa 02/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Hoje, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007, com o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticadas.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum maior ou menor limitação na comunicação, na interação social, e comportamentos estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e também acolhimento, amor e atenção podem proporcionar qualidade de vida para os autistas e suas famílias.

#DataComemorativa 25/03/2022 GABINETE DO PREFEITO DATA MAGNA DO CEARÁ

É comemorada nesta sexta-feira (25/03) a Data Magna do Ceará, que celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, o que faz dela feriado estadual.

Nosso Estado foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, no dia 25 de março de 1884 - portanto, há 137 anos. O Ceará se antecipou em quatro anos à abolição da escravatura em todo o Brasil, que aconteceu somente em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea.

#DataComemorativa 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PREFEITURA INICIA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MUNICÍPIO

A Prefeitura realizou na manhã de hoje (21), a solenidade de início da programação da Semana do Município, que ocorreu ao lado da sede da Prefeitura.

Tivemos a participação do prefeito Betão Souza, vereadores do munícipio, secretários, lideranças políticas, professores, estudantes da rede pública, agentes jovens ambientais e servidores públicos, no geral, onde foi realizado o hasteamento das bandeiras e executados os hinos.

#DataComemorativa 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PREFEITURA REALIZA EVENTO EM HOMANAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Na noite de ontem (08), a Prefeitura, juntamente com as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, homenageou de maneira especial as mulheres martinopolenses pelo seu dia, proporcionando um evento com diversas atrações.

Na ocasião as mulheres tiveram seu momento de beleza, com direito a corte de cabelo, manicure e depilação facial, além de atendimentos na área da saúde e social, como testes rápidos, ultrassom, prevenção, atendimento jurídico e palestra com psicólogas. E pra animar a noite ainda teve aula de ritmos, entrega de mimos, sorteio de brindes e o momento mais esperado, o desfile com as nossas rainhas da melhor idade.

#DataComemorativa 08/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE PREFEITURA JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL REALIZA HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Prefeitura de Martinópole, na manhã de hoje (08), iniciou sua programação, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, parabenizando e distribuindo flores com mensagens especiais para nossas mulheres pelas ruas da cidade.

Na ocasião, a primeira-dama, Cristiane Sousa, a secretaria de desenvolvimento social, Dóris Carvalho, e demais servidores manifestaram todo respeito e admiração pelas mulheres do município com uma mensagem gravada e divulgada por carro de som.

#DataComemorativa 08/03/2022 GABINETE DO PREFEITO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Manifestamos o nosso reconhecimento a todas as mulheres, em especial as mulheres martinopolenses, por contribuírem pelo crescimento de nosso município, por serem mulheres fortes, guerreiras, empreendedoras, e que estão sempre, presentes em cada passo, para novas conquistas.

Parabéns, mulher! Sem dúvida, a sua determinação, é uma das nossas principais referências na construção de dias cada vez melhores.

Uma homenagem da Prefeitura Municipal de Martinópole.

Na foto, nossa primeira dama Cristiane antes de entregar flores para as mulheres martinopolenses, neste 8 de março.

#DataComemorativa 03/03/2022 GABINETE DO PREFEITO QUARTA-FEIRA DE CINZAS

O dia de hoje é para os cristãos católicos um símbolo de conversão e marca o início do período de quarentena (quaresma).

Uma feliz e abençoada Quarta-Feira de Cinzas para todas as famílias martinopolenses.

#DataComemorativa 22/02/2022 GABINETE DO PREFEITO DIA DO AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Hoje, 22 de fevereiro, homenageamos o profissional que nos ajuda na higienização e cuida com carinho do nosso ambiente de trabalho. A Prefeitura de Martinópole parabeniza a todos os auxiliares de serviços gerais, em especial aos nossos queridos martinopolenses.

#ParaIlustrar: D. Maria que fornece seus serviços com excelência, carinho e dedicação no Paço Municipal.

#DataComemorativa 05/02/2022 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA PARABENIZA SECRETÁRIA DE SAÚDE PELO SEU NATALÍCIO

Hoje (05/02) é dia de celebrar o aniversário da nossa secretária de Saúde, Christiele Braga.

Desejamos muitos anos de vida com alegria, saúde e prosperidade.

#DataComemorativa 31/01/2022 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA PARABENIZA PROCURADORA ADJUNTA PELO SEU NATALÍCIO

Nesta segunda, 31 de janeiro, celebramos o natalício da nossa procuradora adjunta, Dra. Larissa Linhares.

Desejamos saúde, paz e prosperidade. Que seus dias sejam repletos de alegria!

#DataComemorativa 20/01/2022 GABINETE DO PREFEITO DIA DO FARMACÊUTICO(A)

Hoje, 20 de janeiro, homenageamos o profissional que cuida da promoção da saúde e uso racional de medicamentos.

A Prefeitura de Martinópole parabeniza a todos os profissionais que dedicam suas vidas para promover o atendimento de qualidade e garantir o bem-estar da população martinopolense.

#DataComemorativa 22/12/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DESEJA UM FELIZ NATAL A TODOS OS MARTINOPOLENSES

A Prefeitura de Martinópole deseja a todas e todos um Feliz Natal cheio de alegria, muita paz e muito amor! Que o espírito natalino preencha nossos corações apenas de sentimentos bons.

Boas festas para você e sua família.

#DataComemorativa 22/12/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DESEJA A TODOS OS MARTINOPOLENSES UM FELIZ ANO NOVO

A Prefeitura de Martinópole deseja um maravilhoso 2022 a todas e todas! Que o ano novo que se aproxima seja repleto de bastante alegria, de muita saúde, de muita paz e que os bons ventos possam soprar para todos nós.

#DataComemorativa 24/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE CONVIDA A TODOS E TODAS PARA PARTICIPAREM DA PEDALADA PELO NOVEMBRO AZUL

Você é nosso convidado(a) para fazer parte da Pedalada em alusão ao Novembro Azul, que acontecerá na próxima quinta, dia 25 de novembro, às 16h30. A concentração e finalização do percurso será na Praça de Eventos.
Na sequência haverá uma palestra sobre a saúde masculina, com foco na conscientização para cuidados na rotina que garanta o bem-estar do homem. No evento também será disponibilizado gratuitamente testagem rápida para HIV, Sífilis, Covid-19, Hepatite B e C, além de vacinação contra a Covid-19.

#DataComemorativa 19/11/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DA BANDEIRA

19 de novembro é comemorado a data em que foi oficializado o desenho da nova bandeira do Brasil, quatro dias após a Proclamação da República.

A simbologia das cores da bandeira brasileira são: VERDE (As matas - a rica floresta brasileira), AMARELO (As riquezas do país), AZUL (O céu e os rios brasileiros) e o BRANCO (O desejo pela paz).

O lema ORDEM E PROGRESSO foi baseada nos estudos do filósofo francês fundador do positivismo Augusto Comte e as ESTRELAS representam os estados e o Distrito Federal do país.

#DataComemorativa 18/11/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

Hoje (18), comemoramos o Dia Do Conselheiro Tutelar, data que celebra e homenageia, a função de Conselheiro Tutelar criada pela Lei nº 11.622/2007 em julho de 1990.

Gostaríamos de agradecer e parabenizar todos os Conselheiros Tutelares de Martinópole que se dedicam a busca de iniciativas que potencializem o desenvolvimento de crianças e adolescentes, com ética e determinação.

#DataComemorativa 15/11/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

No dia 15 de Novembro é comemorado no Brasil, o Dia da Proclamação da República, data que relembra essa forma de governo instituída em nosso país, nesse dia em 1889, quando o Brasil deixou de ser uma monarquia. A data é feriado nacional.

#DataComemorativa 12/11/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO DIRETOR(A) ESCOLAR

Hoje (12), comemoramos o Dia do Diretor Escolar, data que celebra o profissional responsável por gerir a escola e garantir o funcionamento com um bom ambiente para os professores, alunos e demais colaboradores das unidades escolares.
Parabéns a todos os Diretores Escolares de Martinópole. O trabalho de vocês é de suma importância para manter a ordem no comprimento das normas e supervisionar os projetos pedagógicos e administrativos.

#DataComemorativa 02/11/2021 GABINETE DO PREFEITO 02 DE NOVEMBRO DIA DE FINADOS

O dia de Finados é uma importante data popularizada pela religião católica, desde a idade média. Este dia é o momento em que milhares de pessoas vão ao cemitério levar suas flores, velas e sentimentos. Dia em que todas as orações são dedicadas à memória dos entes queridos que já faleceram.

#DataComemorativa 28/10/2021 GABINETE DO PREFEITO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PRESTA HOMENAGEM A SERVIDORES PÚBLICOS

Na tarde desta quinta-feira (28), a Secretaria de Desenvolvimento Social Esporte e Juventude promoveu um café da tarde, no CRAS, com entrega de brindes para os servidores da repartição, em celebração ao dia do servidor público, no qual contou com a presença do prefeito Betão Souza e da secretária Dóris Carvalho.

A gestão parabeniza a todos pelo trabalho e dedicação em desempenhar um serviço essencial para o bom funcionamento dos órgãos públicos.

#DataComemorativa 28/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

Esta data celebra o profissional que trabalha em diversas áreas do Poder Público, seja nas escolas, hospitais, postos de saúde e demais repartições públicas do país. O funcionário público é fundamental para o funcionamento do serviços públicos e apoio à sociedade e, por isso, merecem toda nossa gratidão.

A todas e todos os funcionários públicos da nossa querida Martinópole, nosso muito obrigado por seu compromisso e dedicação!

#DataComemorativa 25/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO DENTISTA

A data homenageia tanto o profissional responsável pela saúde dos dentes quanto celebra o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que recorda a criação do curso de Odontologia no Brasil.

Gostaríamos de parabenizar todos os profissionais responsáveis por nossos melhores sorrisos, em especial a nossa equipe de dentistas martinopolenses, que tanto contribuem para cada dia mais fazerem as pessoas sorrirem.

#DataComemorativa 18/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA NACIONAL DO MÉDICO

Na manhã deste sábado (16), aconteceu o dia "D" da Campanha de Multivacinação, nas Unidades Básicas de Saúde Sebastião Dentista e Moura Fé, para os jovens menores de 15 anos.

A Campanha tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação com a imunização dos jovens que podem ser acometidos por doenças evitáveis.

Fiquem ligados que a Campanha encerrará no próximo dia 29/10. Procure o posto de saúde e atualize a caderneta de vacinação do seu filho(a).

#DataComemorativa 15/10/2021 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA LEVA PROFESSORES A PASSEIO TURÍSTICO

Nesta sexta, dia 15, a Prefeitura de Martinópole promoveu um momento de lazer para os professores, organizado pela Secretaria de Educação, que levou nossos mestres num belo passeio pelas águas de Barra Grande, no Piauí.

Os professores puderam desfrutar, com muita diversão, de um belíssimo dia de sol na praia. Tornando esta data ainda mais especial.

#DataComemorativa 15/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO PROFESSOR

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina

Neste dia 15, homenageamos esses profissionais que com empenho e dedicação se entregam às nobres tarefas de ensinar e educar. Todo nosso carinho e agradecimento aos professores e professoras, especialmente do nosso munícipio, que diariamente ajudam a construir um futuro melhor para seus alunos com ensinamentos que ultrapassam as teorias e preparam para a vida.

??#Curiosidade: O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor(a), pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou "Escola de Primeiras Letras"), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

#DataComemorativa 13/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO FISIOTERAPEUTA OCUPACIONAL

A terapia ocupacional é uma área da saúde relacionada ao estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente.

Com os problemas cada vez mais frequentes e atingindo mais pessoas, o terapeuta ocupacional tem ganhado cada vez mais importância diante das necessidades sociais. O profissional terapeuta busca meios e soluções a problemas específicos para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar suas tarefas, garantindo assim seu bem-estar e independência.

Por sua importância, desejamos parabéns a todos os terapeutas por seu compromisso em lidar com amor e paciência diante as necessidades sociais.

#DataComemorativa 13/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO FISIOTERAPEUTA

Comemorado no 13 de outubro, o Dia Nacional do Fisioterapeuta representa o dia em que a profissão foi reconhecida e regulamentada no ano de 1969.

A fisioterapia é uma área da saúde voltada para o estudo, prevenção e tratamento das mais diversas lesões no corpo humano provenientes de traumas e doenças genéticas ou adquiridas. A profissão foi muito impactada pela pandemia de covid-19 devida à necessidade de enfrentamento das sequelas. Com isso, a necessidade de tratamento pós-covid trouxe maior visibilidade ao profissional, trazendo maior reconhecimento para esta área da saúde por sua tamanha importância.

Parabéns aos profissionais fisioterapeutas, em especial aos nossos martinopolenses, por suas lutas para garantir melhorias na saúde da população!

#DataComemorativa 13/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE PREFEITURA REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA CRIANÇA

A Prefeitura de Martinópole realizou ontem (12), na Praça de Eventos, o encerramento do cronograma da Semana da Criança com um evento bem divertido e lúdico, do jeito que a criançada ama.

A espetáculo ficou por conta do teatro de fantoches, personagens de contos de fada, pula-pula, balões infláveis, várias guloseimas e a entrega de mil kit lanches. Tudo para deixar nossas crianças mais felizes nesse dia especial.

#DataComemorativa 12/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Hoje é um dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, que também é um dos principais santos do catolicismo.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira amada, abençoe nossa pátria brasileira e cuide de seus filhos. Que o amor e o companheirismo reinem em nossa terra!

#DataComemorativa 12/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DAS CRIANÇAS

O dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Cuidar com carinho das nossas crianças é exercer um ato de cidadania. Proporcionar melhores condições de vida através da saúde, educação e lazer, é investir no futuro da nossa comunidade.

#DataComemorativa 11/10/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PASSEIO DE TRENZINHO NA SEMANA DA CRIANÇA

Durante a manhã e tarde de hoje (11), a Prefeitura seguiu com as atividades referentes a Semana da Criança, e envolveu os alunos e alunas das escolas infantis numa aventura pra lá de inusitada.

Na programação, a criançada acompanhada pelas professoras dos CEI's, passearam de montão no trem da alegria. Andando pelas principais ruas da cidade, com direito a música e muita diversão, animando toda a comunidade.

Seguindo o cronograma, amanhã será o encerramento da Semana da Criança, na Praça de Eventos, às 18:00, com teatro de fantoches, cama-elástica e muitas guloseimas.

#DataComemorativa 08/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE TERCEIRO DIA DE AÇÃO DA SEMANA DA CRIANÇA

Foi realizado nesta manhã (07), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais um dia de atividades da Semana da Criança.

As crianças acompanhadas pelo CRAS tiveram uma manhã cheia de brincadeiras, palhaçadas, oficinas de pinturas, desenhos, unhas e maquiagem. Finalizando com um lanchinho, porque ninguém é de ferro, depois de tanta diversão.

#DataComemorativa 06/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO PREFEITO

Hoje é o dia do Prefeito, cuja função pública é ocupada por uma liderança que carrega sobre os ombros a missão de servir ao povo proporcionando qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.

Parabéns, prefeito Betão, por cumprir sua missão com responsabilidade e compromisso. Sabemos que essa não é uma profissão fácil e que, apesar de todas as dificuldades, você se esforça para fazer um ótimo trabalho.

#DataComemorativa 06/10/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA SEMANA DA CRIANÇA EM AÇÃO NAS ESCOLAS JOAQUIM FERREIRA E CECILIO PORFÍRIO

Nesta manhã (06), foi realizado nos Centros de Educação Infantil Joaquim Ferreira e Cecílio Porfírio o terceiro dia de atividades da Semana da Criança.

Na programação de hoje a criançada viajou com as boas historinhas contadas pelas professoras do CEI, e se divertiram com as atividades planejadas para este momento lúdico com brinquedos e muita imaginação.

#DataComemorativa 04/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE SEMANA DA CRIANÇA INICIA COM ATIVIDADES NO CRAS

A primeira ação da Semana da Criança de Martinópole aconteceu no CRAS, nesta segunda (04). As atividades foram voltadas para o público infantil acompanhado pelo Programa Criança Feliz (PCF).

Na programação de hoje a criançada se divertiu de montão com as atividades preparadas pelas visitadoras do PCF, uma manhã bastante divertida, repleta de brincadeiras e fantasias. A manhã terminou com um delicioso lanchinho para deixar a criançada mais feliz.

#DataComemorativa 04/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE CRONOGRAMA SEMANA DA CRIANÇA

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude iniciará a Semana Municipal da Criança de 04 a 12 de outubro.

A Secretaria preparou uma semana repleta de atividades voltadas para a criançada com brincadeiras, contos, teatro de bonecos, palestras e muitas atividades para tornar esta semana mais divertida.

Ser criança é ser feliz!

04/10 às 08:00 - MANHÃ DE DIVERSÃO

Ação: Programa criança feliz

Local: CRAS

Público: crianças do pcf

05/10 às 08:00 - CUIDADOS COM A SAÚDE

Ação: Palestras nas UBS sobre cuidados e prevenção ao coronavírus em crianças

Local: UBS (Guarany, Moura Fé, Zé do Rancho, e Sebastião Dentista)

Público: mães e crianças acompanhadas pelas UBS's

06/10 às 07:00 - INCENTIVO À EDUCAÇÃO

Ação: Educação infantil

Local: Centros de Educação Infantil (Joaquim Ferreira, Cecílio Porfírio, Luiza Gomes)

07/10 às 09:00 - MANHÃ DE DIVERSÃO

Ação: Teatro de bonecas

Local: CRAS

Público: crianças do scfv

08/10 às 07:00 - MANHÃ EDUCATIVA

Ação: Diversão na comunidade

Local: Escolas

Público: alunos

11/10 às 08:00 - PALESTRA EDUCATICA

Ação: Palestra nutricional sobre alimentação saudável na infância

Local: Escolas de Ensino Fundamental

Público: alunos

12/10 às 18:00 - Encerramento

Ação: Festival da Criança

Local: Praça de Eventos

Público: população geral

#DataComemorativa 01/10/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO VEREADOR

Hoje, celebramos o Dia do Vereador, dia que homenageia o cargo político de representante de uma cidade.

O Vereador é responsável por funções legislativas ou executivas dentro da Câmara dos Vereadores, sendo o elo entre a população e o poder legislativo. É responsável por fiscalizar o dinheiro público, é um assistente social, advogado, comunicador, e tem o dever de mostrar os problemas da comunidade e buscar resolver junto aos órgãos competentes, priorizando sempre o benefício coletivo.

#DataComemorativa 22/09/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO CONTADOR

No dia 22 de setembro é comemorado o Dia do Contador. Esse dia teve origem no ano de 1945, através do Curso de Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da assinatura do Decreto-lei nº 7.988, pelo então presidente, Getúlio Vargas.

O ensino superior para os profissionais da contabilidade é um marco na evolução da profissão no País e tem sido imprescindível para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A prefeitura parabeniza a todos os profissionais da contabilidade, principalmente os que atuam em nosso município. Vocês são essenciais para o desenvolvimento sustentável de nossa economia!

#DataComemorativa 09/09/2021 GABINETE DO PREFEITO DIA DO MÉDICO VETERINÁRIO

É celebrada hoje, dia 09 de setembro, o profissional responsável por manter a saúde dos animais e o bem-estar animal. Além disso, o veterinário também atua na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal.

Parabenizamos todos os médicos(as) veterinários, em especial aos profissionais martinopolenses, que tanto contribuem para o bem-estar dos animais.

#DataComemorativa 07/09/2021 GABINETE DO PREFEITO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

No dia 7 de setembro é comemorado a Independência do Brasil, data que relembra a proclamação de D. Pedro, realizada em 1822, às margens do Rio Ipiranga.

O grito de D. Pedro é o início da nossa trajetória como nação independente, rompendo o laço colonial com Portugal.

#DataComemorativa 07/09/2021 GABINETE DO PREFEITO CERIMÔNIA EM COMEMORAÇÃO AO DIA 07 DE SETEMBRO

Na manhã de hoje (07), foi realizado o hasteamento das bandeiras em celebração ao Dia da Independência do Brasil, ao lado da Prefeitura Municipal de Martinópole. Na ocasião, o prefeito Betão Souza, o vereador e presidente da Câmara João Sampaio e o vereador Etevaldo Frota realizaram o hasteamento. Também se fizeram presentes na solenidade, demais vereadores do município, secretários e servidores.

#DataComemorativa 03/09/2021 GABINETE DO PREFEITO PONTO FACULTATIVO E FERIADO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS EM VIRTUDE DO 7 DE SETEMBRO

Em virtude do Feriado da Independência do Brasil, na próxima terça-feira, dia 7, fica declarado ponto facultativo na segunda-feira, dia 6, nas repartições públicas municipais, exceto para os serviços públicos essenciais, de urgência e emergência, nas unidades hospitalares pelo que estabelece o caput do art 1º.

Confira decreto no link abaixo:

#DataComemorativa 01/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE DIA DO EDUCADOR FÍSICO

É celebrada hoje, dia 1 Setembro, a regulamentação da atividade ocorrida no ano de 1998, através da criação dos conselhos Federais e Estaduais. Data que comemora o profissional que transforma nossa qualidade de vida e saúde.

Parabenizamos todos os educadores(as) físicos, em especial os martinopolenses, que tanto contribuem para o nosso bem-estar e nos motiva a conquistar resultados.

#DataComemorativa 27/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA DO PSICÓLOGO

Data que celebra o profissional responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.

A Prefeitura parabeniza todos os psicólogos(as), e em especial os que atuam em nosso município. Todo nosso carinho e respeito!
Vocês prestam um serviço essencial para o bem-estar de nossa população.

#DataComemorativa 11/06/2021 GABINETE DO PREFEITO A Prefeitura parabeniza nosso Prefeito, Betão Souza, pelo seu aniversário

Hoje, 11 de junho, comemoramos o natalício do prefeito Betão Souza. Aquele que administra o nosso município com foco no bem-estar da população.

Desejamos muita saúde, sabedoria e prosperidade para continuar, por muitos anos, a construir seu legado ao lado do povo martinopolense.

#DataComemorativa 05/06/2021 GABINETE DO PREFEITO Dia Mundial do Meio Ambiente e da Reciclagem

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente em 5 de Junho e tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente. Paralelamente, também celebramos o Dia Nacional da Reciclagem no Brasil.

A data serve como alerta à sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. A reciclagem é uma das alternativas que podemos usar para ajudar o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar rapidamente.

#DataComemorativa 03/06/2021 GABINETE DO PREFEITO Feriado de Corpus Christi

Corpus Christi, que significa "corpo de Cristo", é uma comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.

#DataComemorativa 10/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria de Desenvolvimento Social entrega premiação do dia das mães

Na tarde de hoje (10), as mamães que foram sorteadas na LIVE ESPECIAL DO DIA DAS MÃES receberam seus prêmios. A entrega foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude pela Secretária Doris Carvalho e sua equipe técnica formada pela Coordenadora de Gestão Lanice Frota, a Assistente Social e Técnica de Gestão Glaucia Fontenele e o Articulador do Selo Unicef Robyallisson Soares.

Ficamos felizes em ter conseguido presentar e homenagear várias mães para marcar essa data tão especial. Nossa gestão estará sempre inovando e prezando pelo social, mesmo nesses tempos difíceis que estamos passando.

#DataComemorativa 09/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE A Prefeitura juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social realiza homenagem para as mamães do município

Com uma decoração impecável, a Prefeitura Municipal de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Social Esporte e Juventude, realizou na noite de ontem (08) uma linda homenagem para as mamães do município numa transmissão ao vivo pelo facebook, com muita música ao som de Carla Magalhães e sorteio de vários prêmios realizado pelo Prefeito Betão e os Secretários Municipais.

Uma data tão importante que não poderia ser esquecida. A gestão fica feliz em ter conseguido presentar várias mamães martinopolenses com maravilhosos prêmios e proporcionar uma ótima noite com entretenimento virtual.

#DataComemorativa 01/05/2021 GABINETE DO PREFEITO Dia do Trabalho

O dia do trabalhador nos lembra a função primordial da instituição pública da qual fazemos parte. A Prefeitura de Martinópole, que tem a frente o prefeito Betão Souza, durante esses quatro meses de gestão administrativa, redesenhou, pelo trabalho coletivo e apaixonado de seus servidores e servidoras, o horizonte de tantos trabalhadores e trabalhadoras, proporcionando-lhes, pela educação, saúde, assistência social, administração, agricultura, esporte, transporte e obras; uma vida mais justa para a população da nossa querida Martinópole.

A esses trabalhadores, queremos deixar registrado o nosso reconhecimento por sua valorosa participação e empenho ao reconstruírem um município cada vez melhor.

"(...) O primeiro de maio exigiu a introdução da jornada de oito horas. Mas mesmo depois desse objetivo ter sido alcançado, o Dia dos Trabalhadores não foi deixado para trás. (...) E quando melhores dias raiarem, quando a classe trabalhadora do mundo tiver ganho sua liberdade, então a humanidade provavelmente irá celebrar o Dia dos Trabalhadores em honra às mais amargas lutas e aos muitos sofrimentos do passado." Rosa Luxemburgo em fevereiro de 1894.

Nesta data homenageamos a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Graças à coragem e persistência desses trabalhadores, os direitos e benefícios atuais dos quais usufruímos foram conquistados. Parabéns a todos os trabalhadores pelo seu dia! A luta continua!

#DataComemorativa 21/04/2021 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA Feriado de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como "Tiradentes", consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira.

Tiradentes foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, em 21 de abril de 1792. A data de sua morte se tornou feriado nacional em 1965, durante o governo do presidente Castelo Branco, pela Lei Nº 4.897.

www.martinopole.ce.gov.br
Emitido dia 20/04/2024 às 05:38:39