CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 14/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEDERMA REALIZA PEIXAMENTO DOS AÇUDES DA SEDE E ZONA RURAL DE MARTINÓPOLE

Pelo 3° ano consecutivo, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiênte (SEDERMA) realizou na manhã de ontem (13), o peixamento dos reservatórios de água da sede e zona rural de Martinópole.

Uma parceria com o Governo do Estado do Ceará através da Secretaria Executiva de Pesca, garantiu a distribuição de 80 mil alevinos de tilápia nos açudes de nosso município.

Executada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a ação visa a reposição dos estoques pesqueiros dos açudes públicos do Estado, com o aproveitamento das águas represadas nos açudes, aumentando a produção pesqueira extrativista, gerando alimento de alto valor nutritivo, além de possibilitar a geração de renda e oportunidades de trabalho, para todos que dependem da pesca.

Para o Secretário Aldemir Martins, a execução do Programa em nosso município fortalecerá diretamente a cadeia pesqueira e garantirá uma maior segurança alimentar a quem dela depende.

AÇUDES: SEDE, LAGOA ANGICA, GUAXININ, BARROCÃO, BARRAGEM PAULINO FEIJO, BARRAGEM BOM PRINCIPIO, JAGUARAPI, CAVAS, CONTENTE E ALTO ALEGRE.

#MeioAmbiente 10/11/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEDERMA EM PARCERIA COM O BANCO DO NORDESTE REALIZAM REUNIÃO COM OBJETIVO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PRODETER

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Martinópole (SEDERMA) e em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, através da Superintendência Estadual do Ceará e Célula de Desenvolvimento Territorial, realizou nesta sexta-feira (10), uma reunião de implementação do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER) no município na Cadeia Produtiva de Extração e Uso da Palha de Carnaúba.

A reunião foi um importante passo para a implementação do PRODETER, um instrumento que tem o objetivo de promover o planejamento, implementação e autogestão do processo de desenvolvimento sustentável dos territórios e o fortalecimento da economia local.

#PrefeituradeMartinópole

#MeioAmbiente 17/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE TÉCNICOS DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PARTICIPAM DE ATIVIDADE DE CAMPO COM O OBJETIVO DE APRIMORAR A CULTURA DE CAJÚ NO MUNICÍPIO
#MeioAmbiente 31/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA E SENAR/CE REALIZAM CURSO GRATUITO DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATOR AGRÍCULA

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou, entre os dias 24 e 28 de julho, o Curso de Operação e Manutenção de Trator Agrícola em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Para o secretário da SEDERMA, Aldemir Martins, estratégias como essa podem garantir mais eficácia e produtividade no campo e ainda contribui para diminuir o êxodo rural.

A mecanização agrícola já é uma realidade em nosso município e uma tendência na agricultura familiar. São diversas as atividades agrícolas que podem ser executadas com maior eficiência e facilidade por meio da utilização de máquinas e ferramentas específicas voltadas exclusivamente para propriedades rurais. Além disso, o incentivo à capacitação dos produtores ajuda a impulsionar a agricultura local.

#MeioAmbiente 21/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REÚNE FAMÍLIAS BENEFICIADAS COM A 2º ETAPA DO PROGRAMA DE CISTERNAS

Na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou, no Centro Cultural, uma reunião com famílias beneficiadas com programa de Cisternas.

As famílias das comunidades de Boa Vista, Alto Alegre, Jaburu, Xixá, Lagoa Curral, Ilhas, Morro Alto e Jaguarapi serão beneficiadas com a construção da 2º etapa do programa que tem o objetivo de garantir o acesso à água para consumo e produção de alimentos.

A reunião contou com a presença de famílias beneficiadas, do secretário de Desenvolvimento Rural, Aldemir Martins, do secretário de Administração, Fábio Cunha, de técnicos da CACTUS, empresa responsável pela construção das cisternas.

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REALIZA CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Martinópole (SEDERMA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-CE) e o SINRURAL de Moraújo promove nesta semana (05/06 a 09/06) o curso de inseminação em bovinos.

O objetivo do treinamento de inseminação artificial é capacitar o produtor rural no uso de técnicas adequadas na prática de inseminação artificial na bovinocultura. Além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade.

Para o Secretário Aldemir Martins, a ação visa um melhoramento da produção em Martinópole, fortalecendo assim a agricultura em nosso município.

#MeioAmbiente 19/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REUNIÃO DISCUTE IMPLEMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), realizou (18/04) reunião de alinhamento com objetivo de debater a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O SIM será responsável por garantir a qualidade de alimentos de origem animal e vegetal produzidos pelos agricultores e demais produtores do município, por meio de equipe de saúde técnica qualificada.

Esteviram presentes o secretário da SEDERMA, Aldemir Barros, a secretária da Saúde, Christiele Braga, o secretário da Educação, Charles Roberto, o prefeito, Betão Souza, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores, Adavilton, o secretário da Administração, Fábio Cunha, os médicos veterinários, Dr Romero e Dra Rebeca, o vereador Ney Monte e demais representantes da sociedade.

#MeioAmbiente 03/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ENCERRAMENTO DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

Na tarde da última sexta-feira (31/03) a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) realizou o encerramento da Festa Anual das Árvores 2023 e como forma de valorização dos trabalhos audiovisuais produzidos durante a semana, fez a entrega da premiação dos vencedores do Concurso "A Árvore do Meu Lugar".

Os vencedores foram agraciados com uma premiação em dinheiro e foram acolhidos pelo secretário da pasta Aldemir Martins, com o apoio da Prefeitura Municipal de Martinópole.

A festa Anual das Árvores foi instituída em 1965 e passou a ser comemorada durante a última semana do mês de março (período chuvoso) nos estados do Ceará, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

#MeioAmbiente 30/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MARTINÓPOLE ASSINA CONVÊNIO DE PRESERVAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Na tarde de ontem (29), a Prefeitura Municipal de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA), realizou o lançamento do Projeto Eco Juá.

O projeto visa a coleta de óleo usado nas cozinhas que serão encaminhados para reciclagem para fabricação de sabão. O dinheiro arrecadado será revertido em projetos sociais através da associação comunitária.

Estiveram presente na solenidade o prefeito municipal, Betão Souza, o secretário da SEDERMA, Aldemir Martins, o presidente da Câmara, Nilson Junior, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adavilton Santos, o presidente da Associação de Moradores de Boa Vista, Cleuso Diniz, o representante da Secretaria de Ação Social, Alanchelton , o representante do Consorcio de Residuos Sólidos da Região Litoral Norte, Afonso, os Agentes Jovens Ambientais e a Escola Padre José Roberto.

#Agricultura 22/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA ASSINA TERMO PARA FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA LOCAL

Na manhã de hoje (22), o prefeito Betão Sousa e o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Aldemir Martins, receberam a direção executiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Martinópole para um diálogo sobre as estratégias de fortalecimento da agricultura em nosso município.

A comitiva do Sindicato estava formada pelo presidente Adavilton dos Santos, pelo secretário Geral, Eudes Tabosa, pela Tesoureira, Maria do Rosário, e pela Coordenadora de Articulação de Mulheres, Gracilda Gomes.

O diálogo alinhou várias estratégias que a prefeitura juntamente com as entidades parceiras fará no município para fortalecer a agricultura local e assim estimular uma produção sustentável e satisfatória.

#Agricultura 06/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PARCERIA DO MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLE E SENAR/CE CAPACITA TÉCNICOS DE OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA

Entre os dias 27 de Fevereiro e 03 de Março, o município de Martinópole, recebeu o técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/CE), professor João Brandão para realizar o curso de Operador de Retroescavadeira, durante o período foram capacitados 12 novos operadores de máquina. Nossa cidade dá um importante passo em direção a modernização da atividade agrícola para pequenos produtores rurais, e visa garantir uma maior produção agrícola.

A Prefeitura Municipal de Martinópole e a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) tem buscado incansavelmente estratégias para estimular a produção sustentável dos recursos agrícolas em nosso município, buscando sempre novas parcerias para ajudar nesse desafio.

#Agricultura 10/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO BETÃO ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2022/2023

Na manhã de hoje (10/02) o Prefeito Betão esteve no Palácio da Abolição em Fortaleza para assinatura do Termo de Adesão ao Programa Garantia Safra 2022/2023. Com a medida o município garante sustentabilidade aos agricultores que em caso de perda de sua produção deve receber o valor de R$ 1200,00.

Criado pela Lei nº 10.420/2002, o Programa Garantia Safra é uma política pública que visa garantir um benefício social de uma renda mínima, por tempo determinado, aos agricultores familiares do semiárido que tenham perdido sua safra por causa da seca ou excesso hídrico. Além de assegurar a segurança alimentar, representa um estímulo para ampliação das áreas de plantio e uma contribuição para redução do êxodo rural e do empobrecimento. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%.

#Agricultura 09/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE MARTINÓPOLE RECEBE MAIS UMA FERRAMENTA PARA FORTALECER A AGRICULTURA LOCAL

Na manhã de hoje (09/02) o Prefeito, Betão Sousa, o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Aldemir Martins e o Dep. Sérgio Aguiar estiveram presentes na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará para receber o Trator para atividades Agrícolas.

O veiculo de mecanização agrícola muito contribuirá para as estratégias de fortalecimento da agricultura em nosso município e sua aquisição é fruto de muita articulação e parceria do governo do estado e o governo municipal.

A ação contempla a Lei Nº 17.609, de 6 de agosto de 2021, que prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas com consequente aumento de produtividade, redução dos custos de produção, fomento à agricultura de precisão, disponibilização aos agricultores de máquinas e equipamentos que contribuam para a atividade agrícola, adoção de práticas de manejo, conservação de solo e água e práticas vegetativas e mecânicas visando a sustentabilidade dos agroecossistemas.

#Agricultura 17/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR

A distribuição das sementes do programa Hora de Plantar está acontecendo hoje (17), na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA). No município, são 100 agricultores e agricultoras cadastrados no programa que receberão ao todo 500kg de sementes selecionadas. A entrega segue ainda pela tarde, de 13h às 17h. O beneficiário deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, DAP ou CAF ativo.

O programa Hora de Plantar é uma parceria do município com o Governo do Estado. "A semente selecionada é um grande incentivo a uma boa plantação e estímulo a uma boa colheita" afirma o secretário de desenvolvimento rural e meio ambiente, Aldemir Martins.

#Agricultura 13/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DISTRIBUI 40 MIL AVELINOS DO PROJETO PEIXAMENTO
#Saúde 16/09/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ATENDIMENTO VETERINÁRIO GRATUITO

Na manhã de ontem (15), a veterinária do município, Dra. Rebeca, esteve realizando o atendimento gratuito aos bichinhos, na sede da SEDERMA, localizada no Centro Cultural. Saiba mais:

A veterinária atende todos os dias de terça e quinta, entre os horários de 07h às 11h e de 13h às 17h, com local fixo na sede da SEDERMA e, quando necessário, também em campo.

O atendimento abrange animais de pequeno, médio e grande porte, como cães, gatos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e bovinos.

A oferta do serviço veterinário gratuitamente é um grande avanço para Martinópole, pois dá aos animais o cuidado necessário com a sua saúde e ajuda também aos martinopolenses não se deslocarem para outras cidades em busca do profissional.

#Infraestrutura 30/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITURA ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA COM INCRA

O prefeito Betão Souza assinou Acordo de Cooperação Técnica - ACT com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA para a criação de uma Unidade Municipal de Cadastramento - UMC que desenvolverá atividades relacionadas à manutenção e alimentação do Sistema Nacional de Cadastro Rural - SNCR.

Estiveram presentes representando o INCRA os técnicos de Cadastro Rural Alcir Ferreira Rêgo e Fátima Maria Meireles, além dos secretários municipais Fábio Cunha e Aldemir Barros, e ainda do Diretor Administrativo da SEDERMA, Wesley Almada.

#Infraestrutura 28/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REUNIÃO DE APROVAÇÃO DE ALTA PRIORIDADE PARA CONSTRUÇÃO DE NOVO AÇUDE

Na tarde de ontem, quarta-feira (27), a Secretaria de Desenvolvimento Rural representada pelo secretário de desenvolvimento rural de Martinópole, Aldemir Barros, participou de uma reunião de aprovação, que ocorreu no Comitê de Bacias do Rio Acaraú - CBH, em Sobral.

Na ocasião, o representante do município juntamente com outros representantes, esteve dialogando com o Comitê de Bacias do Rio Acaraú, sobre o grau de importância da criação de um novo açude na localidade de Boa Vista em Martinópole. A demanda de construção foi aprovada de média para alta prioridade.

O Açude Boqueirão será construído na localidade de Boa Vista e irá abranger a necessidade hídrica do município, assim como das cidades vizinhas. Sua capacidade irá equivaler a 5 vezes mais do que o Açude Jardim que abastece o município atualmente. O projeto tem tempo médio de até 30 anos para construção. Ressalta-se o grande avanço para a população martinopolense que irá se beneficiar.

#MeioAmbiente 19/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE - COMDEMA

Na tarde de hoje (14), a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município realizou, a 1° reunião de nivelamento e criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Comdema.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Betão, os secretários de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Administração, Aldemir e Fábio, os vereadores João Sampaio e Ney Monte, a Procuradoria Geral do município representada por Larissa Linhares e Jorge Romão, o líder político James Bel, o gerente da Ematerce de Granja e o coordenador do núcleo regional, Maurício e Dr. Marcos, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adavilton e os Agentes Jovens Ambientais (AJA's).

Umas das grandes etapas da reunião é o momento de planejamento participativo e diálogo entre diversos membros da comunidade presentes, sobre a defesa do meio ambiente. A partir das propostas elaboradas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural montará um Conselho Municipal do Meio Ambiente, sempre pensando na melhoria de vida da população martinopolense.

#MeioAmbiente 10/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PEDALADA ECOLÓGICA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Na tarde desta sexta (10), ocorreu a pedalada ecológica, realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para o encerramento das ações da Semana do Meio Ambiente.

O momento chamou a atenção dos martinopolenses para atitudes que ajudam o meio ambiente, como usar a bicicleta para locomoção que promove tanto a saúde física como a ambiental. A atividade contou com a participação da população, servidore(a)s e secretário(a)s.

#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PALESTRA EDUCATIVA SOBRE MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na tarde desta quarta-feira (08), uma palestra educativa com o tema: "Preservar nascentes hoje para garantir água potável de amanhã!" na escola Padre José Roberto, para informar e conscientizar os alunos sobre os cuidados com o meio ambiente.

Na ocasião estavam palestrando o Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Senador Sá, Jailson Monteiro e o representante do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Martinópole, Eudes Tabosa. A ação também contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento Rural, Aldemir Barros, dos AJA's, além dos professores e servidores da escola.

#MeioAmbiente 08/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE BLITZ E PLANTIO DE ÁRVORES NA ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na manhã desta quarta-feira (08), a abertura da Semana do Meio Ambiente na escola Chico Mundoca para conscientizar os alunos sobre a importância e o cuidado com a natureza.

Na Blitz foram plantadas árvores no entorno da escola e conduzida uma conversa sobre a importância do plantio. A ação também contou com a participação dos AJA's, além dos professores e servidores da escola.

#DataComemorativa 26/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SHOW DE PRÊMIOS DO TRABALHADOR RURAL 2022

Eita arrasta-pé danado! A celebração em comemoração ao dia do trabalhador rural na noite de ontem (25), foi marcada por muita música, animação e prêmios. O show musical do sanfoneiro Ezau Pereira embalou o momento com seu forró pé de serra, colocando o salão inteiro a dançar. Ainda teve entrega de prêmios como fogão, ventilador, liquidificador, capacete, plantadeiras, carro de mão e muitos outros.

Mais fotos você encontra no perfil oficial da Prefeitura no facebook.

#Agricultura 24/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SHOW DE PRÊMIOS DO TRABALHADOR RURAL 2022

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, anuncia que nesta quarta-feira, dia 25, o município irá celebrar o dia dedicado aos trabalhadores rurais com show de prêmios e muita música ao som do sanfoneiro Ezau Pereira. Teremos sorteio de capacete, plantadeiras, carro de mão, ventiladores, liquidificadores e muitos mais.

Venha prestigiar! Será no Centro Cultural, a partir das 18h.

#Agricultura 21/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PRIMEIRA EDIÇÃO DA FEIRA MUNICIPAL DE AGROPECUÁRIA

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou neste sábado (21/05) a primeira edição da Feira Municipal de Agropecuária. O evento contou com uma variedade de produtos que estavam sendo vendidos por agricultores(as), artesãos(as) e vendedores(as) de Martinópole.

Na ocasião, também tivemos atração musical com o sanfoneiro Ezaú Pereira e declamação de literatura de cordel com Valmir Rodrigues. Além de contar com uma equipe de técnicos de enfermagem, do Instituto Profissionalizante Francisca Nobre da Cruz, realizando averiguação de pressão arterial e medição da glicemia.

O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural de Martinópole, Aldemir Martins, o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores, Eudes Tabosa, o gerente do Banco do Nordeste, Diogenes Passos, o gerente do Agroamigo, Maicon Sousa, o assessor do Agroamigo, Ocimar Araújo, a presidenta do Sindicato de Granja, Ana Rita, o presidente do Sindicato de Senador Sá, Jailson Monteiro, o coordenador do AJA de Martinópole, Pedro Garcez, e os agentes do AJA de Martinópole.

#MeioAmbiente 26/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE AGENTES JOVENS AMBIENTAIS EM AÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, no decorrer desta semana, acompanhou os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) nas atividades de conscientização sobre a preservação do meio ambiente e mutirão de limpeza pelas ruas da cidade.

A equipe concentrou o trabalho comunitário de limpeza nas praças da Matriz e Nossa Senhora do Livramento, logo após percorreram as principais ruas conversando com a população e distribuindo panfletos educativos. Além da conscientização no espaço urbano, os AJAs também foram até a escola Marina Ximenes para incentivar a preservação ambiental.

Os Planos de Ação na Comunidade (PAC) que são executados pelos agentes devem ser contínuos. A ideia pensada pelos AJAs juntamente com a Secretaria de Desen. Rural é iniciar um trabalho de arborização, limpeza e preservação dos logradouros municipais.

A Prefeitura apoia as ações de preservação e incentiva os AJAs com seu trabalho pela natureza. Cuidar do meio ambiente é preservar o nosso futuro!

#MeioAmbiente 08/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEMINÁRIO DE NIVELAMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DO SELO MUNICÍPIO VERDE

A Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou na manhã de hoje (08), o Seminário de Nivelamento para implementação das ações do Selo Município Verde. O encontro reuniu os servidores da secretaria para o planejamento das próximas ações que serão desenvolvidas a fim de que o município conquiste o selo.

O Programa Selo Município Verde contribui para a implementação das políticas públicas ambientais em nível local, bem como para a internalização das questões ambientais em Programas, Planos, Projetos e Ações que visem o desenvolvimento cultural, social, econômico, político e ecológico dos municípios cearense.

#MeioAmbiente 22/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE FESTA ANUAL DAS ÁRVORES 2022

Ontem (21), a Secretaria de Desenvolvimento Rural realizou a Festa Anual das Árvores 2022 - Celebrando as espécies nativas do Ceará. A cerimônia teve início com plantio de mudas em frente ao Centro Cultural e na praça Nossa Senhora do Livramento, na parte da manhã.

O encerramento ocorreu no fim do dia, no Centro Cultural, com entrega de mudas e sementes de plantas nativas pelos agentes jovens ambientais, sorteio de brindes e entrega da premiação de melhor redação (troféu + R$ 150) sobre o meio ambiente para alunos das escolas municipais.

Vencedores:

• 6° ano - Denis Victor Tabosa Sampaio - Escola Chico Mundoca

• 7° ano - Nicolas Emanuel Viana Soares - Escola Chico Mundoca

• 8° ano - Thayson Gabriel Cunha Pereira - Escola Pe. José Roberto

• 9° ano - Maria Sebastiana Neta - Escola Pe. José Roberto

#Agricultura 14/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CONTEMPLADOS COM O GARANTIA-SAFRA EM FEVEREIRO

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, informa a lista de beneficiários que foram contemplados para receber em fevereiro o benefício do programa Garantia-Safra 2020/2021.

Cada contemplado receberá o valor de R$ 850,00 e deverá sacar a quantia de acordo com o calendário de pagamento dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

O objetivo do Garantia-Safra é garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

ANTONIA SANDRIELE DA COSTA

ANTONIO GOMES DOS SANTOS

ANTONIO MANOEL DO NASCIMENTO

ANTONIO MOREIRA AVELINO

BARTOLOMEU PEDRO SOARES

CLAUDIO DE PAULA CARVALHO

EDVAR FERREIRA GOMES

FRANCISCO DA CHAGA FILHO

FRANCISCO DE ASSIS DE LIMA

FRANCISCO GOMES DA COSTA

ISABEL SABINO DE SOUSA

IVANILDO GOMES SOARES

JOSE AURICIO MARQUES DOS SANTOS

JOSE OSMAR DIAS FERNANDES

LUCIA CARDOSO EUGENIO

LUIZ LOPES TABOSA

MANOEL PEREIRA DE MORAIS

MARIA CLEIDE RODRIGUES

MARIA DO NAZARE DO NASCIMENTO ANGELIM

MARIA DOLORES VITORINO

MARIA VALDEIRA DA COSTA

MARIA VILMA DA SILVA

MARIA VILMA RODRIGUES SAMPAIO

MARLUCIA SAMPAIO ARAUJO

OLIVER TELESFORO MARQUES

PAULO MENEZES

RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS

RAIMUNDO WELLINGTON NASCIMENTO DOS SANTO

RITA TEIXEIRA MARQUES

ROSELMA FROTA SETUBAL

#Agricultura 20/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL ASSINA CONVÊNIO COM A EMATERCE

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, assinou na tarde de hoje (20), um convênio com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará - EMATERCE. O acordo concede ao município assistência técnica para os agricultores locais.

A cerimônia da assinatura aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a mesa estava composta pela presença do prefeito Betão Souza, do secretário Aldemir Barros, do gerente da EMATERCE de Granja Maurício Magalhães, do coordenador do Núcleo Regional da EMATERCE Dr. Marcos, do presidente do STTR de Martinópole Adavildo dos Santos, do deputado estadual Sérgio Aguiar e do líder político James Bel.

Estiveram também como convidados os vereadores Ney Monte, Nilson Júnior e Roberto Moreira, além dos secretários, Charles Gomes, Christiele Braga, Fábio Cunha, Dóris Carvalho, Airton Queiroz, além dos demais servidores públicos.

Através da ação, o município contará com a assistência de dois técnicos para orientação dos agricultores sobre a cadeia produtiva local. Além de receber vários investimentos na agricultura, aumentando as chances de maior crédito no PRONAF, visto que contará com maior segurança de aplicação e resultado das atividades financiadas.

#Agricultura 17/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL DISTRIBUI 460KG DE SEMENTES DE MILHO PARA AGRICULTORES

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio do Programa Hora de Plantar, iniciou a distribuição de 460 kg de sementes de milho variedade para agricultores cadastrados.

Para receber o benefício é necessário comparecer no Centro Cultural, de 8h às 11h ou 13h às 17h, portando os documentos pessoais e o comprovante do ultimo boleto. Outra exigência para participar do Programa é possuir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa no Sistema DAPWEB.

#Agricultura 14/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE LISTA DE BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2020/2021

A Prefeitura de Martinópole através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, informa a lista de beneficiários que foram contemplados para receber o benefício do programa Garantia-Safra 2020/2021 em janeiro.

Cada contemplado receberá o valor de R$ 850,00 e deverá sacar a quantia de acordo com o calendário de pagamento dos benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Confira a lista completa:

ANTONIA ARAUJO DIAS

ANTONIO ARISTIDES PAIVA LOPES

ANTONIO GONCALVES DO NASCIMENTO

CREUSA AGUIAR DE LIMA

FRANCISCA CLEOMAR VIANA

FRANCISCA ELIZABETE TORRES PEREIRA

FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA

JOSE WILSON DE SAMPAIO

MADALENA RODRIGUES LIMA CARVALHO

MARIA DE FATIMA DA SILVA

MARIA ELENA GOMES

MARIA LUCINEIDE LOPES MOURA

O programa Garantia-Safra é coordenado, no estado do Ceará, pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), por meio da Coordenadoria de Crédito Rural (Cocred/ SDA) e executada pela Ematerce. O objetivo do Garantia Safra é garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões com risco de perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes.

#Agricultura 13/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL POSSIBILITA A ENTREGA DE CERCA DE 10 TONELADAS DE CALCÁRIO PARA OS AGRICULTORES

Na busca por melhoraria nas condições para o plantio em nosso município, a Secretaria de Desenvolvimento Rural possibilitou a entrega de cerca de 10 toneladas de Calcário para os agricultores locais.

Em recente análise no solo de nosso município foi constatado existir ineficiência de nutrientes necessários para uma boa produção no cultivo das culturas da cadeia produtiva de caju. Para corrigir essa ineficiência é preciso o uso do Calcário nas plantações, especialmente do cajueiro.

A Secretaria de Agricultura disponibilizará um técnico em agropecuária para acompanhar e orientar aos produtores. A ideia é desenvolver estratégias de fortalecimento da agricultura em nosso município.

Para adquirir as técnicas de correção de solo assim como calcário, os produtores devem se dirigir a sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

#Agricultura 07/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE PAGAMENTO DOS BOLETOS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA

A Secretaria de Desenvolvimento Rural comunica aos agricultores martinopolenses, cadastrados no Programa Garantia Safra 2021/2022, que ocorreu prorrogação do vencimento dos boletos até o dia 20/01/2022.

Os agricultores que ainda não solicitaram o boleto atualizado pode comparecer na Secretaria, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

#Agricultura 20/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PREFEITO ASSINA TERMO DE ADESÃO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA

O prefeito Betão Souza participou nesta segunda (20), de uma solenidade na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), em Fortaleza, para assinar o termo de adesão ao programa Garantia Safra 2021/2022. O evento contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, demais autoridades e prefeitos de todo o Estado.

O programa Garantia Safra tem o objetivo de levar segurança alimentar para pequenos agricultores familiares que moram em regiões com risco de perda de safra por causa de estiagem ou enchentes. O benefício vai para agricultores com renda mensal de até um salário-mínimo e meio que tiveram perdas de produção em seus municípios.

#Agricultura 09/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA É PORROGADA ATÉ DIA 24 DE DEZEMBRO

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Martinópole, informa que a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada até o dia 24 de dezembro.

Sendo assim, o criador deve comprar a vacina para aplica-la neste período, dentro do cronograma da Campanha. A vacinação é obrigatória para animais de até 24 meses (2 anos) de idade.

Os criadores podem emitir a Declaração da Vacina que pode ser feita acessando o site da ADAGRI:

#Agricultura 09/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MARTINÓPOLE É CONTEMPLADO COM GARANTIA SAFRA

Nesta primeira remessa, 93 agricultores receberão R$ 850,00, pago em parcela única. Até o presente momento, cerca de mais de R$ 79.000,00 serão injetados na economia do município.

A lista dos martinopolenses beneficiados está disponível na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e a partir de amanhã, (10/12), o benefício poderá ser sacado nas agências da Caixa, se o contemplado estiver apto para receber. Para mais informações, contatar a Secretaria, no Centro Cultural de Martinópole.

#Agricultura 09/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SEGUNDA FASE DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Martinópole, informa que a iniciou no dia 01 de novembro a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa. A Campanha vai até dia 30.
Sendo assim, o criador deve comprar a vacina para aplica-la neste período, dentro do cronograma da Campanha. A vacinação é obrigatória para animais de até 24 meses (2 anos) de idade.
Os criadores terão até o dia 15 de dezembro para emitir a Declaração da Vacina que pode ser feita acessando o site da ADAGRI: www.adagri.ce.gov.br ou nos demais postos autorizados.

#Agricultura 20/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CERIMÔNIA DE ENTREGA DE LICENÇAS AMBIENTAIS E AQUISIÇÃO DE MAIS CRÉDITO PARA OS AGRICULTORES LOCAIS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, na última sexta-feira (15), prestigiou a entrega das Licenças Ambientais aos agricultores(as) de nosso município que acessam crédito do Pronaf, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A Licença ambiental é fruto da Parceria entre a Secretaria, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Superintendência de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMACE) e o AGROAMIGO do Banco do Nordeste.

No evento, o Banco do Nordeste, através do AGROAMIGO, abriu financiamento agrícola de cerca de 200 mil reais para fortalecer as atividades agropecuárias e impulsionar a economia do município.

#Agricultura 19/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL EM VISITA TÉCNICA À UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE CAJU

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Martinópole visitou a unidade de processamento de Caju, na cidade de Bela Cruz, para buscar técnicas no manejo da fruta, em parceria com programa AtegSenar e sindicatos.

"O objetivo da atividade é estudar e aprimorar as técnicas de beneficiamento do caju, uma vez que nosso município tem grande potencial produtivo da fruta, ainda que pouco aproveitada", disse a Secretaria.

Participaram da visita técnica o SINRURAL de Moraújo, SENAR/Ceará e o Sindicato do Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Martinópole, além de técnico agropecuários do município de Martinópole.

#Agricultura 07/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ATENÇÃO AGRICULTOR - PAGAMENTO DAS SEMENTES DISPONÍVEL

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Martinópole informa que os boletos do Programa Hora de Plantar já se encontram disponíveis para pagamento, com vencimento para 31/10/2021. O boleto deve ser retirado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, no Centro Cultural.

O Hora de Plantar é uma importante iniciativa social e econômica voltada ao fomento à produção de qualidade do produtor rural cearense. Este ano o programa se transformou em política pública de Estado, que na prática dará mais segurança aos agricultores. Através da distribuição de sementes e mudas de elevado potencial genético o Programa Hora de Plantar se tornou referência nacional, se destacando por seu aspecto inovador e empreendedor, possibilitando nova dinâmica de mercado.

#MeioAmbiente 22/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE ENTREGA DE ALEVINOS DO PROJETO DE PEIXAMENTO

Nesta quarta-feira (22), o Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Martinópole, realizou a entrega de 50 mil alevinos do Projeto de Peixamento no município. A solenidade, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, contou com a presença do secretário Executivo da Pesca Thiago Sá Ponte, vice-prefeito Filipão, secretários, vereadores e moradores.

A distribuição aconteceu no Carnaubal Preto, Lagoa Angica, Sítio Bom Lugar, Barrocão dos Salvinos, Jardim, Boa Vista, Jaguarapi, Barragem Paulino Feijó e Barragem Bom Princípio.

O projeto promove o repovoamento de açudes e barragens públicas, estimulando a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, podendo, assim, gerar ocupação e renda para a população.

#Agricultura 03/09/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CADASTRO DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 2021/2022

Os agricultores e agricultoras que aderiram ao Programa na Safra passada tiveram seu cadastro migrado, mas para garantir a efetividade no cadastro, devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural ou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para confirmar a inscrição.

Agricultores com DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativo, mas que nunca participaram do Programa, devem procurar os centros de atendimento para efetuar a inscrição de 06 de setembro a 22 de outubro de 2021.

Os interessados devem comparecer portando cópia do RG e CPF; cópia da DAP ativa; cópia do documento da Terra e declaração de Uso da Terra.

OBSERVAÇÃO: Para aderir ao Programa é preciso está com a DAP ativa.

#Agricultura 03/08/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PRIMEIRO MUNICÍPIO DA REGIÃO A CONSEGUIR CRÉDITO DO PRONAF

Após a resolução do COEMA, a Secretaria de Desenvolvimento Rural de Martinópole tem se empenhado em ajudar os agricultores a conseguir acessar a LAC - Licença Ambiental por Compromisso e Adesão.

Ações técnicas junto ás propriedades rurais na busca de articular uma melhor estratégias de fortalecimento da agricultura de nosso município.

Ações essas que culminaram na obtenção da Declaração de Isenção da LAC para alguns agricultores no município e que estes puderam acessar o crédito do PRONAF.

Martinópole é primeiro município da Região atendida pelo Banco do Nordeste de Granja a conseguir que os agricultores possam acessar o crédito do Pronaf após Resolução nº 10/2020.

#Agricultura 07/06/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE A Secretaria de Desenvolvimento Rural participa de reunião sobre licenciamento ambiental

Durante a manhã de hoje (07), o Secretário de Agricultura de Martinópole, ao lado de sua equipe técnica, participou de uma reunião com parceiros para traçar estratégias para ajudar agricultores e agricultoras a obter a LAC- Licença Ambiental por Adesão e Compromisso, em cumprimento a legislação vigente.

Participaram da reunião, o Prefeito Betão Sousa, os representantes do Banco do Nordeste, representante do AGROAMIGO Unidade Granja, o Procurador do Município e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Para facilitar a obtenção desse documento a Secretaria e a Prefeitura estuda criar novos instrumentos que possam assegurar o acesso ao crédito do PRONAF e também seguir as normas ambientais.

O documento passou a ser exigido após a Resolução 010/2020, emitida pelo COEMA - CONSELHO DE MEIO AMBIENTE.

#Agricultura 18/05/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Rural inicia Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

A febre aftosa é uma das doenças animais mais contagiosas e causa grandes perdas econômicas aos pecuaristas. Trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda que causa febre, seguida pelo aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, ovinos, caprinos, porcos e todos ruminantes selvagens.

Para erradicar essa enfermidade a solução é a vacina periódica e anual dos bovinos. A campanha acontece em duas etapas e a primeira etapa acontece durante o mês de maio.

Os criadores devem procurar uma revenda, comprar as doses da vacina, vacinar o rebanho e entregar a declaração em um posto de atendimento da ADAGRI.

#Agricultura 22/04/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Martinópole assina termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021

Nesta quinta-feira (22), o Secretário de Desenvolvimento Rural, Aldemir Barros, participou da solenidade de adesão ao Programa Garantia Safra 2020/2021. O evento aconteceu via plataforma ZOOM.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), com o objetivo de garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por estiagem ou excesso hídrico.

A Prefeitura de Martinópole segue na busca de incentivos para auxiliar os martinopolenses e, assim, contribuir para um melhor desenvolvimento do município. Juntos para reconstruir e avançar!

#Agricultura 10/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza projeto de inserção de alevinos nos reservatórios de água

A Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Governo do Estado, realizaram peixamento de mais de 50 mil alevinos da espe´cie tila´pia. A distribuição ocorreu na Lagoa Angica, Açude do Jardim, Açude do Carnaubal Preto, Barragem Paulino Feijó, Barragem Bom Princípio, Açude Jaguarapi, Açude Boa Vista e Açude Guaxinin.

A inserção de alevinos nos reservatórios de água é um projeto que estimula a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para que estes possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias. Além de contribuir com a economia local.

#Agricultura 15/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE Prefeitura de Martinópole em parceria com o Governo do Estado distribui sementes

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Agricultura e em parceria com o Governo do Estado, entrega nesta segunda-feira (15) 350kg de milho, no Centro Cultural de Martinópole, para produtores rurais do nosso município.

No total, 70 pessoas serão beneficiadas com o programa Hora de Plantar, um projeto que tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e, para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.

www.martinopole.ce.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 15:26:06