CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 18/12/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DA SAÚDE PROMOVE AMPLIAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM TODOS OS POSTOS DO MUNICÍPIO MAIS DE 400 DOSES FORAM APLICADAS
#Saúde 15/12/2023 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE PARTICIPA DA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL EM BRASÍLIA

De Martinópole, Jamila Araújo, representando as mães de autistas e a gestão, participou como delegada do estado do Ceará na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental Domingos Sávio, realizada em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), de 11 a 14 de dezembro.

O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Desme), e reuniu aproximadamente duas mil pessoas para discutir, aprovar e deliberar propostas relacionadas à formulação da Política Nacional de Saúde Mental, bem como para fortalecer os programas e ações de saúde mental em todo o território nacional.

#Saúde 14/11/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA DIPLOMAÇÃO DOS AGENTES DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE AGENTES DE ENDEMIAS E AGENTES DE SAÚDE QUE CONCLUEM CURSO “SAÚDE COM AGENTE”
#Saúde 13/11/2023 SECRETARIA DE SAUDE DIA “D” DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM MARTINÓPOLE IMUNIZA MAIS DE 870 CÃES E GATOS CONTRA RAIVA A PREFEITURA DE MARTINÓPOLE, POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, REALIZOU O DIA "D" DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CÃES E GATOS, NO ÚLTIMO SÁBADO (11). FORAM 879 ANIMAIS VACINADOS.
#Saúde 09/11/2023 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA E SECRETARIA DE SAÚDE EM PARCERIA COM HEMOCE REALIZAM MUTIRÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria da Saúde, e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou nesta quinta-feira (09), na UBS Moura Fé, mais um mutirão de doações de sangue.

Dos 96 candidatos, 81 foram considerados aptos para doarem sangue.

Doar sangue é um gesto que pode levar esperança de vida e saúde para quem mais precisa. Doe sangue, doe vida!

#prefeiturademartinópole #doesanguedoevida

#Saúde 31/10/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE ENCERAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA COM PALESTRA EDUCATIVA, EXAMES, ENTREGA DE BRINDES E AULA DE RITMOS
#Saúde 09/10/2023 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA DE MARTINÓPOLE PROMOVE MUTIRÃO DE ATENDIMENTOS MÉDICOS ESPECIALIZADOS EM UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretaria de Saúde, realizou durante todo final de semana, um mutirão de especialidades médicas, que ocorreu em frente ao Centro Cultural Dário Campos Feijó, em uma Unidade Móvel de Saúde da Medical Express.

Foram realizadas consultas em diversas áreas como gastroenterologia, ginecologia, psiquiatria, ortopedia e oftalmologia.

Os atendimentos continuarão até o final do mês, porém, nos postos de saúde. Para agendar consultas e tirar dúvidas basta ir à Secretaria de Saúde, a partir das 07h.

#PrefeituraDeMartinópole

#MedicalExpress

#Saúde 09/10/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA HOMENAGEM ALUSIVA AO DIA DOS AGENTES DE SAÚDE E DE ENDEMIAS

Na manhã de hoje (09), a Secretaria de Saúde promoveu uma homenagem ao dia do agente comunitário de saúde (ACS) e do agente de combate à endemias (ACE), realizando a entrega de kit's e novo fardamento.

Na ocasião, também foi realizado um momento de exercícios e alongamentos conduzido pela Dra. Ana Carla.

Estiveram presentes coordenadores e funcionários da saúde, a secretária de saúde, Christiele Braga, o prefeito Betão Souza e o público presente.

#Saúde 07/10/2023 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA JUNTAMENTE COM A SECRETARIA DE SAÚDE REALIZAM O DIA "D" PELO MOVIMENTO NACIONAL PELA VACINAÇÃO NOS POSTOS

Na manhã deste sábado (07), aconteceu o dia "D" do movimento nacional pela vacinação, nos postos de vacinação da sede e da zona rural do município de martinópole para crianças e adolescentes de até 15 anos.

A Campanha tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação com a imunização das crianças e adolescentes para levar mais saúde e segurança à comunidade.

Fiquem ligados que a Campanha encerrará no próximo dia 14/10. Procure o posto de saúde mais próximo e atualize a caderneta de vacinação do seu filho(a).

#PrefeituraDeMartinópole

#MovimentoNacionalVacinação

#Saúde 04/10/2023 SECRETARIA DE SAUDE CONSELHO MUNICIPAL DA SAÚDE DE MARTINÓPOLE REALIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE AO 2° QUADRIMESTRE DE 2023

Foi realizado nessa terça-feira (03), por meio da Secretaria da Saúde, uma reunião do Conselho Municipal da Saúde com o objetivo de apresentar as prestações de contas e relatório detalhado referentes ao 2º quadrimestre de 2023. O balanço foi apresentado pelo assessor da Secretaria da Saúde, Marco Ferreira.

Na ocasião, estavam presentes população, secretários de pastas, vereadores, servidores do município, além dos membros do Conselho.

#Saúde 29/09/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE DA INÍCIO A MUTIRÃO COM ESPECIALISTAS PARA REDUÇÃO DE FILAS

A Prefeitura de Martinópole, por meio da Secretária de Saúde, deu início, nesta sexta-feira (29), a mutirão de especialidades, iniciando com médico psiquiatra, Pedro Mota. O mutirão se estenderá pelas próximas três semanas.

O objetivo é suprir a necessidade da população e diminuir ao máximo a fila de espera para atendimentos especializados.

#Saúde 21/09/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA PLANEJAMNETO NAS UBS E PSF DO MUNICÍPIO

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando diversas reuniões de alinhamento e planejamento com as equipes dos Postos e Unidades de Saúde do município.

As reuniões iniciaram no último dia 18, realizada pela Coordenação da APS e a secretária da Saúde, Christielle Braga, simultaneamente nos PSF Fransquinha Henrique e Sebastião Dentista. No decorrer do mês teremos a sequência destas reuniões no Posto Moura Fé e na Zona Rural.

#Saúde 01/09/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE SE REÚNE COM CATEGORIA DA ENFERMAGEM PARA DISCUTIR REPASSES A RESPEITO DO PISO SALARIAL

A Secretaria da Saúde, juntamente com assessorias e Setor Jurídico do município, reuniu toda equipe de servidores da enfermagem, na tarde dessa quinta (31), com o objetivo de informa-los a respeito do pagamento do piso salarial, aprovado recentemente.

O reajuste para o pagamento do piso salarial para enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem foi assinada nesta sexta (01), pelo prefeito Betão Souza, em acordo com a Lei Federal 14.434/2022.

#Saúde 16/08/2023 SECRETARIA DE SAUDE PALETRA SOBRE CAMPANHAS DE ALEITAMENTO MATERNO E DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É REALIZADA NA UBS ZÉ DO RANCHO

Foi realizado nesta manhã (16), no Posto de Saúde Zé do Rancho, uma palestra com os profissionais de saúde com o tema das campanhas Agosto Dourado e Agosto Lilás.

A Campanha Agosto Dourado reforça que o leite materno concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê (com destaque para antimicrobianos, anti-inflamatórios, enzimas digestivas e vários tipos de hormônios).

A campanha de Agosto Lilás foi instituído pela Lei 14.448/22 como mês de proteção à mulher, a fim de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher.

#Saúde 15/08/2023 SECRETARIA DE SAUDE DESAFIOS DA INTRODUÇÃO ALIMENTAR É TEMA DE PALESTRA NA SEMANA DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Nesta terça (15), foi realizado uma palestra com a nutricionista, Nayara Carla, com o tema "Desafios da introdução alimentar", na UBS Dr. Guarany. A atividade faz parte do cronograma da Semana da Primeira Infância.

A campanha da Primeira Infância tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do desenvolvimento de crianças nas primeiras fases da vida. Estudos comprovam que quanto mais estímulos a criança recebe mais ela poderá se desenvolver em todas suas capacidades.

#Saúde 29/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE DENTISTAS, FISIOTERAPEUTAS, NUTRICIONISTAS E AGENTES DE SAÚDE REALIZAM AÇÃO COLETIVA NAS ESCOLAS

A equipe de Atenção Básica neste mês de Maio realizou atividades de educação e saúde na sede e zona rural do município.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração entre a saúde e a educação, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população.

O PSE tem como objetivo contribuir na formação dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, tendo em vista o enfrentamento a problemática sobre o tema saúde bucal, alimentação e desenvolvimento social.

O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, comunidade escolar e estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional.

#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA EM PARCERIA COM HEMOCE E SECRETARIA DE SAÚDE REALIZAM DOAÇÕES DE SANGUE

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, e em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), realizou nessa quinta-feira (25), na UBS Moura Fé, mais um mutirão de doações de sangue. Dos 103 candidatos, 85 doações foram realizadas.

Doar sangue é um gesto que pode levar esperança de vida e saúde para quem mais precisa. Doe sangue, doe vida!

#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE AGENTES DE ENDEMIAS REALIZAM PULVERIZAÇÃO CONTRA LEISHMANIOSE

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã dessa sexta-feira (26), uma ação coordenada pela equipe de endemias de combate à leishmaniose visceral no município.

A pulverização realizada tem o objetivo de prevenir novos casos de leishmaniose e interromper a proliferação do mosquito flebótomo (conhecido popularmente por mosquito palha).

#Saúde 26/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde realizou nessa sexta-feira (26), mais um mutirão de vacinação contra Covid-19 e influenza, e vacinas de rotina.

A vacinação foi intensificada e ocorrerá semanalmente. Fique ligado nas nossas redes oficiais e fique por dentro do calendário.

#Saúde 18/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAUDE REALIZA ATIVIDADES FÍSICAS VOLTADAS PARA PÚBLICO IDOSO

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou mais um dia de atividade física, nesta quarta (17), na Praça de Eventos. A atividade teve a orientação da Fisioterapeuta Dra. Ana Carla.

As atividades são realizadas todas as segundas e quartas.

"Podemos ajudar a manter o bem-estar e a saúde dos idosos, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. A prática de exercícios é um desses hábitos: trabalhar o corpo é a garantia de um envelhecimento mais saudável", ressalta Dr. Carla.

Além de ajudar no fortalecimento corporal, na coordenação motora e na autonomia, os exercícios para idosos também refletem diretamente na saúde mental, prevenindo e até auxiliando no combate contra diversas doenças como ansiedade e depressão.

#Saúde 10/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO NO CONTROLE DAS ARBOVIROSES

A Secretaria de Saúde realizou na manhã de hoje (10), um mutirão passando pelas casas e conscientizando os moradores do bairro Jubina.

A equipe da Saúde, vigilância sanitária, os Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) conversaram com a população sobre a conscientização, prevenção e o combate do mosquito transmissor do "arbovírus" que causa dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

#Educação 03/05/2023 SECRETARIA DE SAUDE COM TEMA "IMUNIZAÇÃO E SITUAÇÃO VACINAL", SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA SEMANA DE PALESTRAS NAS ESCOLAS

Foi realizado, por meio da Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação, a Semana da Saúde nas escolas com o tema "Imunização e situação vacinal".

As palestras foram ministradas pela psicóloga, Dra. Jéssica, pela fisioterapeuta, Dra. Ana Carla e pela nutricionista, Dayane Fontenele, que trataram da importância da vacinação bem como de cuidados com a saúde das crianças e adolescentes.

Além disso, foram verificadas as cadernetas de vacinação das crianças, para que fossem orientadas a tomarem as vacinas atrasadas para ampliar a proteção. Os profissionais orientam que as vacinas são fundamentais para prevenir doenças, e por isso, é importante estar atento ao calendário de vacinação.

#Saúde 31/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE X CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de saúde realizou a X Conferência Municipal de Saúde, na manhã de ontem (30/03), na Câmara Municipal. Com o tema: "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia."

Os eixos temáticos abordados foram:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O encontro reuniu os setores da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Infraestrutura,Agricultura equipe do Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e membros da comunidade.

Estiveram presentes o prefeito Betão Souza, os vereadores municipais, o público presente e parte do secretariado.

A Conferência teve como objetivo a elaboração e construção do Plano Municipal de saúde para o avanço no fortalecimento do SUS e uma construção de uma saúde pública mais efetiva.

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA MAIS DE 50 ULTRASSONOGRAFIAS

Foi realizado na última sexta-feira (24), por meio da Secretaria da Saúde, no Hospital Imaculada Conceição, 55 exames de prevenção em ultrassom com os médicos Dr. Lucas e Dra. Ana Cristina.

A ultrassonografia possibilita rastrear e identificar o câncer, seja no estágio inicial ou não, em pessoas que apresentam sinais e sintomas suspeitos da doença.

Para agendar uma consulta, compareça à UBS mais próxima de sua residência ou vá até a Secretaria da Saúde para saber mais.

#Saúde 21/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE 10º CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MARTINÓPOLE

O Conselho Municipal de Saúde de Martinópole, na pessoa do seu presidente, Clyz Maclayton Cunha, da secretária de Saúde, Christiele Braga, convidam todos os profissionais da saúde, autoridades municipais e toda a população para se fazer presente na 10ª Conferência Mundial de Saúde de Martinópole, que será realizada em 30 de março, na Câmara Municipal, às 08h.

O tema da Conferência deste ano é "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia - Amanhã vai ser outro dia". Os eixos temáticos serão:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;

III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Será um momento importante para avançar nas discussões para o fortalecimento do SUS e uma construção de uma saúde pública mais efetiva. Participem!

#Saúde 17/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE PRÉ CONFERÊNCIAS DE SAÚDE NAS LOCALIDADES

Entre os dias 16 e 18, a secretaria de saúde, realizou as pré conferências de saúde nas localidades da Boa Vista, Carnaubal Preto e Pintombeira, que tiveram como tema "garantir diretos e defender o SUS, a vida e a democracia".

Foram debatidos os eixos temáticos:

I-O Brasil que temos. O brasil que queremos

II-O papel do controle Social e dos movimentos sociais

III-Amanhã será outro dia para TODOS

IV-Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia

As ações tem como intuito analisar a situação da saúde para formular propostas que elaborem um plano de ação, com vistas a incorporar o conceito do Direito a Saúde no debate público.

#Saúde 17/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE MARÇO LILÁS: PREVENÇÃO AO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Palestra realizada na UBS Zé Do Rancho sobre a importância da realização da coleta de exame citopatológico nas mulheres.

Março é dedicado a prevenção ao câncer do colo do útero. O momento contou com palestra realizada pela médica Dra Livia e pela Enfermeira Thalita.

#Saúde 17/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE MÊS DA MULHER NAS LOCALIDADES

Celebrando o mês da Mulher, a UBS Boa Vista realizou a Semana da Mulher nas localidades do interior. Foram realizados exames citopatologico, testes rápidos e palestras educativas!

Se Cuidar é sempre a melhor Prevenção!

#Saúde 14/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE DIA DE ATENDIMENTO INFANTIL

Cuidados Fisioterapêuticos com a Dra. Valentina Magalhães.

Agora no município contamos com mais uma especialidade, a presença de uma Fisioterapeuta Pediatrica especialista em Assimetria Craniana, fazendo atendimentos voltados ao público infantil. O momento aconteceu hoje pela manhã no posto Dr. Guarany.

#Saúde 09/03/2023 SECRETARIA DE SAUDE ATENDIMENTO EXCLUSIVO DA MULHER

Foi realizado no dia de ontem (08), ações voltada as mulheres martinopolenses. O momento iniciou com o Coffe break, e contou com atendimento médico e de enfermagem, coleta de exame citopatológico, atendimento com psicóloga, aferição de pressão, entrega flores e muito mais.

Estiveram presentes o prefeito Betão Souza, o líder político James Bel acompanhado de sua esposa Raphaele Barros, e os secretários municipais.

Essa é mais uma ação de comprometimento da gestão juntos para reconstruir e avançar, com toda população de Martinópole!

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA DE SAUDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Na tarde de ontem (27), ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Martinópole, a apresentação de contas e o relatório detalhado referente ao 3º Quadrimestre de 2022. O encontro contou com a participação do assessor técnico Marcos Ferreira, a secretária de saúde, Christiele Braga, o presidente da câmara municipal, vereador Nilson Junior, o vereador Robertinho, além da equipe que compõe o Conselho Municipal de Saúde.

Essa é mais uma demonstração de respeito e transparência da gestão Juntos para reconstruir e avançar com a população Martinopolense.

#Saúde 25/11/2022 SECRETARIA DE SAUDE UBS BOA VISTA REALIZA ATIVIDADE EM ALUSÃO AO NOVEMBRO AZUL

Hoje (25), foi realizada a ação do Novembro Azul na localidade da Boa Vista, contando com as presenças do médico Dr. Petter, das enfermeiras Luciara e Ivanir, e da primeira dama Cristiane Rocha.

O momento contou com uma palestra, seguida de orientações, com o intuito de conscientizar os homens, a manterem uma rotina que garanta, sua saúde e seu bem estar!

Essa é mais uma ação da gestão juntos para reconstruir e avançar, de conscientização a toda nossa população, sobre o cuidado da saúde masculina.

#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA DE SAUDE ABERTURA DA SEMANA DO BEBÊ - DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATÍPICO E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Nesta segunda (21), na Praça de Eventos, foi realizado a abertura da Semana do Bebê, que dá início a uma série de atividades voltadas para as gestantes e o desenvolvimento de crianças de até 6 anos no município. O evento teve palestra com a psicóloga Luana Ferreira, depoimento da mãe da criança com TEA Jamile Paula e os desfiles da grávida mais bela e bebê fofura.

Estiveram presentes a primeira-dama, Cristiane, os secretários Charles, Dóris, Christiele e a Procuradora Geral Adjunta Larissa que participaram como jurados no desfile das 22 crianças e 9 gestantes. Assim como estavam presentes os demais servidores das secretarias.

Houve ainda entrega das faixas e brindes para a gestante mais bela e o bebê fofura.

#Saúde 04/11/2022 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE RECEBE DOAÇÃO DE COLCHÕES DA ZENIR

Na manhã de hoje (04), a Secretaria da Saúde recebeu a doação de colchões, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Martinópole e a loja Zenir Móveis e Eletros em comemoração aos 30 anos da empresa.

A doação proporcionará mais qualidade para os pacientes do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição que agora conta com um ambiente confortável e equipado para atender a população.

O prefeito Betão agradece em nome de todos os martinopolenses a ação que tanto beneficiará o atendimento hospitalar em nosso município.

#Saúde 01/11/2022 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, promoveu juntamente com o HEMOCE uma campanha de doação de sangue na manhã nesta terça-feira (01), no PSF Moura Fé.

No total, tivemos 88 candidatos e 82 doadores que ajudaram a salvar vidas com esse gesto de amor e solidariedade ao próximo. Agradecemos a todos que compareceram

#Saúde 01/11/2022 SECRETARIA DE SAUDE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

A Prefeitura de Martinópole através da Secretaria de Saúde realizou ontem (31), o encerramento da campanha em alusão ao Outubro Rosa no município.

Foi realizado no evento um aulão de ritmos com o educador físico Flavinho, palestra com a Dra. Perpétua sobre a prevenção do câncer de mama, testes rápidos, além de gincanas, brincadeiras, sorteios e um lindo desfile das mulheres da melhor idade.

A Secretaria de Saúde reforça a importância desse movimento de autocuidado e prevenção ao Câncer de Mama.

#Saúde 27/09/2022 SECRETARIA DE SAUDE PEDALADA SETEMBRO AMARELO - A VIDA É SEMPRE A MELHOR ESCOLHA

Encerramos a tarde de ontem (26), liberando muita endorfina com a pedalada em prol ao Setembro Amarelo, mês de prevenção contra o suicídio, realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A população martinopolense presente percorreu as principais ruas da cidade. Ao final, participaram de uma roda de conversa debatendo sobre a importância do mês e a prevenção ao suicídio.

Agradecemos a todos que fizeram parte deste momento de alegria, conscientização e promoção da saúde através da atividade física. Um evento que traz a luta e incentivo a favor da vida!

#Saúde 22/09/2022 SECRETARIA DE SAUDE MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO

A Secretaria de Saúde realizou ontem (21), mais um mutirão para remoção de catarata, pterígio e limpeza de lente (capsulotomia), no Hospital e Maternidade Imaculada Conceição.

A ação iniciou com a triagem dos pacientes para os procedimentos de Ceratometria, Biometria, Mapeamento de retina e Ultrassonografia, ao total foram realizados 148 atendimentos, dos quais 106 realizaram cirurgia de catarata, 22 consultas com alta, 18 consultas para pterígio e 02 consultas para catarata.

Todos os pacientes receberam colírio e óculos de sol para o pós operatório.

#Saúde 01/09/2022 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA SETEMBRO AMARELO Desenvolvida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a campanha tem como objetivo abordar de forma transparente a prevenção do suicídio como questão de saúde pública.
#Saúde 30/08/2022 SECRETARIA DE SAUDE PSF DR GUARANY EM CAMPANHA PELO AGOSTO LILÁS E AGOSTO DOURADO

O mês de agosto reflete sobre importantes pautas para as mulheres, como o combate à violência contra a mulher e o aleitamento materno, pensando nisso, o PSF Dr. Guarany realizou na manhã de hoje (30), um encontro especial que reuniu gestantes e mamães para um momento de conscientização e descontração.

O Agosto Lilás volta a atenção da sociedade para a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que acontece nesse mês em referência a data da Lei Maria da Penha de 07 de agosto de 2006.

O Agosto dourado lembra a importância do aleitamento materno, simbolizando a luta pelo incentivo à amamentação com uma campanha que conscientiza sobre a necessidade do leite como alimentação exclusiva dos bebês até os seis meses de idade.

#Covid 26/08/2022 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO INFANTIL NA FAIXA ETÁRIA DE 3 A 4 ANOS

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, retornou na manhã de hoje (26), a vacinação infantil no Centro de Atendimento e Apoio ao Autismo (Antigo Hotel Municipal). As crianças de 03 a 04 anos receberam a dose infantil da vacina.

Completar o esquema vacinal é essencial para proteger os pequenos dos sintomas mais graves do Coronavírus. Fique de olho na programação da Prefeitura para se atualizar das datas, público alvo e locais de aplicação.

As doses de esperança continuam se multiplicando, nos braços dos pequenos martinopolenses.

#Saúde 29/07/2022 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE É DESTAQUE NAS AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE

Nossa saúde não para de avançar! Martinópole ficou acima da média no relatório do Ministério da Saúde do Programa Saúde na Escola - PSE com 94,44% de cobertura na avaliação.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

#Saúde 14/07/2022 SECRETARIA DE SAUDE ARRAIÁ NO CENTRO DE ATENDIMENTO E APOIO AO AUTISMO

Na noite de ontem (13), o Centro de Atendimento e Apoio ao Autismo de Martinópole, realizou sua festividade junina, que contou com deliciosas comidas típicas, decoração junina e brincadeiras de montão.

Estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Christiele, a equipe de profissionais do Centro de Atendimento e Apoio ao Autismo e as famílias assistidas pelo serviço.

Foi mais uma noite arretada com muita animação e lazer para os martinopolenses!

#Saúde 12/07/2022 SECRETARIA DE SAUDE CENTRO DE ATENDIMENTO E APOIO AO AUTISMO ATENDE NO MUNICÍPIO DE SEGUNDA A SÁBADO

Nosso atendimento no Centro de Atendimento e Apoio ao Autismo está a todo vapor! De segunda a sábado, das 7h às 12h, o Centro de Atendimento e Apoio ao Autista funcionará com o intuito de atender todos os martinopolenses com o espectro Autista e outras deficiências cognitivas que necessitam de cuidados especiais.

O Centro de Atendimento Especializado é um diferencial para a questão do autismo e outras deficiências cognitivas no Município de Martinópole, pois presta um serviço integral de excelência, contando com espaço para atendimento e aperfeiçoamento no cuidado com as pessoas diagnosticadas e no apoio a família.

Contamos com uma equipe multiprofissional com o fonoaudiólogo Dr. Pedro Henrique, a psicóloga e psicopedagoga Grace Almada, a terapeuta ocupacional Ernestina Ferreira, a nutricionista Nayara Carla, a fisioterapeuta Juliana Martins e a Psiquiatra Infantil Vera Lúcia.

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, reforça aos pais ou responsáveis a importância da busca por atendimento profissional adequado, no intuito de promover uma melhor qualidade de vida as crianças com espectro autista e outras deficiências cognitivas.

#Saúde 06/07/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE APRESENTA O PROJETO PROTEJA EM CAMPANHA CONTRA A OBESIDADE INFANTIL

A prefeitura municipal de Martinópole por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, apresentou nesta tarde (06), na Câmara Municipal o projeto PROTEJA. Que visa diminuir os índices de obesidade infantil em nosso município, debatendo a elaboração de atividades para cada setor.

Foram apresentados vídeos demonstrativos de ações do PROTEJA, mostrando suas iniciativas, e quais tarefas cada secretaria pode desenvolver à fim de previnir a obesidade infantil.

Estiveram presentes neste momento, o prefeito municipal Betão Souza, a secretária de saúde Christiele Braga, e a nutricionista municipal Nayara Carla.

#Saúde 24/06/2022 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE É DESTAQUE EM CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL

Martinópole participou, nos dias 21 e 22, da Conferência Estadual em Saúde Mental, que ocorreu em Fortaleza. Na ocasião, os municípios apresentaram suas propostas e, ao final, apenas 5 foram selecionadas, das quais 2 foram levantadas pela delegada de Martinópole, a profissional da saúde Jamila Araújo.

As propostas foram: A criação do Centro de apoio a crianças com autismo - PROJETO MARTINÓPOLE TEABRAÇA - com atendimento diário multiprofissional para este público e o Projeto Cuidar do Cuidador.

Com a aprovação, a representante levará as propostas até Brasília, para a Conferência Nacional de Saúde Mental.

#Saúde 23/06/2022 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA E FUNASA SE REÚNEM COM OS SECRETÁRIOS E EQUIPE DE SAÚDE

Nesta quinta-feira (23), os secretários do município se alinharam com um representante da FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), para tratar do Projeto de Saúde Ambiental para fiscalização das ações executadas em benefício da população.

O objetivo dessa reunião é integrar ao nosso Município um melhor desempenho da saúde pública e ambiental.

#Infraestrutura 11/06/2022 SECRETARIA DE SAUDE INAUGURAÇÃO DO POSTO DE SAÚDE DA LOCALIDADE LAGOA DO CURRAL

Foi inaugurado, na manhã de sábado (11), o Posto de Saúde Terezinha Jesus Lopes. Na solenidade esteve presente o prefeito, Betão Souza, o líder político, James Bel, os secretários municipais, vereadores, demais servidores e a população em geral, que compareceu para prestigiar o novo ambiente que estará a disposição da população.

O novo Posto de Saúde da Lagoa do Curral está pronto para receber a população e suprir a necessidade de saúde pública da localidade. Proporcionando um local destinado a saúde pública e cuidados essenciais.

A gestão JUNTOS PARA RECONSTRUIR E AVANÇAR se orgulha em entregar mais esta importante conquista no âmbito da saúde para os martinopolenses.

#Saúde 31/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA E PTERÍGIO

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizará o mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, nos dias 13 e 14 de junho, no Hospital e Maternidade Imaculada Conceição.

As cirurgias serão agendadas através da fila de espera da Secretaria de saúde.

#Saúde 27/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura esclarece que a compra de medicamentos para abastecimento das farmácias das unidades de saúde é feito de forma centralizada, cabendo a Secretaria de Saúde do Estado, a licitação, compra e fornecimento dos itens pactuados. Infelizmente estamos com grave desabastecimento, solicitando da Sesa providências urgentes, uma vez que estamos com o repasse financeiro em dias.

Para mais informações procure a Secretaria de Saúde do município.

#Saúde 18/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE NOVO EQUIPAMENTO NO HOSPITAL

Nesta quarta-feira (18/05) foi inaugurado um novo equipamento no Hospital e Maternidade Imaculada Conceição, o aparelho que realizará exames de Eletroencefalograma, também conhecido como EEG, que analisa a atividade elétrica cerebral espontânea, no qual é captada através da utilização de eletrodos colocados sobre o couro cabeludo.

O exame foi realizado pela primeira vez em Martinópole no paciente Mateus, com o suporte da enfermeira Monalisa e do técnico Ivan.

A Prefeitura de Martinópole se orgulha em buscar a cada dia novos equipamentos para a melhoria da saúde pública do nosso município.

#Saúde 14/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE INÍCIO DE ATENDIMENTO DA PSIQUIATRA INFANTIL NO CENTRO DE ATENDIMENTO E APOIO AO AUTISMO

Na manhã deste sábado (14), o prefeito Betão Souza e a secretária de Saúde Christiele Braga visitaram o Centro de Atendimento e Apoio ao Autismo, onde puderam acompanhar os atendimentos realizados pela psiquiatra infantil, Dra. Vera Lúcia, juntamente com a continuidade dos atendimentos da terapeuta ocupacional, Dra. Ernestina Cavalcante.

A coordenadora do Centro de Atendimento, psicóloga Grace Almada, também esteve presente acompanhado o funcionamento do ambiente.

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, reforça aos pais ou responsáveis a importância da busca por atendimento profissional adequado, no intuito de promover uma melhor qualidade de vida as crianças com espectro autista.

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE MOBILIZAÇÃO CONTRA AS ARBOVIROSE SEGUE NAS RUAS DA CIDADE

A Secretaria de Saúde, dá sequência às ações de mobilização contra as arboviroses, passando na manhã de hoje (12), pelas casas e conscientizando os moradores do bairro Jubina.

A equipe da Saúde, vigilância sanitária e os ACEs conversaram com a população e distribuíram material para a coleta de lixo. A mobilização continua amanhã, nos postos de Saúde, para realizar a conscientização e o combate do mosquito transmissor do "arbovírus" que causa dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

#Saúde 12/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA DIVULGA PROJETO DO NOVO MERCADO PÚBLICO

A Prefeitura divulga as projeções da reconstrução do novo Mercado Público de Martinópole, um novo ambiente para receber nossos comerciantes e gerar mais negócios no município.

#Saúde 11/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE MOBILIZAÇÃO CONTRA AS ARBOVIROSES

A Secretaria de Saúde iniciou hoje (11), na escola Dário Campos Feijó, as atividades da mobilização contra as arboviroses, que estarão ocorrendo no decorrer desta semana nas ruas e postos de saúde.

A ação tem por objetivo conscientizar e realizar o combate do mosquito transmissor do "arbovírus" que causa dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

#Saúde 07/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE JUNTAMENTE COM O CEREST PROMOVE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS E MÉDICOS

Ontem (06), a Secretaria de Saúde, juntamente com o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST, promoveu uma capacitação com os profissionais enfermeiros e médicos do município sobre a saúde do trabalhador.

O encontro ocorreu no CRAS e foi ministrado pelas palestrantes Viviane Abreu, enfermeira do trabalho do CEREST Regional, e Janaína Albuquerque, técnica de segurança do trabalho do CEREST Regional.

#Saúde 06/05/2022 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA REALIZA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, está promovendo no dia de hoje (06), juntamente com o HEMOCE, mais uma campanha de doação de sangue no município. A coleta iniciou às 08h no PSF Moura Fé e se estenderá até as 14h.

Venha fazer parte da campanha. Doe sangue, salve vidas!

#Saúde 29/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Na próxima quinta-feira (28), acontecerá no Plenário da Câmara, de 8h às 14h, a IX Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Saúde Mental do município de Martinópole. No qual teremos como palestrante a Enfermeira e Mestre em Ensino da Saúde, Verineida Sousa.

Contamos com sua presença para fazer parte deste encontro que irá promover discussões acerca dos assuntos abordados e como devemos implementar ações para o avanço da Saúde no município.

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA PARTICIPA DE I ENCONTRO MULTIPROFISSIONAL SOBRE AUTISMO: INTEAGRAR

Nos dias 22 e 23 de abril representantes de Martinópole participaram do I Encontro Multiprofissional sobre Autismo, na Universidade Federal do Delta do Parnaíba. O evento promovido pela Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Parnaíba, a AMA, reuniu profissionais e público em geral no ciclo de palestras e atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional.

Estiveram presentes no encontro a psicóloga Grace Almada, a fisioterapeuta Juliana Martins e a assistente social Glaucia Fontenele, que participaram com objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos no Centro de Apoio ao Autismo de Martinópole.

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE E I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

Na próxima quinta-feira (28), acontecerá no Plenário da Câmara, de 8h às 14h, a IX Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Saúde Mental do município de Martinópole. No qual teremos como palestrante a Enfermeira e Mestre em Ensino da Saúde, Verineida Sousa.

Contamos com sua presença para fazer parte deste encontro que irá promover discussões acerca dos assuntos abordados e como devemos implementar ações para o avanço da Saúde no município

#Saúde 26/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NO HORÁRIO NOTURNO

Mais uma novidade! Nosso atendimento noturno na UBS Sebastião Dentista agora contará com atendimento odontológico. De segunda a quinta, das 17h30 às 22h, o Posto de Saúde funcionará com intuito de atender, principalmente, os martinopolenses que não conseguem se deslocar no período diurno e precisam realizar uma consulta com médico(a), enfermeiro(a) ou dentista.

Lembrando que temos um horário limitado e consequentemente um número exato de consultas, que são divididas por ordem de chegada e atendimento de emergência.

#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA REALIZA RODA DE CONVERSA NO DIA "D" DO AUTISMO

A Prefeitura realizou, na manhã de hoje (05), uma Roda de Conversa sobre o Autismo, na escola João Ricardo. A ação interdisciplinar de acolhimento às famílias de autistas foi realizada através das secretarias de saúde, educação, desenvolvimento social e administração.

As famílias participaram do encontro, que contou com a presença de profissionais da assistência social, advogada, fonoaudiólogo, psicóloga e terapeuta ocupacional, levantando questões da rotina e suas dúvidas. Os especialistas contribuíram para a conversa abordando o conhecimento de cada área.

O momento foi fundamental para a integração das famílias, troca de experiências e conscientização sobre o autismo e o acompanhamento das crianças com o transtorno. A Prefeitura segue com os esforços para proporcionar a inclusão de todos!

#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE NOVO HOSPITAL E MATERNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

Nesta terça-feira (05/04), o prefeito Betão Souza e a secretaria de Saúde Christiele Braga deram boas-vindas, ofertando um maravilhoso café da manhã, aos nossos queridos servidores da Saúde e demais secretários no novo prédio do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição. Um ambiente amplo e moderno que já conta com novos equipamentos, fardamentos e materiais hospitalares para melhor atender a população.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE INAUGURAÇÃO DO HOSPITAL E MATERNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

Ainda no clima de alegria por essa linda reconstrução, mais registros da cerimônia de inauguração da obra do nosso Hospital e Maternidade Imaculada Conceição, que ocorreu no dia do aniversário de 65 anos de emancipação política de Martinópole.

#Saúde 04/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA INICIA ATENDIMENTO MÉDICO NOTURNO

Iniciamos hoje (05/04), mais um ação que irá promover mais qualidade de vida e assistência à saúde dos martinopolenses. Além de reforçar o cuidado com o trabalhador, que agora possui um horário noturno para facilitar sua ida ao médico(a) ou enfermeiro(a).

O atendimento, nesta noite, foi realizado pelo Dr. Emerson e a Enfermeira Rubia, na UBS Sebastião Dentista. E quem chegou por lá, já aprovou o novo horário!

#DataComemorativa 02/04/2022 SECRETARIA DE SAUDE DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

Hoje, 02 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi estabelecida em 2007, com o objetivo de difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticadas.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os transtornos do espectro autista (TEA) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum maior ou menor limitação na comunicação, na interação social, e comportamentos estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. O autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, terapias e medicamentos e também acolhimento, amor e atenção podem proporcionar qualidade de vida para os autistas e suas famílias.

#Saúde 28/03/2022 SECRETARIA DE SAUDE SAÚDE NA PPRAÇA

Na última terça (22), foi dia de Saúde na Praça com uma programação repleta de ações. Foram ministradas palestras, realizados testes rápidos, aferição de pressão, distribuição de panfletos, demostração do ciclo de vida do aedes, vacinação nas crianças e muito mais... Além disso, ainda tivemos muita música com DJ Sam e aulão de ritmos com o professor Flávio Strit Dance.

Mais uma ação da Prefeitura, em parceria com a Saúde, em comemoração aos 65 anos de Martinópole.

#Saúde 22/03/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA TESTE DE ORELHINHA E LINGUINHA

Na manhã de hoje (22), a Secretaria de Saúde esteve realizando, na UBS Sebastião Dentista, testagem da linguinha e da orelhinha com a fonoaudióloga Ceciane. O teste indicado para recém-nascidos é importante no diagnóstico precoce de possíveis alterações no corpo do bebê.

Mais uma ação que faz parte da semana do município.

#Saúde 25/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE CLIMA DE CARNAVAL NA BLITZ DA PREVENÇÃO

Na noite de ontem (24), aconteceu a Blitz da Prevenção na Praça de Eventos, promovendo a conscientização acerca das IST's (infecções sexualmente transmissíveis) com clima de descontração e carnaval.

O Aulão de Ritmos foi conduzido pelo educador físico Flávio Strit Dance, que agitou os martinopolenses com muita alegria. Na ocasião também foram realizados testes rápidos para detectar HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, além da verificação de sinais vitais e entrega de preservativos.

Se você perdeu a Blitz da Prevenção, pode solicitar testes e preservativos nos Postos de Saúde. A Prefeitura lembra a todos que a prevenção é sempre a melhor forma de se cuidar e cuidar de quem você ama.

#Saúde 24/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE AULA DE RITMOS NA BLTIZ DA PREVENÇÃO

Para encerrar com chave de ouro nossa Blitz da Prevenção, vamos nos divertir e exercitar com um Aulão de Ritmos conduzido pelo educador físico Flávio Strit Dance. Iremos dançar bastante com essa modalidade aeróbica que mistura coreografias motivantes através dos ritmos.

Lembrando que será nesta quinta-feira (24), a partir das 18h, na Praça de Eventos.

Não fique de fora! Venha fazer parte desse momento de descontração em prol da saúde e bem-estar.

#Saúde 22/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZARÁ BLITZ DA PREVENÇÃO

A Secretaria de Saúde realizará a Blitz da Prevenção na véspera deste carnaval, quinta-feira, dia 24, a partir das 18h, na Praça de Eventos.

Teremos a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da verificação de sinais vitais e entrega de preservativos.

Não fique de fora! Lembre-se que a prevenção sempre será a melhor solução.

#Covid 16/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE É DESTAQUE NA VACINAÇÃO E ALCANÇA 5ª E 12ª POSIÇÃO NO CEARÁ

A cidade de Martinópole é o 12° município do Ceará que mais vacinou contra Covid-19 no ranking da população geral, e 5° no ranking de vacinação das crianças. Os dados são fornecidos pela Secretaria de Saúde do Ceará (SESA), a posição alcançada é referente a última atualização do dia 14 de fevereiro.

É graças aos esforços dos profissionais que fazem parte da equipe da Saúde de Martinópole que o município chegou a esse resultado. Parabéns a todos!

#Covid 11/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE PREPARA AMBIENTE DE DIVERSÃO NA VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

Na tarde de ontem (10), a Secretaria de Saúde aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas crianças de 5 a 11 anos. Foram 593 martinopolenses imunizados durante a ocasião, que aconteceu na Praça de Eventos.

A Prefeitura preparou um momento especial para os pequenos, criando um ambiente com muita diversão para o novo público. Teve decoração personalizada, certificado de coragem, pula-pula, fantasias e diversos outros atrativos para os mais jovens.

#MeioAmbiente 10/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE MUTIRÃO DE ARRECADAMENTO DE PNEU

Nesta sexta (11), a Eco da gente em parceira com a Secretária Municipal de Saúde, realizará o primeiro mutirão de arrecadação de pneus inservíveis, o objetivo é retirar do meio ambiente pneus descartados inadequadamente, que além da poluição do meio ambiente, gera risco à saúde pública com acúmulo de água, proporcionando focos do o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica.

O mutirão acontecerá nas principais ruas do município e oficinas mecânicas. Doe seu pneu inservível, o meio ambiente e saúde pública agradece!

#Covid 08/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO NAS CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS

Criançada a partir de 5 anos chegou a hora de receber a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Quinta-feira, dia 10, na Praça de Eventos, a partir das 17h, acontecerá a vacinação dos martinopolenses de 5 a 11 anos, cadastrados no Saúde Digital.

É necessário a criança ir acompanhada dos pais/responsável e portando o cartão do SUS

#Saúde 04/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE SAÚDE AVANÇA E PREFEITURA ADQUIRE EQUIPAMENTO ELETROCARDIÓGRAFO PARA UBS

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir da próxima sexta-feira (11), estarão realizando exames cardiológicos na UBS Sebastião Dentista, que ocorrerão de forma semanal, todas as sextas. Para o agendar sua consulta é necessário levar o encaminhamento para a central de regulação na Secretaria de Saúde.

A disponibilização de tal serviço só pode ser possível graças a aquisição de mais um equipamento para a saúde do município, o eletrocardiógrafo, aparelho com o qual se realiza o exame de eletrocardiograma.

Consideramos que trazer mais especialidades e equipamentos para o município é fundamental, oferecendo serviços que antes apenas eram possível com o deslocamento para outros municípios. A Saúde em Martinópole só avança!

#Saúde 03/02/2022 SECRETARIA DE SAUDE FIQUE ATENTO A VIROSE DA MOSCA

Nesse período do ano, com a decorrência das chuvas, o número de moscas aumenta e, com isso, temos também o surto de infecções gastrointestinais. Conhecida popularmente como "virose da mosca", a infecção causada pelo inseto ocorre quando o mesmo pousa em áreas contaminadas e depois em alimentos, podendo transportar microrganismos que levam doenças para sua casa.

Os principais sintomas são:

- Febre;

- Dor no corpo;

- Náusea;

- Vômito;

- Diarréia;

- Desconforto abdominal.

Para se prevenir é importante que você mantenha os sacos de lixo bem fechados, lave bem sua lixeira, coloque telas em ralos e janelas, além de lavar bem as mãos e os alimentos.

#Saúde 31/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE PRFEITURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE AUSÊNCIA DO TRANSPORTE PARA POLICLÍNICA

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer que o transporte para os martinopolenses que possuem agendamento na Policlínica de Camocim está incluso no convênio do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Camocim, pago pela Prefeitura e que foi acordado pela gestão anterior. Por isso, é importante frisar que é de inteira responsabilidade do Consórcio disponibilizar o deslocamento dos munícipes que irão utilizar os serviços da Policlínica.

Contudo, na manhã desta segunda-feira (31), vários pacientes tiveram suas consultas canceladas por falta de transporte. A Prefeitura de Martinópole repudia veementemente este ato de irresponsabilidade para com a população e informa que irá tomar as providências cabíveis diante deste descaso.

No mais, seguiremos mantendo nossa transparência e compromisso com os martinopolenses.

#Covid 25/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DA SEMANA

Nesta semana teremos vacinação nos Postos de Saúde, repescagem de dose reforço e vacinação das crianças de 10 e 11 anos. Confira datas e horários no cronograma:

TERÇA (25/01)

Todos os postos de saúde - 07h às 11h;

População a partir de 18 anos para tomar primeira, segunda e terceira dose da Pfizer e Coronavac.

QUINTA (27/01)

PSF Zé do Rancho - 13h30 às 16h30;

Para quem recebeu a primeira dose da vacina Janssen.

SEXTA (28/01)

PSF Zé do Rancho - 08h às 12h;

Crianças de 10 e 11 anos cadastradas no Saúde Digital, acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando o cartão do SUS.

Não esqueça de portar seu cartão de vacinação e/ou cartão do SUS. Se você ainda não realizou seu cadastro ou o cadastro das crianças de 05 a 11 anos, clique no link abaixo:

#Covid 19/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE PRIMEIRA CRIANÇA A RECEBER A DOSE DO IMUNIZANTE CONTRA A COVID-19 NO MUNICÍPIO

Denis Tabosa de 11 anos é a primeira criança, da faixa etária de 5 a 11 anos, vacinada contra a Covid-19 em Martinópole. Denis recebeu a Pfizer Pediátrica, na tarde desta quarta-feira (19/01), no PSF Zé do Rancho.

São doses de ESPERANÇA que vão se multiplicar nos bracinhos dos nossos pequenos. Para que o município receba as doses necessárias é muito importante que todas as crianças na faixa etária de 05 a 11 anos estejam cadastradas no Saúde Digital. Diponibilizamos abaixo o link para realização do cadastramento:

#Covid 19/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE DÁ INÍCIO A VACINAÇÃO EM CRIANÇAS DE 11 ANOS

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria da Saúde, iniciou na tarde desta quarta-feira (19/01) a vacinação das crianças de 11 anos, no PSF Zé do Rancho. Ao todo, 60 crianças receberam sua primeira dose da Pfizer Pediátrica e iniciarão o processo de imunização contra a Covid-19.

Dá pra sentir no ar a felicidade dos pais e mães ao protegerem as crianças. Um dia que vai ficar na história!

Neste momento, gostaríamos de agradecer aos profissionais da Saúde que seguem empenhados em avançar com a vacinação em Martinópole. Mas, também, ressaltar que todo esse esforço não pode ser em vão.

Faça sua parte! Mantenha os cuidados necessários, use máscara e complete seu esquema vacinal. Juntos, venceremos o vírus!

Importante lembrar que todas as crianças entre 05 a 11 anos devem estar dastradas no Saúde Digital para que o município receba a dose do imunizante. Clique no link disponível abaixo:

#Covid 18/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE AGENDA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA AS CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA DE 11 ANOS

Criançada, chegou a hora de receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. Martinópole vai iniciar com a faixa etária de 11 anos.

Confira ao final a lista completa com o nome das crianças cadastradas no Saúde Digital que deverão comparecer amanhã (19/01), de 13h às 16h30, no PSF Zé do Rancho, situado no antigo Hotel Municipal, para receber o imunizante.

É necessário a criança ir acompanhada dos pais/responsável e portando o cartão do SUS.

#Covid 17/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE RECEBE 130 DOSES PARA INICIAR A VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A COVID-19

Nesta segunda-feira (17/01), a Secretaria de Saúde de Martinópole recebeu 130 doses da Pfizer Pediátrica para iniciar a vacinação das crianças de 11 anos, que já se cadastraram no Saúde Digital e estão aptas para receber sua primeira dose.

A Coordenadora de Imunização, Luciana Albuquerque, informou que as primeiras crianças serão vacinadas nesta quarta-feira, dia 19. Em breve, a Prefeitura divulgará mais informações com a lista dos cadastrados até 13 de janeiro que irão receber o imunizante.

Se você ainda não cadastrou seu filho(a), clique no link abaixo para realizar:

#Covid 12/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE CENTRO PARA ATENDIMENTO CONTRA A COVID-19 E SÍNDROME GRIPAL

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, informa que o Centro de Atendimento contra a Covid-19, situado no antigo Hotel Municipal, está funcionando de segunda à sexta, de 07h às 19h, com profissionais em prontidão para atender a população que esteja com sintomas de síndromes gripais e covid-19. Além do atendimento, no Centro será disponibilizado dois testes (swab rápido e lacen) para detecção da doença.

É de suma importância que a população continue com os devidos cuidados contra a proliferação das doenças e fique em dias com a caderneta de vacinação.

#Saúde 07/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE ALERTA SOBRE ALTA NOS CASOS DE SÍNDROME GRIPAL

A Secretaria de Saúde de Martinópole alerta a população para alta de casos de síndromes gripais nos últimos dias no município.

Consultas e atendimentos devem ser feitas em qualquer Unidade Básica de Saúde. Testes contra a COVID-19 podem ser solicitados no Hospital Municipal para a detecção da doença, e para distinguir de outras doenças como a Influenza (gripe).

#Saúde 05/01/2022 SECRETARIA DE SAUDE JANEIRO BRANCO - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL

Janeiro é considerado o mês de conscientização sobre a saúde mental.

Igual ao físico, a saúde mental também merece cuidados especiais, com o objetivo de evitar danos emocionais e futuros traumas. Não tenha vergonha de pedir ajuda! Procure uma Unidade de Saúde.

#Covid 22/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE CADASTRAMENTO DAS CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS PARA RECEBIMENTO DA VACINA CONTRA A COVID-19

A Secretaria de Saúde, nesta quarta (22), está realizando um mutirão para cadastrar crianças que tem entre 05 e 11 anos para o recebimento da imunização contra a COVID-19.

O atendimento pela manhã será até 12:00. E pela tarde de 14:00 às 17:00.

Ou você pode fazer o cadastro pelo link disponibilizado abaixo:

#Covid 22/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

Na próxima terça-feira, dia 28, a Secretaria de Saúde de Martinópole estará promovendo o último mutirão de vacinação contra a COVID-19 deste ano de 2021. E que bom iniciar o ano imunizado, né não?

A vacinação será em frente à Secretaria de Saúde, das 17h às 20h.

1ª dose - população a partir de 12 anos

2ª dose - agendados para receber CORONAVAC e PFIZER até o dia 05 de Janeiro

3ª dose (reforço) - população a partir de 50 anos que tomaram a 2ª dose há 4 meses

É necessário comparecer portando Cartão do SUS, RG e CPF ou Cartão de Vacinação.

A imunização contra o coronavírus reduz os riscos de evolução da doença e a gravidade da infecção. Ao se vacinar você estará protegendo todos ao seu redor.

#Saúde 21/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE LIBERADO O CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL PARA CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS

Está liberado o cadastro para crianças de 05 a 11 anos para receber o imunizante contra a COVID-19, no site do Saúde Digital.

Se você precisa de ajuda para realizar o cadastro, compareça nesta quarta-feira, dia 22, na Secretaria de Saúde, das 8h às 12h e 14h às 17h.

Pais ou responsáveis devem estar portando o cartão do SUS da criança.

Você também pode realizar o cadastro pelo próprio celular, basta acessar o site abaixo:

#Saúde 20/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE CONHEÇA OS PRINCIPAIS SINTOMAS E CUIDADOS COM A GRIPE INFLUENZA A (H3N2)

Casos de vírus Influenza A (H3N2) estão aumentando em todo país. Na nossa região os tempos de chuva que estão se aproximando podem agravar ainda mais os problemas respiratórios. Fique de olho na prevenção!

Os sintomas podem ser identificados em paciente com: febre alta com início forte, dores de cabeça, dores nas articulações, nariz entupido e inflamação na garganta e tosse. Em alguns casos pode aparecer vômito e diarreia, sendo estas manifestações mais frequentes em crianças. Em caso de sintomas, é importante procurar uma Unidade de Saúde para identificar o vírus.

Especialistas de saúde alertam sobre a importância dos cuidados diários para se prevenir, como: lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, usar máscaras descartáveis, manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações

#Covid 16/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE MUTIRÃO DE TESTAGEM CONTRA A COVID-19 NA ESCOLA DÁRIO CAMPOS FEIJÓ

A Secretaria de Saúde promoveu nesta quarta (15), um mutirão de testagem contra a COVID-19 na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Prefeito Dário Campos Feijó. A equipe de vigilância epidemiológica realizou 54 testes do tipo SWAB em professores e alunos para monitorar e precaver a doença.

Esta é mais uma ação da Secretaria, que pretende rastrear casos ativos e casos assintomáticos, com objetivo de manter o controle da doença em nosso município.

#Saúde 15/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO

O Dezembro Vermelho é uma Campanha voltada para conscientizar sobre os cuidados e o tratamento precoce de doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Aids é uma doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, sendo capaz de alterar o DNA das células mais atingidas.

O vírus pode ser transmitido "a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é essencial se proteger usando camisinha e fazer regularmente o exame.

Procure a Secretaria de Saúde ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e faça o teste de HIV. Prevenir é um gesto de amor por você e por quem você gosta.

#Saúde 10/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE PARTICIPA DE REUNIÃO AMPLIADA DO COSEMS/CE

Nesta sexta-feira (10), aconteceu a última edição da Reunião Ampliada de Secretários da Saúde em 2021, realizado pelo COSEMS/CE, em Fortaleza. A secretária da Saúde de Martinópole, Christielle Braga, esteve presente representando o município.

O evento contou com a participação de representantes do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS) e da Secretaria da Saúde do Estado (SESA) para discutir a temática nas três esferas: municipal, estadual e federal. No total, mais de 100 gestores municipais de saúde participaram do encontro, reafirmando a importância da atuação de todos os secretários na adaptação de seus municípios e na solução de problemas em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

#Covid 02/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE TESTAGEM DA COVID-19 EM PRÉDIOS PÚBLICOS

A Secretaria de Saúde promoveu nesta quinta (02), um mutirão de testagem contra a COVID-19, como forma de precaução, nos servidores que trabalham na sede da Prefeitura e na Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude. Na ocasião foram realizados testes swab.

Esta é mais uma ação da Secretaria, que pretende rastrear casos ativos e casos assintomáticos, com objetivo de manter o controle da doença em nosso município.

#Saúde 01/12/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA PARTICIPA DE REUNIÃO DESCENTRALIZADA DA APRECE

Na manhã desta quarta (01), foi realizada na cidade de São Benedito, a Reunião Descentralizada da APRECE, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-Ce), para tratar de temas relacionadas à Saúde de nossa região, em especial as cirurgias eletivas e financiamento dos Hospitais de Pequeno Porte.

Participaram do evento o Secretário de Saúde do Estado, Marcos Gadelha, o presidente da APRECE, Júnior Castro, a presidente do COSEMS, Sayonara Cidades, e, representando Martinópole, o prefeito Betão Souza e a Secretária de Saúde, Christiele Braga.

#Prefeito 26/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA CONVIDA A TODOS E TODAS PARA COMPARECEREM À INAUGURAÇÃO DA PRAÇA

O prefeito Betão Souza convida a população martinopolense para participar da solenidade de inauguração da Praça de Eventos Manoel Martins Barros, uma importante conquista no âmbito do lazer em nosso município. Será neste sábado, dia 27 de novembro, às 19h. Sua presença é muito importante!

#Covid 26/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE MARCA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO CENTRO CULTURAL

A Secretaria de Saúde realizará neste sábado, dia 27, mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. Será no Centro Cultural, das 8h às 13h.
1
ª dose - população a partir de 12 anos
2ª dose - agendados para receber Coronavac até dia 10 de dezembro e Pfizer até 27 de dezembro.
IMPORTANTE: os interessados devem portar o Cartão do SUS, RG e CPF ou cartão de vacinação.
NÃO DEIXE PARA DEPOIS! É de extrema importância a imunização da população contra o Coronavírus.

#Saúde 26/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE POSTOS E UNIDADES DE SAÚDE EM ATIVIDA NA SEMANA DO BEBÊ

Na programação da Semana do Bebê desta quinta (25), que ocorreu no UBS Sebastião Dentista, nos PSF Moura Fé, Zé do Rancho e Dr. Guarany, foi realizado palestras e roda de conversas a respeito dos cuidados na primeira fase da vida criança.
As palestras foram realizadas pela atual Secretária de Saúde, Christiele Braga, que falou da importância do momento para a vida da criança, pela Nutricionista, Cristiana, pela Enfermeira Perpétua e a Fisioterapeuta, Juliana Martins, pela Assistente Social, Paula, e pelo Dentista Jullis Gleidson, que falou da importância da saúde bucal. Houve ainda entrega de brindes para todos e todas que compareceram aos eventos.

#Saúde 25/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA REALIZA PEDALADA PELA SAÚDE DO HOMEM

Nesta quinta (25) a Secretaria de Saúde, em alusão ao Novembro Azul, realizou a Pedalada pela Saúde do homem. O evento teve como foco chamar a atenção da sociedade para a importância da conscientização acerca da saúde do homem como os cuidados com a rotina e prevenção de doenças.
Participaram do evento o prefeito, Betão Souza, que deu uma palavra sobre os cuidados e prevenção, e demais funcionários públicos, além da participação da população que compareceu em grande número.
No evento houve ainda testagem rápida para detecção de doenças como HIV e Sífilis, Hepatite B e C, e testagem para detecção de COVID-19 a todos que compareceram (os teste são necessários para rastrear doenças e prevenir complicações futuras).

#DataComemorativa 24/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE CONVIDA A TODOS E TODAS PARA PARTICIPAREM DA PEDALADA PELO NOVEMBRO AZUL

Você é nosso convidado(a) para fazer parte da Pedalada em alusão ao Novembro Azul, que acontecerá na próxima quinta, dia 25 de novembro, às 16h30. A concentração e finalização do percurso será na Praça de Eventos.
Na sequência haverá uma palestra sobre a saúde masculina, com foco na conscientização para cuidados na rotina que garanta o bem-estar do homem. No evento também será disponibilizado gratuitamente testagem rápida para HIV, Sífilis, Covid-19, Hepatite B e C, além de vacinação contra a Covid-19.

#Saúde 22/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA SEGUE COM AS ATIVIDADES DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Foi realizado nesta segunda-feira (22), na UBS Sebastião Dentista, uma palestra ministrada pelo médico Urologista, Dr. Talys Pontes, a respeito da saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul é voltado para a atenção à saúde do homem, abrangendo problemas como doenças crônicas, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental. O objetivo é promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames e estimular para a manutenção de uma rotina que garanta a saúde e o bem-estar.

#Covid 21/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE RECEBE DOAÇÃO REALIZADA PELO MOVIMENTO UNIDOS PELA VACINAÇÃO DO GRUPO MULHERES DO BRASIL

Martinópole foi contemplado com seis caixas térmicas de 8,5L e dezoito gelox reutilizável 400ml para serem utilizados no processo de vacinação no município.
A doação foi realizada pelo movimento Unidos pela Vacina, iniciativa criada pelo grupo Mulheres do Brasil, com o foco principal em viabilizar e acelerar o processo de vacinação nos municípios.
Ontem (19), o prefeito Betão Souza esteve em Fortaleza, juntamente com o secretário de finanças Airton Jr e o vereador Nilson Jr, para receber a doação que foi entregue pela líder do grupo mulheres do Brasil Fortaleza, Annette de Castro, e pela assistente do grupo Mulheres do Brasil Fortaleza, Marcela Ribeiro.

#Saúde 17/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PSF GUARANY EM AÇÃO PELA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

Nesta quarta-feira (17), foi realizada uma palestra no PSF Dr. Guarany, para falar da importância dos cuidados com a saúde do homem, em alusão ao Novembro Azul.
A palestra foi ministrada pelo Dr. Emerson, enfermeiro Geian Jr., nutricionista Cristiane, fisioterapeuta Paulinha e pela coordenadora de atenção primária Christiele, tendo como foco conscientizar os homens a manterem uma rotina que garanta sua saúde e o bem-estar. Na ocasião ocorreu distribuição de brindes, marcação de exame de sangue e, no final, foi servido um lanche para os presentes.
Mais uma ação da gestão juntos para reconstruir e avançar, conscientizando a população sobre a importância do cuidado com a saúde masculina.

#Covid 13/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA "D" DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 ACONTECE NESTE SÁBADO

A Secretaria de Saúde está realizando durante a manhã de hoje (13), um mutirão de vacinação para acelerar a imunização dos martinopolenses, a partir de 12 anos.
Corre que ainda dá tempo de se vacinar, é até as 13h! Se você ainda não recebeu sua primeira dose ou está agendado para receber a segunda dose da Coronavac até o dia 30 de novembro e da Pfizer até o dia 15 de dezembro, compareça na Praça da Matriz, para receber seu imunizante.
Não deixe para depois. Vacinas salvam vidas!

#Covid 11/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA D DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, informa que irá promover um mutirão de vacinação para acelerar a imunização dos martinopolenses, a partir de 12 anos.
Se você ainda não recebeu sua primeira dose ou está agendado para receber a segunda dose da Coronavac até o dia 30 de novembro e da Pfizer até o dia 15 de dezembro, compareça na Praça da Matriz, de 8h às 13h, para receber seu imunizante.
É de extrema importância a colaboração de todos na luta contra o Coronavírus. Não deixe para depois. Vacinas salvam vidas!

#Saúde 11/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREVINA-SE CONTRA O CANCÊR DE PRÓSTATA

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame de toque retal e, dependendo da necessidade, através do exame laboratorial que avalia dosagem de sangue (PSA - que é o exame do Antígeno Prostático Específico). Se a doença é identificada no início, a chance de cura é de mais de 90%.
Muita atenção nos fatores de risco e sintomas da doença. Manter os cuidados é fundamental para a saúde do homem.
Importante: O SUS oferece tanto o tratamento quanto o controle e a prevenção da doença gratuitamente. Faça uma consulta!

#Saúde 11/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PSF MOURA FÉ EM CAMPANHA PELO NOVEMBRO AZUL

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, iniciou uma campanha em alusão ao Novembro Azul nos Postos de Saúde do município.
Na tarde desta quinta-feira (11), tivemos uma palestra no PSF Moura Fé, ministrada pela enfermeira Perpétua, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, especialmente sobre a prevenção do câncer de próstata.

#Saúde 09/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde informa que iniciará novo horário de funcionamento. A medida também vale para o CAF (Centro de Atendimento Farmacêutico).

Confira abaixo:

Sec. de Saúde - 08:00 às 13:00

CAF - 07:00 às 13:00

#Saúde 08/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE NASCE MAIS UM MARTINOPOLENSE NO HOSPITAL E MATERNIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO

Na última sexta-feira, dia 05, nasceu mais um martinopolense no Hospital e Maternidade Imaculada Conceição. O bebê Pedro Ítalo veio ao mundo lindo e saudável de um parto humanizado, pesando 3,370 kg, para alegria da mamãe Maria Gleiciele.

O parto foi realizado pelo Dr. Antônio de Fátima e pela excelente equipe de profissionais da saúde do munícipio. Na ocasião, a diretora do Hospital Ana Kelly acompanhou e deu assistência a paciente.

Seja bem-vindo ao mundo, Pedro Ítalo!

#Saúde 06/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA D DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (06), até as 17h, a vacinação antirrábica destinada para cães e gatos a partir de 3 meses de idade.

PONTOS DE VACINAÇÃO
- Praça Matriz
- PSF Moura Fé
- PSF Dr. Guarany
- Escola Chico Mundoca
- Escola Marina Ximenes

Não deixe seu animal de estimação desprotegido. A raiva é uma doença infecciosa de origem viral capaz de levar as vítimas a óbito em praticamente 100% dos casos.

#Saúde 05/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A Secretaria de Saúde de Martinópole dá início à Campanha Novembro Azul. A Campanha é pautada por ações que buscam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames, estimulando os homens a manterem uma rotina que garanta a saúde e o bem-estar.

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a necessidade de cuidados especiais com a saúde do homem, abrangendo problemas como doenças crônicas, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental. Sobretudo, o Novembro Azul pretende chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce contra os diversos tipos de câncer que podem acometer o homem, com destaque para o câncer de próstata, que é responsável pela segunda maior causa de câncer em homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo o INCA, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, sendo responsável pela morte de 15.983 homens somente no Brasil em 2020.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para o tratamento e a diminuição das chances de o paciente evoluir a óbito.

É indicado que o homem faça o exame de toque retal e o exame de sangue que avalia a dosagem do PSA (que é o exame do Antígeno Prostático Específico), que diagnostica o câncer de próstata, a partir dos 40 anos de idade. Para homens com histórico de câncer na família, estes exames devem ser feitos a partir dos 35 anos.

Importante: O SUS oferece tanto o tratamento quanto o controle e a prevenção da doença gratuitamente. Agende uma consulta!

#Covid 05/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA COLETA DOAÇÕES EM MAIS UMA PARCERIA COM O HEMOCE

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, promoveu juntamente com o HEMOCE uma campanha de doação de sangue nesta sexta-feira (05), na UBS Sebastião Dentista.

No total, tivemos 79 candidatos e 72 doadores que ajudaram a salvar vidas com esse gesto de amor e solidariedade ao próximo. Agradecemos a todos que compareceram!

#Covid 05/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE VACINAÇÃO NOS BAIRROS

Nesta sexta-feira (05), a Secretaria de Saúde está realizando a ação "Vacinação nos Bairros". Dessa vez, na Avenida Capitão Brito, no calçadão em frente ao Centro dos Idosos.

Se você ainda não recebeu sua primeira dose ou já chegou o momento de receber a segunda, você pode comparecer ao local portando os documentos necessários (CPF, RG e Cartão do SUS).

Não deixe para depois! Complete seu esquema vacinal contra a Covid-19.

#Saúde 03/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA EM PARCERIA COM HEMOCE PROMOVERÁ MUTIRÃO DE VACINAÇÃO

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, irá promover com o HEMOCE um mutirão de doação de sangue. Será nesta sexta-feira, dia 05 de novembro, na UBS Sebastião Dentista, de 8h às 14h.

Você pode reservar um horário pelo site do Hemoce (link disponível ao final da notícia), ou pelos números:
(88) 3677-4623
(88) 3677-4627
(88) 3677-1512

Não fique de fora desse gesto de solidariedade e amor ao próximo. Doe sangue e ajude a salvar vidas!

#Covid 03/11/2021 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO NOS BAIRROS ATENDE RUA TEODOMIRO BARROS

Nesta quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde está realizando a ação "Vacinação nos Bairros", até 11h, na Rua Teodomiro Barros, altura da conhecidNesta quarta-feira (03), a Secretaria de Saúde está realizando a ação "Vacinação nos Bairros", até 11h, na Rua Teodomiro Barros, altura da conhecida Rua dos Macacos.

Se você ainda não recebeu sua primeira dose ou já chegou o momento de receber a segunda, você pode comparecer ao local portando os documentos necessários (CPF, RG e Cartão do SUS).

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA DIA 6 DE NOVEMBRO

A Secretaria de Saúde de Martinópole informa que dia 06 de novembro, de 8h às 17h, acontecerá o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, a partir de 3 meses de idade.

Confira abaixo os pontos de vacinação:

- Praça Matriz

- UBS Moura Fé

- UBS Dr. Guarany

- Escola Chico Mundoca

- Escola Marina Ximenes

A vacinação dos animais contra a raiva é muito importante para controlar a doença, visto que a raiva não tem cura tanto nos animais quanto nos seres humanos. Por isso é fundamental a prevenção através da vacina.

#Saúde 29/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SAÚDE E EDUCAÇÃO PROVOMEM AÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL

A Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação promoveram ontem (28), uma ação nas escolas infantis para conferir a situação da caderneta de vacinação das crianças e atualizar as informações do cartão do SUS.

A ação ocorreu pela manhã nas escolas Emílio Serafim, João Ricardo e Marina Ximenes que receberam os profissionais da saúde para vistoria da situação vacinal dos alunos. E pela tarde nas escolas Luíza Gomes, Cecílio P. Gomes e Joaquim Ferreira.

As vacinas salvam e evitam que futuras doenças apareçam. Não deixem seus filhos desprotegidos!

#Covid 28/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SAÚDE LEVA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA OS BAIRROS

A Secretaria de Saúde realizou, nesta quarta-feira (27), uma ação com enfermeiros e agentes de saúde, no bairro Jubina, com a intenção de acelerar a vacinação contra a covid-19 no município.

O objetivo da ação foi procurar pessoas não vacinadas ou que estão com a 2ª dose da vacina atrasada. Com a medida, a Secretaria de Saúde pretende dar mais agilidade no processo de imunização dos martinopolenses.

Importante: A vacina previne que a doença causada pela COVID-19 se desenvolva para quadros mais graves, reduzindo internações e sequelas, e reduz os casos de mortalidade. Por isso, é fundamental que todos e todas procurem tomar o imunizante.

#Saúde 28/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Aconteceu ontem (27), o evento de encerramento do Outubro Rosa realizado pela Secretaria de Saúde. Agradecemos a todas(os) que compareceram e participaram desse momento de descontração, autocuidado e muito conhecimento.

Tivemos aulão de ritmos com o prof. Elton Bernardo, que animou e deixou a tarde bem divertida. Além de palestras, momentos de beleza e entregas de brindes.

A Campanha Outubro Rosa se encerra, mas os cuidados com a saúde da mulher são permanentes. Então não deixe de fazer prevenção!

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE AÇÃO NAS ESCOLAS PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA VACINAL

No dia 28, quinta-feira, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação promoverá nas escolas uma ação para conferir a situação da caderneta de vacinação das crianças e atualizar as informações do cartão do SUS.

A ação faz parte da Campanha de Multivacinação e tem como objetivo identificar a carência das crianças em relação as vacinas disponíveis. A Campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE SEGUE COM AS AÇÕES DO OUTUBRO ROSA NOS POSTOS DE SAÚDE

Ontem (26), foi realizado uma palestra no PSF Moura Fé, seguindo o cronograma das ações da campanha Outubro Rosa no município.

Na ocasião foi ministrado uma palestra sobre os cuidados, prevenção, autoexame e diagnóstico do câncer de mama pela enfermeira Perpétua. Além disso, foi realizado agendamento de mamografia, atividades de alongamento com fisioterapeutas e entrega de brindes.

#Saúde 27/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE A MAMOGRAFIA É FUNDAMENTAL PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

A mamografia é um exame muito simples, uma espécie de raio X das mamas, que ajuda a encontrar nódulos nos seios antes deles serem perceptíveis pelo toque. O objetivo principal é rastrear o câncer de mama antes mesmo dele apresentar tamanho palpável. Por isso, é extremamente importante manter o hábito de consultas todos os anos para prever a doença.

A recomendação é a de que mulheres a partir dos 40 anos até os 74, procure fazer o exame anualmente. O exame de mamografia é oferecido pelo SUS, gratuitamente, mediante prescrição médica.

#Covid 26/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SEGUNDA DOSE DA VACINA CONTRA A COVD-19 É FUNDAMENTAL PARA IMUNIZAÇÃO

A segunda dose é essencial para concluir o processo de imunização contra a Covid-19. A vacina não previne que você pegue a doença. Ela somente previne que a doença se desenvolva para um quadro mais grave como internações, inflamações e sequelas, reduzindo, assim, a letalidade.
A não ser que seu imunizante seja dose única, caso contrário, você deve voltar para tomar a segunda dose.
Vamos juntos, imunizar Martinópole contra a Covid-19. Compareça ao Posto de Saúde mais próximo de sua residência e faça um agendamento para receber a vacina.

Se você ainda não fez seu cadastro no Saúde Digital, o link se encontra baixo:

#Covid 25/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE POPULAÇÃO A PARTIR DE 12 ANOS DEVE PROCURAR POSTOS DE SAÚDE PARA RECEBER VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

A Secretaria de Saúde informa para todos os martinopolenses, a partir de 12 anos, que a vacinação contra a Covid-19 acontecerá todas as terças-feiras, das 7h às 11h, nos Postos de Saúde do município.

Para receber sua dose é necessário realizar um agendamento prévio no Posto que você deseja receber a vacina ou com seu Agente de Saúde.

Importante que todos estejam cadastrados no Saúde Digital. O link se encontra disponível abaixo:

#Saúde 25/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES NO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Encerrando as atividade da campanha Outubro Rosa, a prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoverá uma série de ações, em frente à Secretaria de Saúde, a partir das 17h.

Na programação, aula de ritmos com o educador físico Elton Bernardo, palestras sobre a prevenção do câncer de mama com profissionais da Saúde e um momento de beleza com serviços de escova de cabelo, além de sorteios de brindes.

#Covid 22/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE CADASTRO NO SAÚDE DIGITAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Secretaria de Saúde reforça a população, em especial os jovens menores de 18 anos, sobre a importância do cadastro da vacinação para o município receber novas doses do imunizante.

O cadastro é feito através do site Saúde Digital ou vocês podem procurar a Secretaria de Saúde para qualquer ajuda.

É necessária a contribuição de todos nesse momento, pois a vacina é a única maneira de reduzir as sequelas e os casos graves da Covid-19. Queremos imunizar toda a população, mas precisamos que você faça a sua parte.

#Saúde 22/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE AÇÕES DO OUTUBRO ROSA NO PSF DR. GUARANY E UBS SEBASTIÃO DENTISTA

Nesta sexta (22), as ações da Secretaria de Saúde em alusão ao Outubro Rosa aconteceram no PSF Dr. Guarany e na UBS Sebastião Dentista.

Palestras sobre os cuidados, prevenção, autoexame e diagnóstico do câncer de mama foram ministradas pelo médico Dr. Emerson e enfermeiro Geian Jr no PSF Dr Guarany e pelo enfermeiro Bruce na UBS Sebastião Dentista. Além disso, foi realizado atividades de alongamento com a fisioterapeuta Ana Carla e entrega de brindes
.

#Saúde 21/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE PSF ZÉ DO RANCHO EM CAMPANHA PELO OUTUBRO ROSA

A Secretaria de Saúde está promovendo a Campanha Outubro Rosa no município com diversas ações. Nesta quinta-feira (21), aconteceu uma palestra no PSF Zé do Rancho sobre prevenção ao câncer de mama.

A palestra foi orientada pela enfermeira Thalita, nutricionista Cristiane e fisioterapeuta Juliana que dedicaram a atividade a educar sobre prevenção, autoexame e diagnóstico do câncer de mama.

A Campanha Outubro Rosa deste ano tem como foco principal a prevenção primária, as ações para reduzir os fatores de risco e a detecção precoce do câncer de mama.

#Saúde 20/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE OUTUBRO ROSA - DE OLHO NOS CUIDADOS E PREVENÇÃO

O mês de outubro é dedicado à Campanha de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A Campanha para 2021 tem como foco principal a prevenção primária, as ações para reduzir os fatores de risco e a detecção precoce.

Pensando sobre as ações que reduzem as chances de desenvolvimento do câncer de mama podemos citar algumas delas:

- Mantenha uma alimentação saudável;

- Pratique exercícios;

- Vá ao médico regularmente;

- Faça mamografia anual, a partir dos 40 anos;

- Evite estresse e cuide de sua saúde emocional;

- Evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo;

- Amamente por pelo menos seis meses;

- Converse com seu médico sobre o uso prolongado de anticoncepcional e terapia de reposição hormonal.

Lembrando que os primeiros indícios que podem apontar para um possível câncer de mama são os seguintes:

- Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;
- Alterações no bico do peito (mamilo);
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto áspero.

Se você apresenta um desses sinais, procure um médico. Cuide-se, previna-se!

#Saúde 16/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA "D" DA CAMAPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

Na manhã deste sábado (16), aconteceu o dia "D" da Campanha de Multivacinação, nas Unidades Básicas de Saúde Sebastião Dentista e Moura Fé, para os jovens menores de 15 anos.

A Campanha tem por objetivo atualizar a caderneta de vacinação com a imunização dos jovens que podem ser acometidos por doenças evitáveis.

Fiquem ligados que a Campanha encerrará no próximo dia 29/10. Procure o posto de saúde e atualize a caderneta de vacinação do seu filho(a).

#Saúde 15/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE ATENÇÃO PARA O DIA D DE VACINAÇÃO, É AMANHÃ!

A Campanha Nacional de Multivacinação começou neste mês de outubro tendo como público-alvo crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Em Martinópole a Campanha iniciará no sábado, dia 16, e se estenderá até o dia 29 deste mês.

Local:

UBS Sebastião Dentista

PSF Moura Fé

UBS da Boa Vista

ATENÇÃO: Pessoas atendidas pelo Posto Dr. Guarany deverão ir ao Posto Sebastião Dentista para buscar os imunizantes; e da mesma forma, as pessoas atendidas pelo Posto Zé do Rancho deverão buscar atendimento no Posto Moura Fé.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SAÚDE DE MARTINÓPOLE É REFERÊNCIA NACIONAL NOS CUIDADOS À DNCT

Na manhã de hoje (14), a Coordenadora de Atenção Primária, Christiele Braga, esteve como palestrante convidada no Seminário de Articulação Interfederativa para o cuidado às DCNT, que destaca a experiência positiva da Secretaria de Saúde de Martinópole na prevenção, identificação e fortalecimento no combate à obesidade, diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, no período pandêmico em 2021.

De todos os 5570 municípios brasileiros, Martinópole ao lado da cidade de Brasiléia (AC), foram escolhidas para contar como foi articulado todo o trabalho, realizado com êxito, em relação às DCNT (doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, neoplasias, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras) que são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE ALCANÇA MELHOR AVALIAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Martinópole alcança melhor avaliação na Atenção Básica de Saúde, de acordo com dados do Previne Brasil, e fica em 1° lugar na região ADS Camocim.

Com a nova avaliação, Martinópole que tinha nota 5,4 em 2020 passou para 7,4 em 2021, subindo posições no ranking do país. O ótimo desempenho da Atenção Básica trará mais investimentos à Saúde municipal, beneficiando ainda mais a população.

A gestão juntos para reconstruir e avançar tem uma imensa satisfação de atender o compromisso que lhe foi atribuído. Seguimos no caminho do desenvolvimento.

#Saúde 14/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE ATENDIMENTO COM TERAPEUTA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGO

Hoje foi dia de atendimento dos nossos especialistas em terapia ocupacional, Ernestina Cavalcante, e fonoaudiologia, Juan Thalles, no Posto Sebastião Dentista.

Para solicitar uma consulta com uma dessas especialidades, peça um encaminhamento no Posto de Saúde do seu bairro.

A Saúde de Martinópole continua crescendo e avançando, graças ao compromisso e dedicação de todos os profissionais e gestores.

#Saúde 13/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE OUTUBRO ROSA - ATENÇÃO A PREVENÇÃO

O mês de outubro é dedicado à Campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. É importante identificar a doença no começo, pois as respostas ao tratamento serão mais positivas, diminuindo, assim, a letalidade.

Os primeiros indícios que podem apontar para um possível câncer de mama são os seguintes:

? Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos;

? Alterações no bico do peito (mamilo);

? Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;

? Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

? Pele da mama avermelhada, retraída ou apresentando aspereza.

Ao sinal de algum desses sintomas, consultar o médico.

#Saúde 13/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO

A Campanha Nacional de Multivacinação começou neste mês de outubro tendo como público-alvo crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) reforça a importância da mobilização para diminuir a incidência e assim contribuir com o controle e erradicação de doenças que podemos prevenir neste público.

Os imunizantes podem ser conferidos no calendário do órgão federal que estão disponíveis nos postos de saúde. E você também pode conferir na lista abaixo:

Vacinas ofertadas até 7 anos:

? - BCG

? - Hepatite B

? - Pentavalente

? - Pólio inativada

? - Pólio oral

? - Rotavírus

? - Pneumocócica 10- valente

? - Meningocócica C

? - Febre amarela

? - Tríplice Viral

? - DTP

? - Hepatite A

? - Varicela

Vacinas ofertadas para a faixa etária dos 7 a menores de 15 anos:

? - Hepatite B

? - Febre amarela

? - Tríplice Viral

? - Difteria e tétano adulto

? - Meningocócia ACWY

? - HPV quadrivalente

Os pais devem levar seus filhos aos postos de saúde para garantir imunização e, dessa forma, garantir proteção e defesa no organismo das crianças para a vida inteira. As vacinas salvam contra várias doenças. Não deixe seus filhos desprotegidos!

O dia "D" está marcado para o dia 16, mas a campanha se estenderá até o dia 29 deste mês.

#Covid 11/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Teremos vacinação no dia 14 de outubro. Fique atento ao local, horário e a documentação necessária: CPF, RG e Cartão do SUS. Segue o cronograma de vacinação desta semana:

- 14 de outubro (QUINTA-FEIRA):

2ª dose da Coronavac para quem tomou a 1ª dose até o dia 20 de setembro, Pfizer para quem tomou a 1ª dose até o dia 15 de julho. De 08:00 às 11:00;

Repescagem da população em geral a partir de 18 anos cadastrados no Saúde Digital, de 08:00 às 11:00;

3ª dose para os profissionais da saúde vacinados até 15 de abril. De 14:00 às 16:30.

Lembrando que todos que irão receber sua primeira dose deverão estar cadastrados no Saúde Digital. Se você ainda não fez seu cadastro, o link está disponível abaixo:

#Saúde 11/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO COSEMS-CE

O COSEMS-CE realizou em Fortaleza, no dia 07 e 08, atividades do Seminário APS: Integrando Responsabilidades Tripartite, e o secretário de Saúde de Martinópole, Edicarlos Júnior, esteve presente juntamente com os secretários de Uruoca e Senador Sá, Samuel Moreira e Morgana Abreu respectivamente.

Na ocasião foram discutidos pontos importantes sobre o Programa Previne Brasil, provimento de médicos e captação de recursos. O seminário contou com um valoroso debate realizado pela presidente do COSEMS-CE, Sayonara Cidade, e a Diretoria do Departamento de Saúde da Família (DESF/MS), Renata de Oliveira, mediado pelo Secretário de Uruburetama e Vice-Presidente COSEMS na região de Fortaleza, João de Castro.

O evento segue a retomada das atividades presenciais realizadas pela entidade, seguindo os protocolos sanitários determinados pelo Governo do Estado.

#Saúde 07/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SECRETARIA DE SAÚDE FAZ HOMANAGEM PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS

Na manhã de hoje (06), em comemoração ao dia do Agente Comunitário - ACS e ACE -, foi realizado no Centro do Idoso, a entrega de materiais aos Agentes, além de palestra sobre trabalho.

Aos Agentes foram entregues seus novos fardamentos e balanças, que irão auxiliar e melhorar seus trabalhos. Na comemoração também houve uma palestra com a profissional, Betijane Moura, sobre Motivação no Trabalho, buscando orientar os Agentes em suas atividades.

Por tamanha importância, o Agente Comunitário merece todo o reconhecimento e nosso agradecimento.

#Covid 06/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Teremos vacinação no dia 07 de outubro. Fique atento aos horários e a documentação necessária: CPF, RG e Cartão do SUS. Lembrando que a vacinação será no Centro Cultural. Segue o cronograma de vacinação desta semana:

- 07 de outubro (QUINTA-FEIRA):

Repescagem da 2ª dose da Coronavac para quem tomou a 1ª dose até o dia 17 de setembro, Astrazeneca e Pfizer para quem tomou a 1ª dose até o dia 15 de julho. De 08:00 às 11:00;

Repescagem da população em geral a partir de 18 anos cadastrados no Saúde Digital, de 14:00 às 16:30;

Lembrando que todos que irão receber sua primeira dose deverão estar cadastrados no Saúde Digital. Se você ainda não fez seu cadastro, o link está disponível abaixo:

#Covid 05/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE SEGUNDO DIA DE AÇÃO DA SEMANA DA CRIANÇA

O segundo dia de ação da Semana da Criança aconteceu na tarde de hoje (05), voltada para mães e crianças acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A programação de hoje foi uma palestra com o intuito de conscientizar as mães sobre os cuidados e prevenção ao coronavírus em seu núcleo familiar. As palestras ocorreram na UBS Sebastião Dentista e nos PSF Dr. Guarany e Moura Fé.

Esse momento ainda exige muito cuidado, por isso, é muito importante que todas essas mamães sejam orientadas nos cuidados diários com seus filhos.

#Saúde 05/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA PARA PROMOÇÃO DO OUTUBRO ROSA

Promover o Outubro Rosa ajuda a dar mais visibilidade a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais for discutido, mais casos serão evitados. Por isso, preparamos uma campanha educativa e descontraída nas redes sociais.
Durante o mês de outubro, use um look com rosa na quarta-feira. Faça aquela selfie, poste nas redes sociais e mencione a Prefeitura de Martinópole. Por aqui, nós iremos manter vários informativos sobre o tema e mostrar as ações durante o mês. Dessa forma, você ajuda a compartilhar informações sobre a doença e conscientizar a respeito do diagnóstico precoce e tratamento.

#Saúde 04/10/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E ENDEMIAS

O Agente Comunitário é um profissional da saúde que está diretamente ligado às comunidades, sendo um elo importante na implementação do Sistema Único de Saúde como os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). É por esse papel fundamental que nesta data de hoje, 04 de outubro, se comemora o seu dia.

Esse profissional presta um importante trabalho diretamente na saúde e na qualidade de vida da população com visitas domiciliares para orientação das famílias, prevenção de doenças e cuidados com a saúde familiar. Por tudo isso, o Agente Comunitário merece todo o reconhecimento e nosso agradecimento.

A Prefeitura parabeniza a todos os ACS's e ACE's, em especial, aos nossos profissionais martinopolenses!

#Saúde 29/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Aconteceu na tarde de ontem (28), o encerramento das atividades da Campanha Setembro Amarelo no município, promovido pela Secretaria de Saúde. Com o tema "Pedalada pela Vida", a última atividade da campanha convidou os martinopolenses a participarem de um passeio de bicicleta pelas ruas da cidade e liberar endorfina.

Agradecemos a todos que se fizeram parte nesse momento tão significativo, incluindo nossas psicólogas, Grace Almada e Ana Ívina, que finalizaram o movimento com uma palestra motivacional na Praça de Eventos.

#Saúde 27/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE PEDALADA PELA VIDA - SECRETARIA DE SAÚDE CONVIDA A TODOS PARA O ENCERRAMENTO DA CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

A Secretaria de Saúde de Martinópole convida a todos(as) para as atividades de encerramento da Campanha Setembro Amarelo que acontecerá no próximo dia 28/09, às 16:30.

Será realizado um passeio de bicicleta, que terá concentração em frente a própria Secretaria de Saúde, e finalizado na praça de eventos. Na sequência, as psicólogas Grace Almada e Ana Ívina realizarão uma palestra referente à Campanha Setembro Amarelo, visando a conscientização da população para este tema tão urgente de saúde pública.

Venha fazer parte você também!

#Covid 27/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Teremos vacinação nos dias 28, 29 e 30 de setembro. Fique atento as datas, horários e a documentação necessária: CPF, RG e Cartão do SUS. Lembrando que a vacinação será no Centro Cultural. Segue o cronograma de vacinação desta semana:

- 28 de setembro (TERÇA-FEIRA):

Jovens de 14 anos, cadastrados no Saúde Digital acompanhados dos pais ou responsável, pela manhã de 08:00 às 11:00;

- 29 de setembro (QUARTA-FEIRA):

Repescagem da 2ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer para quem perdeu a data. De 08:00 às 11:00.

- 30 de setembro (QUINTA-FEIRA):

Repescagem da população em geral a partir de 18 anos cadastrados no Saúde Digital, também de 08:00 às 11:00;

Lembrando que todos que irão receber sua primeira dose deverão estar cadastrados no Saúde Digital. Se você ainda não fez seu cadastro, o link está disponível abaixo:

#Covid 20/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Teremos vacinação nos dias 22 e 23 de setembro. Fique atento as datas, horários e a documentação necessária: CPF, RG e Cartão do SUS. Lembrando que a vacinação será ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Segue o cronograma de vacinação desta semana:

- 22 de setembro (QUARTA-FEIRA):

Convocação da 2ª dose da Coronavac para quem recebeu a 1ª até o dia 31 de agosto. De 08:30 às 11:30.

- 23 de setembro (QUINTA-FEIRA):

Jovens de 15 anos, cadastrados no Saúde Digital acompanhados dos pais ou responsável, pela manhã de 08:30 às 11:30;

Repescagem dos jovens de 16 e 17 anos cadastrados no Saúde Digital acompanhados dos pais ou responsável, também de 08:30 às 11:30;

Lembrando que todos que irão receber sua primeira dose deverão estar cadastrados no Saúde Digital. Se você ainda não fez seu cadastro, o link está disponível abaixo:

#Covid 13/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Teremos vacinação nos dias 15, 16 e 20 de setembro. Fique atento as datas, horários e a documentação necessária: CPF, RG e Cartão do SUS. Lembrando que a vacinação será ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Segue o cronograma de vacinação desta semana:

- 15 de setembro (QUARTA-FEIRA):

Jovens de 17 anos (com nome na lista de vacinação) pela manhã de 08:30 às 11:30;

Repescagem da população geral a partir de 18 anos pela tarde das 14:00 às 16:30.

- 16 de setembro (QUINTA-FEIRA):

Convocação da 2ª dose da Pfizer para quem recebeu a 1ª até o dia 16 de junho. De 08:30 às 11:30.

- 20 de setembro (SEGUNDA-FEIRA)

Convocação da 2ª dose da Pfizer e Astrazeneca para quem recebeu a 1ª até o dia 24 de junho. De 08:30 às 11:30.

Lembrando que todos que irão receber sua primeira dose deverão estar cadastrados no Saúde Digital. Se você ainda não fez seu cadastro, faça agora mesmo, disponibilizamos o link ao final da notícia.

#Covid 13/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO CENTRO DE ATENDIMENTO COVID-19

A Secretaria de Saúde informa que o Centro de Atendimento de combate a Covid-19 está funcionando em novo horário. Todos os dias da semana, das 07:00 às 19:00.

O Centro de Atendimento para pessoas com síndrome gripal e COVID-19 foi disponibilizado aos martinopolenses durante esse momento pandêmico. Desde março deste ano, a gestão tem garantido os cuidados necessários aos martinopolenses disponibilizando leitos, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e uma central de monitoramento, cumprindo todos os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde.

Ao longo dos últimos meses passaram 40 profissionais e foram realizados 4.764 testes até a última sexta-feira (10), data deste levantamento. Um grande marco de cuidado com os martinopolenses e que ajudou a salvar várias vidas.

A Prefeitura agradece a todos os profissionais da linha de frente que se dedicaram em tempo integral a cuidar do nosso povo.

#Covid 07/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO

Nesta semana, teremos vacinação nos dias 08 e 09 de setembro. Fique atento as datas, horários e a documentação necessária: CPF, RG e Cartão do SUS. Lembrando que a vacinação será ao lado da Secretaria Municipal de Saúde. Segue o cronograma de vacinação desta semana:

- 08 de setembro (QUARTA-FEIRA):

Jovens de 18 anos pela manhã de 08:30 às 11:30;
Jovens de 17 anos (com nome na lista de vacinação) pela tarde de 14:00 às 16:30.

- 09 de setembro (QUINTA-FEIRA):

Convocação da 2ª dose da Astrazeneca para quem recebeu a 1ª dose entre 01 e 12 de junho. De 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 16:30.

Lembrando que todos que irão receber sua primeira dose deverão estar cadastrados no Saúde Digital. Se você ainda não fez seu cadastro, faça agora mesmo, disponibilizamos o link ao final da notícia.

Segue abaixo a lista do público de 17 anos que está apto a receber vacinação:

#Covid 01/09/2021 SECRETARIA DE SAUDE CONVOCAÇÃO PARA SEGUNDA DOSE DA CORONAVAC

Se você recebeu a CORONAVAC até o dia 06 de agosto, chegou o momento da segunda dose. Amanhã, dia 02, dirija-se ao lado da Secretaria de Saúde, de 08:30 às 11:30, para receber o imunizante.

Não esqueça do Cartão de Vacinação e dos seus documentos de identificação, ok? Chegou a hora de imunizar!

Lembrete: para receber a vacina é necessário fazer o cadastro no Saúde Digital (link disponível ao final da notícia), ou buscar atendimento na Secretaria de Saúde do município. As doses recebidas pelo município vão de acordo com o número de pessoas que estão cadastradas.

#Covid 31/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO PÚBLICO A PARTIR 19 ANOS

Dando continuidade ao plano de imunização, a Secretaria de Saúde do município concluiu na manhã hoje (30), mais um dia de combate ao coronavírus, vacinando os jovens de 19 anos.

Com muito trabalho e dedicação, estamos no caminho certo para imunizar toda a população martinopolense. Continuem mantendo os cuidados necessários, como usar máscara e higienizar bem as mãos. Juntos, venceremos o vírus.

Lembrete: para receber a vacina é necessário fazer o cadastro no Saúde Digital (link disponível ao final da notícia), ou buscar atendimento na Secretaria de Saúde do município. As doses recebidas pelo município vão de acordo com o número de pessoas que estão cadastradas. Na atual fase da vacinação é fundamental que todos a partir de 12 anos estejam cadastrados.

#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA DO NUTRICIONISTA

É celebrada hoje, dia 31 de Agosto, a criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN). Data que comemora o profissional responsável por ajudar a conquista de mais qualidade de vida por meio da alimentação, proporcionando mais saúde e bem-estar.

Parabenizamos todos os nutricionistas, em especial aos profissionais que fazem parte da nossa administração.

#Mulher 31/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO

Alimentação é a base da vida e o leite materno é o mais completo alimento para o bebê. Além disso, há vários benefícios que são adquiridos com amamentação. Confira alguns desses benefícios:

- Mães que estão amamentando queimam calorias extras todos os dias e voltam ao peso de antes da gravidez mais rapidamente.

- Mulheres que amamentam têm chances menores de desenvolver câncer de mama e de ovário.

- Reduz o risco de depressão pós-parto e cria uma experiência única para a mãe e - bebê.

- O leite materno é rico em nutrientes, tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses de idade, inclusive água.

- Bebês amamentados também são menos propensos a se tornarem obesos.

- Anticorpos no leite materno ajudam os bebês a combater vírus e bactérias, protegendo-os de várias infecções.

- Crianças que foram amamentadas quando bebês têm menor risco de desenvolver infecções no ouvido, respiratórias, alergias e diabetes.

#Saúde 31/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE PROGRAMA DE COMBATE À OBESIDADE INFANTIL

O Ministério da Saúde lançou, no último dia 10, o programa de estratégia para Combate à Obesidade Infantil e Campanha Educativa sobre o tema. O objetivo é desenvolver práticas saudáveis entre crianças e adolescentes.

Martinópole está entre os 45 municípios do Ceará contemplados com o programa, onde serão destinados recursos para o desenvolvimento de ações de combate ao problema e promoção de hábitos saudáveis para apoiar, fortalecer e articular, as iniciativas de prevenção e atenção à obesidade.

Cerca de 6 milhões e 400 mil crianças brasileiras estão acima do peso, sendo que mais de 3 milhões podem ser consideradas obesas. A Organização Mundial da Saúde considera a obesidade uma doença. E entre as principais causas estão os maus hábitos alimentares e a falta de atividades físicas.

Siga as redes da Prefeitura de Martinópole para ficar ligados nesta Campanha entre outras novidades!

#Saúde 30/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA DE PREVENÇÃO À LEISHMANIOSE

Na manhã de hoje (30), a Secretaria de Saúde de Martinópole realizou Campanha de Prevenção à leishmaniose.

Os Agentes de Saúde do município estiveram na Praça da Matriz, onde realizaram [número] de testes rápidos para diagnóstico do calazar.

A leishmaniose é uma doença grave, que atinge cães e humanos, sendo transmitida através da picada do "mosquito palha''. A leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, é a forma mais grave da doença. O calazar se não for tratada, chega a ser fatal em mais de 95% dos casos.

#Saúde 30/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE CAMPANHA DE INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO

Agosto Dourado é um movimento dedicado a incentivar, estimular e mostrar a importância da amamentação. Durante o mês, a Secretaria de Saúde realizou várias atividades de conscientização com as gestantes que são acompanhadas nos PSF e UBS de Martinópole.

Na última sexta-feira (26), as atividades ocorreram no PSF Zé do Rancho. As mamães participaram de uma dinâmica sobre a importância da amamentação. Na ocasião, também foram entregues lembrancinhas, além de finalizar o momento com uma ceia para celebrar.

Além do PSF já mencionado, também fizeram atividades os PSF's Moura Fé, Jaguarapi, Dr. Guarany e as UBS's Sebastião Dentista e Boa Vista.

O leite materno é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa nos primeiros meses de vida, promovendo saúde, criando anticorpos e protegendo de várias doenças.

#Covid 27/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE MARTINÓPOLE BATE MAIS UM RECORDE NA VACINAÇÃO

Ontem (26), 844 martinopolenses foram vacinados em apenas um dia.

A Prefeitura agradece a todos os profissionais da Saúde que trabalham incansavelmente para imunizar toda a nossa população e todos os trabalhadores envolvidos.Com muito trabalho e empenho, estamos no caminho certo. Continuem mantendo os cuidados. Juntos, vamos vencer o vírus.

Importante lembrar do cadastro no Saúde Digital, que é necessário para toda a populaçao a partir de 12 anos. Link disponível abaixo:

#DataComemorativa 27/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE DIA DO PSICÓLOGO

Data que celebra o profissional responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises das pessoas.

A Prefeitura parabeniza todos os psicólogos(as), e em especial os que atuam em nosso município. Todo nosso carinho e respeito!
Vocês prestam um serviço essencial para o bem-estar de nossa população.

#Covid 25/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO PÚBLICO A PARTIR DE 20 ANOS

No próximo dia 26, quinta-feira, a Prefeitura de Martinópole começará a vacinar adultos a partir de 20 anos, cadastrados no Saúde Digital.

O mutirão tem início às 08:30 e vai até às 11:00; e de 14:00 às 16:30. Ao lado da Secretaria de Saúde.

Importante que todos levem os documentos necessários:

- CPF

- RG

- Cartão do SUS

Lembrete: para ter direito a vacina é necessário fazer o cadastro na Plataforma Saúde Digital (link disponível ao final da notícia), ou buscar atendimento na Secretaria de Saúde do município. Todos, a partir de 12 anos, devem estar cadastrados.

#Saúde 25/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE MAIS SAÚDE NA COMUNIDADE ATENDE PAU D'OLIO E PITOMBEIRA

A ação que aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), contou com consultas médicas, atendimento de enfermagem, distribuição de medicamentos, instrução sobre encaminhamento de exames e atendimento com especialistas, imunização contra febre amarela e influenza.

Fornecer uma Saúde de qualidade para todos os munícipes é o maior compromisso da gestão "Juntos para Reconstruir e Avançar", é esse compromisso que viabiliza a realização desse projeto, que já atendeu tantas comunidades e vai continuar levando assistência para quem mais precisa.

#Melhoria 24/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE PREFEITURA FIRMA PARCERIA COM UNINTA

Na manhã de hoje (24) o prefeito Betão Souza, o Secretário de Saúde, Edicarlos e a Coordenadora de Atenção Primária, Christiele, estiveram reunidos com coordenadores do instituto AIAMIS, para assinar convênio de cooperação técnica, didática e científica.

A prefeitura de Martinópole firmou parceria com o centro Universitário Inta (UNINTA), por meio da Diretoria de Estágios, para desenvolver atividades de estágio aos alunos das instituições mantidas pela AIAMIS.

Além disso, foi formalizado compromisso com Núcleo de Atendimento e Práticas Integradas - NAPI para solucionar as demandas de atendimentos especializados. O NAPI dispõe de diversos atendimentos: exames de prevenção e laboratoriais, fisioterapia, psicologia, nutricionista, entre outros.

#Covid 18/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE MAIS DE 65% DOS MARTINOPOLENSES VACINADOS

Martinópole ultrapassou a marca de 65% da população que recebeu ao menos uma dose contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria de Saúde, 6.135 martinopolenses já receberam a primeira dose no município. Sendo que, 1.946 martinopolenses já estão completamente imunizados após receber as vacinas de dose única ou duas doses.

A Secretaria de Saúde pede que todos se cadastrem para receber a imunização (link disponível ao final), e reforça os cuidados necessários para o combate ao coronavírus: uso de máscara, distanciamento social para prevenir contato com o vírus e sempre lembrar de fazer a higienização das mãos com sabão e álcool em gel.

#Covid 18/08/2021 SECRETARIA DE SAUDE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO PÚBLICO A PARTIR DE 25 ANOS

Martinópole avança na vacinação contra a Covid-19 e contempla, na manhã de hoje (18), o público a partir de 25 anos. No total foram 245 doses aplicadas.

Importante lembrar que para o recebimento das doses do imunizante é necessário o cadastro no Saúde Digital. Todos, acima de 12 anos, devem estar cadastrados. O link para cadastro está disponível abaixo:

#Saúde 25/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE MAIS SAÚDE NA COMUNIDADE NA LOCALIDADE BARROCÃO

A Secretária de Saúde realizou mais uma edição do projeto Mais Saúde na Comunidade, dessa vez na localidade do Barrocão. A ação que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), contou com consultas médicas, atendimento de enfermagem, avaliação nutricional, orientação sobre saúde bucal, distribuição de medicamentos, instrução sobre encaminhamento de exames e atendimento com especialistas, imunização contra febre amarela e influenza.

Também ocorreu na ocasião teste rápido de HIV, sífilis, hepatites virais, aferição de pressão e avaliação. Ao final, os Agentes de Endemias fizeram a sanitização do espaço e de casas da região.

#Saúde 22/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde no município agora conta com atendimento de terapeuta ocupacional

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando mais um profissional para complementar a saúde no município, a terapeuta ocupacional Gizelle Alves.

A principal função da terapia ocupacional é prestar assistência qualificada a pessoas que precisam de ajuda em suas atividades motoras, sensoriais e cognitivas básicas. É um grande orgulho para a atual gestão contar com mais esse atendimento na saúde local.

O nosso time de especialistas no município só cresce, e vai continuar crescendo, pois, a saúde pública é mais uma das nossas prioridades.

#Covid 22/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde realiza Chitão da Vacinação, 539 martinopolenses foram vacinados durante o evento

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (22), o Chitão da Vacinação.

As pessoas na faixa etária de 45 a 59 anos e que estavam cadastradas no Saúde Digital, estiveram no Centro Cultural para receber a primeira dose. Com início as 17h, 539 martinopolenses foram vacinados com vacina da AstraZeneca e Pfizer.

Agradecemos a todos os profissionais que ajudaram a vacinar vários martinopolenses e contribuiram para uma rápida imunização da população.

Pedimos a compreensão de todos para sempre comparecer ao local no horário indicado. O processo será feito com entrega de senhas e todos terão direito a sua dose, mas sem pressa. O importante é realizar seu cadastro no Saúde Digital e garantir sua vacina. Caso ainda não tenha efetuado o cadastro o link está disponível abaixo:

#Saúde 18/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura em campanha de combate ao mosquito da Dengue

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, esteve durante a manhã de hoje (18) no bairro São Francisco, em ação de conscientização e combate contra o Aedes Aegypti.

Nossos Agentes de Endemias e de Vigilância Sanitária não estão podendo adentrar as residências devido os cuidados com a pandemia, então a ação consistiu em educar e conscientizar os moradores sobre a importância da prevenção contra mosquito, indo de porta em porta.

A campanha também incluiu a distribuição de panfletos, adesivos e material para coleta de lixo.

#Covid 18/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Prefeitura informa que cadastro na plataforma Saúde Digital está liberado para pessoas entre 12 e 17 anos

A Prefeitura informa que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) liberou o cadastro do público entre 12 e 17 anos para vacinação contra a Covid-19 na plataforma Saúde Digital. Martinópole já começou a imunização do público em geral, a partir dos 18 anos. A Sesa divulgou também um calendário com datas previstas para a vacinação de pessoas até os 18 anos.

Apesar da liberação do cadastramento da faixa etária mais jovem, ainda não existe previsão para começar a vacinação neste público.

IMPORTANTE! Caso ainda não tenha efetuado o cadastro o link está disponível abaixo:

#Covid 16/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura informa locais onde estarão realizando o cadastro no Saúde Digital

A Prefeitura vai iniciar o mutirão de cadastramento no SAÚDE DIGITAL. É muito importante que todos estejam cadastrados para receber a vacinação da Covid-19, pois o município recebe a quantidade de doses de acordo com o número de pessoas cadastradas.

Se você precisa de ajuda, procure um dos seguintes locais e realize seu cadastro para ter direito a vacinação:

CRAS - Segunda a sexta - 07 às 11h e 13 às 17h

Secretaria Des. Rural - Segunda a sexta - 07 às 11h e 13 às 17h

Câmara Municipal - Segunda a sexta - 07 às 11h e 13 às 17h

Escola Padre José Roberto - Segunda a quarta - 09 às 11h e 14 às 17h

Escola Chico Mundoca - Terça a sexta - 8 às 11h e 14 às 17h

Escola Prof. João Ricardo - Segunda a sexta - 13 às 17h

Na Zona Rural será disponibilizado o formulário de inscrição nas Escolas das localidades.

Caso ainda não tenha efetuado o cadastro no Saúde Digital o link está disponível abaixo:

#Covid 15/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde iniciará vacinação nos professores a partir dos 36 anos e na população geral de 48 e 49 anos

Já separa a roupa e prepara o braço que o Chitão da Vacinação contra a COVID-19 tá chegando nesta quarta-feira (16), em frente a Secretária de Saúde.

Profissionais da Educação a partir de 36 anos deverão comparecer no horário de 08h às 12h.

População Geral de 48 e 49 anos cadastrado no Saúde Digital até 09 de junho, deverá comparecer no horário de 14h às 17h. Você deve consultar na lista ao final da notícia, se seu nome consta como cadastrado no Saúde Digital.

Traga seu CPF, RG, Comprovante de Residência e, se for profissional da Educação, Contracheque ou contrato.

Você também pode trazer 1kg de alimento para doar às famílias em situação de vulnerabilidade social em Martinópole (não é obrigatório).

Ao total estarão disponíveis 80 doses para profissionais da Educação e 42 doses disponíveis para faixa etária entre 48-49 anos.

#Covid 12/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, dá início a vacinação contra a Covid-19 da população em geral

Na manhã de hoje, dia 12, iniciamos a vacinação da população geral, faixa etária de 50 a 59 anos, com pessoas cadastradas no SAÚDE DIGITAL até o dia 09 de junho.

Muito importante lembrar que, as doses chegam ao município de acordo com a quantidade de pessoas cadastradas e sua faixa etária.

Caso ainda não tenha efetuado o cadastro no Saúde Digital, necessário para que todos sejam incluídos na lista de vacinação contra a Covid-19, o link está disponível abaixo:

#Saúde 11/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde dá início ao Projeto Mais Saúde na Comunidade que teve a sua primeira edição na localidade Sem Terra

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, na intenção de expandir a região de atendimento da UBS, realizou na manhã de hoje (10), a primeira ação do projeto Mais Saúde na Comunidade, na localidade do Sem Terra.

A ação contou com: consultas médicas, atendimento de enfermagem, vacinação contra febre amarela, orientação sobre saúde bucal, orientação sobre encaminhamento de exames e distribuição de medicamentos.

Também ocorreu na ocasião teste rápido de HIV, sífilis, hepatites virais, aferição de pressão e avaliação. Ao final, os Agentes de Endemias, fizeram a sanitização do espaço, medida indicada pela OMS para prevenção da Covid-19.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância de levar os atendimentos às comunidades e afirma o compromisso com o município de que seguirá com o projeto.

#Covid 11/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 na faixa etária de 59 a 50 anos

Martinópole vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 da população geral, na faixa etária de 59 a 50 anos que realizaram o cadastro no SAÚDE DIGITAL até o dia 09 de junho.

As pessoas que estão com nome na lista devem comparecer neste sábado (12) em frente a Secretaria de Saúde de 09h até 12h, portando CPF, RG ou Cartão do SUS e Comprovante de Residência.

A lista com o nome das pessoas já cadastradas que receberão a vacina amanhã está disponível ao final da notícia.

Importante lembrar que o município só pode vacinar quem está cadastrado no Saúde Digital. Se você ainda não realizou seu cadastro, acesse o link CADASTRO SAÚDE DIGITAL abaixo:

#Covid 07/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Secretaria de Saúde segue com campanha de vacinação contra a Covid-19, e inicia vacinação em 3 grupos prioritários

A vacinação segue avançando em Martinópole. Hoje (07), está acontecendo em frente a Secretaria de Saúde a vacinação de três grupos prioritários.

Comorbidades com pessoas a partir de 40 anos;

Profissionais da Educação a partir de 43 anos;

Profissionais da Saúde da rede pública e privada.

IMPORTANTE! Caso ainda não tenha efetuado o cadastro no Saúde Digital, necessário para que todos sejam incluídos na lista de vacinação contra a Covid-19, o link está disponível abaixo:

#Covid 07/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde iniciará a vacinação das pessoas com comorbidades na faixa etária a partir de 30 anos

Terça-feira, 08 de junho, o município iniciará a vacinação das pessoas com comorbidades na faixa etária a partir de 30 anos. Na quarta-feira, 09 de junho, avançaremos para a faixa etária a partir de 18 anos.

A vacinação acontecerá em frente a Secretaria de Saúde de Martinópole, 08h às 11:30h.

Deverão comparecer as pessoas que se cadastraram no Saúde Digital com as seguintes comorbidades:

Cardiopatia;

Diabetes;

Obesidade;

Doença Neurológica;

Pneumopatias Crônicas;

Doença Renal Crônica;

Imunodeficiência;

Deficientes permanentes cadastrados no BPC.

Não se esqueça de levar a documentação necessária: RG, CPF e atestado médico.

IMPORTANTE! Caso ainda não tenha efetuado o cadastro no Saúde Digital, necessário para que todos sejam incluídos na lista de vacinação contra a Covid-19, o link está disponível abaixo:

#Covid 06/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, avança na vacinação das comorbidades com pessoas a partir de 40 anos

Amanhã, dia 07, em frente a Secretaria de Saúde de Martinópole, de 08h às 17h, iremos avançar na vacinação das comorbidades com pessoas a partir de 40 anos e profissionais da Saúde da rede pública e privada.

Lembrando que as comorbidades são:

Cardiopatia;

Diabetes;

Obesidade;

Doença Neurológica;

Pneumopatias Crônicas;

Doença Renal Crônica;

Imunodeficiência;

Deficientes permanentes cadastrados no BPC.

Não esqueça de levar os documentos necessários e estar cadastrado no Saúde Digital, caso ainda não tenha efetuado o cadastro o link está disponível abaixo:

#Covid 05/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra a Covid-19 nos profissionais da Educação a partir de 43 anos

Profissionais da Educação com idade a partir de 43 anos, chegou sua vez de ser vacinado.

Segunda, 07 de junho, em frente a Secretaria de Saúde de Martinópole, de 08h às 17h.

Não esqueça de levar os documentos necessários e estar cadastrado no Saúde Digital

Lembrando que pessoas infectadas com a COVID-19 devem aguardar 30 dias para receber a vacina, contados a partir da data do início dos sintomas. E quem tomou a vacina da influenza, deve esperar 14 dias.

IMPORTANTE! Caso ainda não tenha efetuado o cadastro no Saúde Digital, necessário para que todos sejam incluídos na lista de vacinação contra a Covid-19, o link está disponível abaixo:

#Saúde 03/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde realiza mais uma campanha de vacinação contra a Covid-19 na modalidade drive-thru
#Covid 02/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Prefeitura através da Secretaria de Saúde estará realizando um Drive-Thru para acelerar a atual fase da vacinação

Amanhã (03/06), de 08h às 11:30h, ocorrerá o Drive-Thru em frente a Secretaria de Saúde de Martinópole, para acelerar o plano de imunização contra a Covid-19 no município.

Deverão comparecer as pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos, que se cadastraram no Saúde Digital com as seguintes comorbidades:

Cardiopatas;

Diabetes;

Obesidade;

Doença Neurológica;

Pneumopatias Crônicas;

Doença Renal Crônica;

Imunodeficiência;

Deficientes permanentes cadastrados no BPC.

Não se esqueça de levar a documentação necessária: RG, CPF e atestado médico.

IMPORTANTE! Caso ainda não tenha efetuado o cadastro no Saúde Digital, necessário para que todos sejam incluídos na lista de vacinação contra a Covid-19, o link está disponível abaixo:

#Saúde 01/06/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde contrata mais um especialista para atendimento médico do município, o psiquiatra Dr. Alberico

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria Municipal de Saúde, efetivou a contratação de mais um especialista para compor a equipe multiprofissional do município, o médico psiquiatra Dr. Alberico Ximenes.

O Prefeito Betão acredita que a contratação do especialista dará melhor resolutividade para as demandas psiquiátricas do município, pois através do trabalho deste especialista, poderemos fazer uma investigação e identificação mais precisa das patologias neuropsiquiátricas, instituindo o melhor tratamento terapêutico, beneficiando os pacientes e evitando, assim, maiores danos aos mesmos. Além disso, podemos evitar encaminhamentos para outros centros médicos.

#Covid 31/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Martinópole recebe 215 doses parar iniciar a vacinação dos trabalhadores da Educação contra a Covid-19

Hoje (31), Martinópole recebeu 330 doses para dar continuidade a vacinação contra a Covid-19, onde 215 doses foram destinadas aos trabalhadores da Educação, 62 doses aos profissionais da Saúde e 53 doses para comorbidades, pessoas com deficiência permanente e força de segurança.

Importante lembrar que o plano de vacinação em Martinópole ocorre seguindo as prioridades determinadas e as demandas de doses enviadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

#Covid 28/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde realiza teste em massa para Covid-19 em trabalhadores do município que atuam na extração de carnaúba

Sempre pensando na saúde e bem-estar dos martinopolenses, a Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, realizou uma testagem em massa para Covid-19 em trabalhadores martinopolenses que atuam na extração da Carnaúba e que irão se deslocar para outro Estado.

A ação que ocorreu na quarta-feira (26), teve o propósito de identificar pessoas assintomáticas e evitar a disseminação do vírus no grupo que irá viajar para a Bahia. Foram realizados testes rápidos do tipo cassete anticorpo e antígeno swab rápido para a segurança dos trabalhadores.

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Prefeitura através de Secretaria de Saúde agora disponibiliza médico cardiologista para atender aos martinopolenses

Na tarde de hoje (28), o Prefeito Betão, o Secretário de Saúde Edicarlos Jr e a Coordenadora da Central de Regulação Miriam Gabriela estiveram na UBS Sebastião Dentista para receber o médico cardiologista Dr. Wallison Cavalcante, no primeiro dia de atendimento em Martinópole.

A gestão se orgulha em trazer mais uma especialidade médica e facilitar o acesso do atendimento para os martinopolenses no próprio município. Mais um profissional competente e qualificado para somar em nossa equipe da Saúde.

#Saúde 28/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Aproveite esse período de quarentena para reforçar os cuidados contra a proliferação do Aedes Aegypti. Previna-se!

Nesse momento, mesmo com todos os cuidados devido a pandemia, não podemos esquecer dos cuidados com outras doenças graves como: a Dengue, a Zika e a Chikungunya. Todas causadas por um mesmo transmissor, o mosquito Aedes Aegypti.

Aproveite esse período de quarentena para reforçar os cuidados contra a proliferação do mosquito. Previna-se!

Não deixe água parada, limpe seu quintal e tome todos os cuidados necessários.

Uma campanha da Prefeitura de Martinópole, em parceria com a Secretaria de Saúde.

#Saúde 27/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Profissionais da Saúde na Localidade de Pitombeira, prestando atendimento médico, de enfermagem e vacinando a população

Ontem (26), os profissionais da Saúde estavam na localidade de Pitombeira, zona rural de Martinópole, realizando atendimento médico, de enfermagem e vacinação contra a febre amarela e influenza na população que reside no local. Sempre buscando oferecer, da melhor forma possível, um atendimento de qualidade aos munícipes.

#Saúde 24/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE A saúde em Martinópole conta agora com atendimento fonoaudiológico

Atualmente, os martinopolenses que necessitam de atendimento fonoaudiológico não precisam se deslocar para outro município. A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando mais um profissional para complementar a saúde pública ofertada para a população, o fonoaudiólogo Juan Thalles.

O profissional atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas de desenvolvimento de linguagem, audição, fala, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração.

Temos orgulho em dizer que a Saúde de Martinópole só avança!

#Covid 21/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Empresa Grendene doa 6 mil máscaras e 2.160 aventais para a Secretaria de Saúde de Martinópole

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu da empresa Grendene a doação de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que ajudarão no reforço as ações de enfrentamento da pandemia do coronavírus no município. No total, 6 mil máscaras e 2.160 aventais foram entregues.

A Prefeitura agradece imensamente por todos os martinopolenses, principalmente pelos nossos profissionais da linha de frente. Ficamos imensamente felizes e gratos por esse gesto.

#Saúde 20/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde inicia vacinação contra a gripe em idosos e professores

A Secretaria de Saúde iniciou a vacinação contra a gripe no município de Martinópole. Na atual fase, estarão vacinando em domicílio os idosos a partir de 80 anos.Os demais idosos até os 60 anos e professores devem comparecer nos seguintes Postos de Saúde:

PSF Moura Fé;

PSF Zé do Rancho;

PSF Guarany;

UBS Sebastião Dentista.

Você pode comparecer nos postos de manhã das 07:30 às 10:30, e a tarde das 13:30 às 16:30.

#Saúde 18/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE O Prefeito e o Secretário de Saúde fizeram uma visita a UBS Sebastião Dentista para conversar com um dos nossos médicos

O Prefeito Betão e o Secretário de Saúde Edicarlos Jr fizeram uma visita a UBS Sebastião Dentista para conversar com um dos nossos médicos especialistas, o Cirurgião Geral Dr. James, e entender como estava a procura do atendimento por parte dos martinopolenses e as maiores problemáticas existentes.

No momento, o prefeito salientou: "A Saúde sempre será uma prioridade e a gestão tem investido consideravelmente, a fim de melhor atender toda a população."

#Saúde 13/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde de Martinópole realiza, em parceria com o Hemoce, mais uma campanha de doação

Hoje, dia 13 de maio, a Secretaria de Saúde de Martinópole realiza, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, mais uma campanha de doação de sangue no município. As coletas estão acontecendo de 08h às 14h, na ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL MARINA XIMENES FROTA.

Doar sangue é um gesto que pode levar esperança de vida e saúde para quem mais precisa. Principalmente nesse período pandêmico, onde várias pessoas estão necessitando de bolsa de sangue. Faça parte dessa corrente de amor ao próximo!

#Saúde 13/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Secretaria de Saúde realizou um encontro com os ACS do município

Na manhã de ontem (12), a Secretaria de Saúde realizou um encontro com os ACS do município no Polo de Convivência, onde ocorreu uma palestra com a finalidade de atualizar as informações sobre a nova fase da vacinação contra a Covid-19. Deram a palavra no encontro o Médico Veterinário Welton Brasil, a Coordenadora de Atenção Básica Christielle Braga o Secretário de Saúde Edicarlos Jr.

Os agentes receberam coletes e equipamentos de proteção individual, além de orientação sobre o papel deles no contexto geral da pandemia.

#Saúde 11/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde de Martinópole em parceria com o HEMOCE realizará coleta de sangue no município

Quinta-feira, dia 13 de maio, a Secretaria de Saúde de Martinópole realiza, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) mais uma campanha de doação de sangue no município. As coletas acontecerão, de 08h às 14h, na Escola de Educação Infantil e Fundamental Marina Ximenes Frota, no bairro Alto São Francisco, e serão ordenadas conforme agendamento prévio.

Os interessados em doar sangue podem fazer o agendamento no site do HEMOCE (segue abaixo da notícia o link), ou por meio dos seguintes contatos de telefone:

(88) 3677-4623;

(88) 3677-4627.

Ou mesmo pelo whatsApp de número (88) 3677-1512.

Doar sangue é um gesto que pode levar esperança de vida e saúde para quem mais precisa. Principalmente nesse período pandêmico, onde várias pessoas estão necessitando de bolsa de sangue. A Prefeitura agradece desde já a todos que se juntarem a essa corrente de amor ao próximo. Seja um doador e ajude a salvar vidas!

#Saúde 10/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE UBS Sebastião Dentista conta com atedimento do Optometrista Maurício Freitas

Na manhã de hoje (10), o Prefeito Betão na companhia do Secretário de Saúde Edicarlos Júnior, da Coordenadora de Atenção Primária Christiele Braga e da Coordenadora da Central de Regulação Miriam Gabriela visitaram a UBS Sebastião Dentista para receber o Optometrista Maurício Freitas, no primeiro dia de atendimento em nosso município.

Mais um profissional para completar nossa equipe qualificada de especialistas, proporcionando mais comodidade e acesso a exames no próprio município de forma gratuita. Nosso objetivo será sempre entender a necessidade do munícipe e melhorar ainda mais os serviços prestados na saúde de Martinópole.

#Saúde 07/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde adquire novos equipamentos e reforma Centro de Fisioterapia do município

O Centro de Fisioterapia de Martinópole, localizado no PSF Moura Fé, recebeu novos equipamentos e passou por uma reforma para melhorar o atendimento à população. Além disso, o município agora conta com duas fisioterapeutas, Samara Bezerra e Ana Carla.

A gestão juntos para reconstruir e avançar se orgulha em dizer que, nesse curto período de tempo, já adquiriu os aparelhos que os martinopolenses necessitavam para um melhor tratamento na reabilitação de fisioterapia, como: ultrassom, infravermelho e tens. As salas foram reformadas e agora oferecemos um espaço infantil para estimulação precoce.

O Prefeito Betão visitou o local com o Secretário de Saúde Edicarlos Jr, a Coordenadora de Atenção Básica Christielle e a Coordenadora da Central de Regulação Miriam para ver os novos recursos, testar e saber a opinião dos pacientes e das fisioterapeutas sobre as melhorias.

#Covid 03/05/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde realiza ação conjunta no combate a pandemia na localidade de Boa Vista

Na manhã de hoje (03), o Prefeito, Betão Souza, juntamente com o Secretário de Saúde, Edicarlos Júnior, e a Coordenadora de Atenção Primária, Christiele Braga, visitaram a Boa Vista para acompanhar a realização de uma ação conjunta no combate a pandemia da Covid-19.

A ação incluía realização de testagem em massa na UBS, sanitização de espaços públicos, panfletagem nos comércios e conscientização educativa para os moradores da comunidade.

#Saúde 29/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeito e Secretário visitam UBS em Martinópole para receber médica pediatra

Na manhã de hoje (29), o Prefeito, Betão Souza, juntamente com o Secretário de Saúde, Edicarlos Júnior, visitaram a UBS Sebastião Dentista para receber a médica pediatra, Ana Paula Oliveira, no primeiro dia de atendimento em nosso município.

O prefeito Betão comemorou a contratação, pois a meta da gestão JUNTOS PARA RECONSTRUIR E AVANÇAR é possibilitar um atendimento mais qualificado e cômodo, além de melhorar a saúde prestada para os munícipes.

#Saúde 22/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Hospital e Maternidade Imaculada Conceição recepciona a mais nova mamãe com café da tarde especial

Na manhã de ontem (21), nasceu o quarto martinopolense no Hospital e Maternidade Imaculada Conceição em 2021. A mãezinha Valdenia e o bebê passam bem. Ela recebeu um café da tarde especial da diretora do Hospital Ana Kelly e da assessora Karen.

Uma gestão que sempre preza pelo bem-estar da população em todos os momentos.

Seja bem-vindo ao mundo, William Levy!

#Covid 21/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Martinópole bate mais um recorde na vacinação contra a Covid-19

Na manhã de hoje (21), 293 idosos receberam a segunda dose da vacina, em apenas 4 horas, no drive-thru.

Agradecemos aos nossos profissionais da Saúde que trabalham incansavelmente na luta contra o Coronavírus.

É importante lembrar que o uso de máscaras continua sendo essencial, bem como a higienização das mãos e o uso de álcool em gel. Evite aglomerações. A vacina chegou, mas a pandemia ainda não acabou!

#Covid 20/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Martinópole inicia vacinação contra a Covid-19 nos idosos de 60 a 64 anos
#Covid 20/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde faz convocação para a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Amanhã (21), os idosos que receberam a primeira dose da Coronavac nos dias 25 a 31 de março devem comparecer na Rodoviária de Martinópole, das 8h às 11h, portando a carteirinha de vacinação entregue na primeira aplicação e os documentos de identificação.

Lembrando que, a campanha de vacinação contra a Covid-19 em nosso município está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Ceará.

#Covid 19/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde convoca idosos de 60 a 64 anos para vacinação contra a Covid-19

Amanhã, 20 de abril, ocorrerá a vacinação dos idosos de 60 a 64 anos que fazem parte do PSF Moura Fé, PSF Zé do Rancho, PSF Guarany e UBS Sebastião Dentista.

Os Agentes de Saúde agendaram os idosos para receberem a 1ª dose, das 08h às 11h. As vacinas serão aplicadas na área externa dos postos.

#Saúde 13/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra a gripe

Em Martinópole, a campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta terça-feira (13). A ação será dividida por etapas e grupos prioritários.

FASE 1

Primeiro grupo, a partir do dia 13 de abril até 11 de maio, com:

? Gestantes;

? Puérperas (até 45 dias após o parto);

? Profissionais da Saúde;

Segundo grupo, a partir do dia 19 de abril até 11 de maio, com:

? Crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos;

FASE 2

Primeiro grupo, a partir do dia 11 de maio até 08 de junho com a vacinação dos idosos seguindo ordem decrescente:

? Idosos de 90 anos ou mais (no domicílio);

? Idosos de 80 a 89 anos (no domicílio);

? Demais idosos até os 60 anos;

Segundo grupo, a partir do dia 18 de maio até 8 de junho, com:

? Professores;

FASE 3

A partir do dia 09 de junho até 09 de julho, com:

? Pessoas com comorbidades;

? Pessoas com deficiência permanente;

? Caminhoneiros;

? Trabalhadores do transporte coletivo;

? Forças de segurança e salvamento;

? Forças armadas;

? Funcionários do sistema de privação de liberdade;

É fundamental que a vacinação contra a gripe seja feita. Com a população imunizada, reduziremos o número de casos de internação e óbitos pelas complicações da influenza

Lembrando que deve ser respeitado o intervalo de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas contra a gripe e contra a Covid-19. Reforçamos que as medidas de proteção, como uso correto da máscara e o respeito ao distanciamento social, devem ser mantidos na ida ao Posto de Saúde.

#Covid 10/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE A Prefeitura de Martinópole é a primeira da região a vacinar todo o efetivo da Polícia Militar

Na manhã de hoje (10), Martinópole vacinou todos os profissionais da segurança efetivos no município, após receber ontem as doses da Coronavac destinada ao novo público prioritário.

Conforme a Nota Técnica (nº 297/2021), o Ministério da Saúde estabeleceu como grupos prioritários de vacinação contra covid-19, em função da exposição, os trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

#Covid 09/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde de Martinópole recebe mais 240 doses da vacina contra a Covid-19

Martinópole recebeu na manhã de hoje (09), mais 240 doses para dar continuidade a vacinação contra a Covid-19, onde:
• 70 são destinadas para primeira dose dos idosos;
• 10 para primeira dose dos policiais;
• 160 para segunda dose dos idosos que receberam a vacina Oxford/AstraZeneca.

O plano de vacinação ocorre seguindo as prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Importante lembrar: a vacina chegou, mas a pandemia não acabou! Mantenha os cuidados necessários contra o Coronavírus. Use máscara, lave as mãos frequentemente e evite aglomerações.

#Saúde 08/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde de Martinópole amplia serviços de atendimento médico

A Prefeitura de Martinópole juntamente com a Secretaria de Saúde tem avançado no serviço de atendimento básico, ampliando as áreas de atuação médica. Contando, assim, com mais quatro novos especialistas para melhor atender, continuar construindo e avançando.

A população Martinopolense atualmente tem a sua disposição consultas com os seguintes profissionais:

Urologista;

Ortopedista;

Cirurgião Geral;

Ginecologista.

Para fazer o agendamento, entre em contato com o número:

(88) 98856-1140

O atendimento poderá ser realizado por ligação ou whatsapp

#Covid 06/04/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde recebe 500 doses para dar continuidade a vacinação contra a Covid-19

Martinópole recebeu mais 500 doses para dar continuidade a vacinação contra a Covid-19, onde 30 doses são destinadas para primeira dose de idosos na faixa etária de 65 a 69 anos e 470 para segunda dose dos vacinados.
O plano de vacinação ocorre seguindo as prioridades determinadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Os idosos estão sendo vacinados em domicílio por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Importante lembrar: a vacina chegou, mas a pandemia não acabou! Mantenha os cuidados necessários contra o Coronavírus. Use máscara, lave as mãos frequentemente e evite aglomerações.

#Covid 25/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeitura de Martinópole implanta Centro de Atedimento para a Covid-19

Martinópole possui hoje um ambiente adequado para atendimento de pessoas com síndrome gripal e Covid-19.

Situado no local que antes funcionava o Hotel Municipal, o Centro de Atendimento conta com:

• Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem;

• 3 leitos de internamento;

• 3 tipos de testes para diagnóstico da Covid-19;

• Central de monitoramento;

• Funcionamento 24h e finais de semana.

Nossa luta contra o Coronavírus continua. Diariamente trabalhamos incansavelmente para oferecer Saúde de qualidade para os martinopolenses e não descansaremos até imunizar toda a população.

#Covid 05/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Prefeito e o Secretário de Saúde visitam prédio na intenção de implantar atendimento à Covid-19

Na manhã de hoje (05), o Prefeito Betão e o Secretário de Saúde Filipão visitaram o Hotel Municipal na intenção de implantar o Centro de Atendimento da Covid-19 no município. Um novo ambiente com maior capacidade para receber a população martinopolense.

JUNTOS PARA RECONSTRUIR E AVANÇAR.

#Covid 02/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde intensifica camapanha de combate a Covid-19

As ações contra a pandemia do Coronavírus continuam a todo vapor no município. Na manhã de hoje (02), a equipe da Vigilância Sanitária esteve no bairro Ascomar para conscientizar os comerciantes sobre a importância do uso da máscara e as devidas medidas de prevenção contra a proliferação do vírus. Além da orientação verbal, ocorreu a distribuição de panfletos e colagem de cartazes.

Juntos somos mais fortes e, com cada um fazendo sua parte, venceremos essa luta! Use máscara, lave as mãos frequentemente e evite aglomerações.

#Covid 01/03/2021 SECRETARIA DE SAUDE Blitz educativa alerta para importância da conscientização no combate ao coronavírus.

A Prefeitura de Martinópole, através da Secretaria de Saúde, vem tomando uma série de medidas para a redução dos casos de coronavírus na cidade. Além de instituir o decreto, a gestão tem realizado testagem em larga escala e iniciou, nesse final de semana, uma campanha educativa, contando com o apoio da Polícia Militar. Além da orientação verbal, a equipe da Vigilância Sanitária está distribuindo panfletos sobre a importância do uso da máscara e informando as devidas medidas de prevenção. A ação será assídua em toda a cidade, alertando os munícipes sobre a conscientização nesse período pandêmico.

A gestão também irá lançar um novo decreto para disciplinar a atuação de alguns segmentos e setores da administração pública, tomando como base o Decreto Estadual, para o combate ao coronavírus e irá fiscalizar se os estabelecimentos estão seguindo as normas previstas para o funcionamento seguro dos locais.

#Covid 26/02/2021 SECRETARIA DE SAUDE Secretaria de Saúde segue recomendações da OMS e realiza teste em massa

Registros da testagem em massa na manhã de hoje (26), no Galpão do Mercado Público, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A ação teve como objetivo identificar precocemente pessoas assintomáticas, além de servir como parâmetro primordial para a tomada de medidas.

Uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do coronavírus. Para a entidade, a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.

#Saúde 09/02/2021 SECRETARIA DE SAUDE Mês de Combate a Leucemia

O mês de fevereiro foi escolhido para conscientizar a população sobre a Leucemia e a importância de se tornar um doador de medula óssea. A Campanha Fevereiro Laranja também busca informar sobre o diagnóstico precoce da doença.

A Leucemia é um tipo de câncer que ocasiona um crescimento acelerado nas células do sangue, levando a um desequilíbrio no organismo. O tratamento mais indicado para combater a doença é a medicação quimioterápica até o transplante de medula óssea.

Seja um doador e salve vidas!

#Covid 05/02/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde realiza testagem para Covid-19 em servidores municipais

A testagem para a Covid-19 foi uma medida de prevenção e monitoramento da saúde dos servidores, além de permitir uma maior tranquilidade às pessoas que estão convivendo no ambiente de trabalho. A iniciativa visou avaliar a circulação do vírus nos prédios públicos e detectar pessoas assintomáticas. Foram realizados testes na Prefeitura, Secretaria de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude.

Mais uma ação que reforça nosso compromisso com o cuidado e atenção aos nossos servidores municipais.

#Saúde 31/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE Dia Mundial de Combate à Hanseníase

O último domingo de janeiro, neste ano em (31), é o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, uma doença infecciosa, contagiosa, não hereditária e que tem cura.

O tratamento precoce é a melhor maneira de acabar com a transmissão e é realizado de forma gratuita nos postos de Saúde do município.

#JaneiroRoxo - A Campanha de Combate e Prevenção da Hanseníase oconteceu nas UBS e PSF de Martinópole em forma de palestras e orientações para a população, elaboração de um plano de ação e vigilância para o ano e reunião com agentes comunitários de saúde na busca de casos supeitos.

#Covid 27/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde inicia vacinação contra a Covid-19 no primeiro grupo de idosos

Hoje (27), iniciamos a vacinação do grupo prioritário de idosos, segundo o plano de operacionalização do Ministério da Saúde.

Devido à disponibilidade das doses que recebemos nesse lote (90 doses), estamos priorizando:

Idosos a partir de 90 anos.

Idosos restritos ao leito, a partir de 75 anos.

E não esqueça! A luta contra o Coronavírus continua, mantenha todos os cuidados necessários.

#Covid 26/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde realiza testes de Covid-19 em professores

Hoje, (26), foram realizadas as coletas de swab para exame RT-PCR em todos os profissionais que são vinculados a Escola Estadual Dário Campos Feijó, seguindo a determinação do Governo do Estado. No total, 46 testes foram realizados como forma de precaução contra o Coronavírus

#Covid 19/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE Profissionais da Saúde são os primeiros a receberem vacinação contra a Covid-19

Na manhã de hoje, 19, foram vacinados os primeiros profissionais da saúde do município, no Hospital Imaculada Conceição, que atuam na linha de frente contra a covid-19. A técnica de enfermagem Norma Moura, de 54 anos, é a primeira pessoa a se vacinar contra a Covid-19 em Martinópole.

Devido à disponibilidade das doses que recebemos, apenas 34% correspondente a um dos grupos prioritários, foram priorizados os profissionais que possuem contato direto com os pacientes, como: médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e motoristas. Quando recebermos a segunda cota daremos continuidade aos profissionais do grupo e, em seguida, os idosos acima de 75 anos.

#Covid 18/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE Saúde recebe câmara refrigerada para armazenamento de vacinas contra o covid-19

Secretário Municipal de Saúde, Filipe Felix, juntamente com a Coordenadora de Atenção Primária a Saúde, Christiele Braga, receberam uma câmara refrigerada que será usada prioritariamente para armazenar vacinas contra o covid-19 e, assim, garantir a qualidade das doses distribuídas no município.

A vacinação ocorrerá de acordo com o cronograma do público prioritário, conforme orientações do Ministério da Saúde.

#Saúde 07/01/2021 SECRETARIA DE SAUDE A manuteção dos aparelhos e prédios da Saúde marcam os primeiros passos da gestão Juntos para Reconstruir e Avançar

Na segunda feira, dia 04, iniciamos as reformas que deveriam ser feitas para um melhor funcionamento da Saúde no município.

Como exemplo, temos a inclusão dos portões no Hospital Imaculada Conceição, que não possuiam segurança em ambas as entradas, e o reparo das cadeiras odontológicas que estavam quebradas ou inutilizadas. Em breve, mostraremos muito mais trabalho feito.

www.martinopole.ce.gov.br
Emitido dia 29/03/2024 às 03:23:34