A Secretaria de Saúde de Martinópole dá início à Campanha Novembro Azul. A Campanha é pautada por ações que buscam promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames, estimulando os homens a manterem uma rotina que garanta a saúde e o bem-estar.
O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre a necessidade de cuidados especiais com a saúde do homem, abrangendo problemas como doenças crônicas, hipertensão, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental. Sobretudo, o Novembro Azul pretende chamar a atenção da sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce contra os diversos tipos de câncer que podem acometer o homem, com destaque para o câncer de próstata, que é responsável pela segunda maior causa de câncer em homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo o INCA, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, sendo responsável pela morte de 15.983 homens somente no Brasil em 2020.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para o tratamento e a diminuição das chances de o paciente evoluir a óbito.
É indicado que o homem faça o exame de toque retal e o exame de sangue que avalia a dosagem do PSA (que é o exame do Antígeno Prostático Específico), que diagnostica o câncer de próstata, a partir dos 40 anos de idade. Para homens com histórico de câncer na família, estes exames devem ser feitos a partir dos 35 anos.
Importante: O SUS oferece tanto o tratamento quanto o controle e a prevenção da doença gratuitamente. Agende uma consulta!