O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 26/03/1957
Emancipação Política: 26 DE MARÇO DE 1957
Gentílico: MARTINOPOLENSE
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesoregião: NOROESTE CEARENSE
Microregião: LITORAL DE CAMOCIM E ACARAÚ
Distância para a capital: 304,00

Dados de características geográficas

Área: 298.948,00
População estimada: 10220
Densidade: 34,20
Altitude: 80
Clima: SEMIÁRIDO
Fuso Horário: UTC-3
Chamava-se Angica e pertencia ao município de Granja. Sua formação tem raízes na construção da Ferrovia Sobral-Camocim e consta como seu fundador o padre Vicente Martins, vigário paroquial da jurisdição. Sua elevação à categoria de vila, provém do decreto nº 56, de 4 de dezembro de 1933 e a Município, segundo Lei nº 3.560, de 26 de março de 1957.[6] Segundo dados do IBGE, em outubro de 1917, a população oficializou a mudança do nome Angica para “Martinópolis”, originando-se da junção "Martins" em homenagem ao Padre Vicente Martins da Costa e "Pólis" que em grego quer dizer “Cidade”, logo, Martinópolis significa "Cidade dos Martins".[7]
O município de Martinópole surgiu por volta da metade do século XIX, originando-se uma fazenda com poucos habitantes que se instalaram nas proximidades de uma lagoa chamada Angica.
O ano de 1877 foi assolado por uma seca degradante – muitos migrantes procedentes de Santa Quitéria, Sanatana do Acaraú, Crateus, Riachão (atualmente Uruoca), chegavam a Angica atraídos pela água da lagoa e ali fixaram residência. Os primeiros a chegar pertenciam as famílias Paulino Samapaio, Porfírio Gomes e, em seguida chegaram as famílias Brito, Feijó, Melo e outras.
A palavra Angica originou-se de uma árvore conhecida popularmente com “ANGICO”, pertencente a família das leguminosas monosáceas existente nas margens de uma lagoa que servia de sombra para o gado malhar e também proteger-se da soalheira durante parte do dia.
Em outubro de 1917, a população oficializou a mudança do nome Angica para “Martinópolis” originou-se da junção MARTINS em homenagem ao Pe. Vicente Martinsda Costa, pároco de Granja que muitos serviços prestou ao nosso povoado; e PÓLIS que em grego quer dizer “Cidade”. Martinópolis significa CIDADE DE MARTINS.
Pouco tempo depois constatou-se a existência de uma cidade com o mesmo nome Nno Estado de São Paulo, até as iniciais da Ferrovia eram idênticas - EFS - por extenso Estrada de Ferro Sobral. Muitas foram as trocas de correspondências e documentos entre ascidades, o que resultou na alteração do nome de nossa cidade para “MARTINÓPOLE”.
Fonte
IBGE
O município de Martinópole carrega em seu brasão a carnaúba, o caju e o milho, que são fonte de riqueza para muitos martinopolenses e de extrema relevância para a cultura local. Também contamos ao longo do ano com um calendário repleto de eventos culturais como a festa de Emancipação do Muncípio, as festividades da Paróquia que tem um dos principais eventos na cidade, o festejo de Nossa Senhora da Conceição, nossa Padroeira. Outros relevantes eventos a serem citados são o Chitão de Martinópole e a Festa do Caju.
Distrito criado com a denominação de Angica, por ato provincial de 06-06-1881, subordinado ao município de Granja.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito aparece grafado Angico permanece no município de Granja.
Pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, o distrito de Angico passou a denominar-se Martinópolis.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Martinópolis permanece no município de Granja.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-11-1943, o distrito de Martinópole passou a ser grafado Marinópolis.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já grafado Martinópole permanece no município de Granja.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Martinópole, pela lei estadual nº 3560, de 29-03-1957, desmembrado de Granja. Sede no antigo distrito de Martinópole. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-04-1957.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada 2005.
Fonte
IBGE
Alterações de Grafias
Angica para Angico, em 1911.Martinópolis para Martinópole alterado, pelo decreto estadual nº 1114, de 30-11-1943.
Alteração toponímica distrital
Angico para Martinópolis alterado, pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933.

Logo da Gestão


Brasão


NOTÍCIAS

#Saúde | 15 DE OUTUBRO DE 2021

A Campanha Nacional de Multivacinação começou neste mês de outubro tendo como público-alvo crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias. Em Martinópole a Campanha iniciará no sábado, dia 16, e se estenderá at& [...]

#DataComemorativa | 15 DE OUTUBRO DE 2021

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina Neste dia 15, homenageamos esses profissionais que com empenho e dedicação se entregam às nobres tarefas de ensinar e educar. Todo nosso carinho e agradecimento aos professores e professora [...]

#Saúde | 14 DE OUTUBRO DE 2021

Hoje foi dia de atendimento dos nossos especialistas em terapia ocupacional, Ernestina Cavalcante, e fonoaudiologia, Juan Thalles, no Posto Sebastião Dentista. Para solicitar uma consulta com uma dessas especialidades, peça um encaminhamento no Posto de Saúde do seu bairro. A Sa [...]

#Saúde | 14 DE OUTUBRO DE 2021

Na manhã de hoje (14), a Coordenadora de Atenção Primária, Christiele Braga, esteve como palestrante convidada no Seminário de Articulação Interfederativa para o cuidado às DCNT, que destaca a experiência positiva da Secretaria de Sa&uacu [...]

#Saúde | 14 DE OUTUBRO DE 2021

Martinópole alcança melhor avaliação na Atenção Básica de Saúde, de acordo com dados do Previne Brasil, e fica em 1° lugar na região ADS Camocim. Com a nova avaliação, Martinópole que tinha nota 5,4 em 2020 passo [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito